#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clubes vivem expectativa da estreia no Novo Basquete Brasil

27-01-2009 | 07:00
Por Liga Nacional de Basquete

Campeonato brasileiro organizado pela LNB começa nesta quarta-feira e terá a participação de 15 equipes

São Paulo – O Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional masculino adulto organizado pelos clubes, através da Liga Nacional de Basquete, começa nesta quarta-feira. As 15 equipes que disputarão o torneio se reforçaram e esperam um forte equilíbrio técnico na competição, que promete resgatar a popularidade do esporte em todo o País. A LNB e o NBB têm parceria com a Rede Globo.

“O NBB terá a participação das 15 principais equipes do Brasil. Será um campeonato muito equilibrado, com um nível técnico alto. A competição também trará outras atrações, como um Jogo das Estrelas. Tudo para atrair novamente o público para a modalidade. Um campeonato como este é o primeiro passo para resgatar a popularidade do basquete”, disse Kouros Monadjemi, presidente da LNB, entidade criada pelos clubes e que organizará o NBB.

Segue abaixo a expectativa de cada equipe para a competição:

Amigão/Andorinha/Unimed/Assis

Marco Antônio Aga, técnico

“Nossa equipe sofreu uma reformulação muito grande após o Campeonato Paulista. Renovamos com apenas três jogadores da temporada passada, efetivamos três jogadores do time juvenil e contratamos alguns atletas que se destacaram no último Paulista. Acredito que o campeonato será muito disputado e equilibrado. Vamos trabalhar para tentar chegar aos playoffs, mas sabemos que as dificuldades serão enormes, principalmente por estarmos começando um novo trabalho bem próximo da competição.”

Jorginho, ala

“A expectativa para o NBB é muito positiva. Entramos neste campeonato com uma equipe jovem, porém muito competitiva e com grandes ambições. Estamos representando uma cidade que respira basquete e me sinto honrado em ser um dos jogadores mais experientes e um dos lideres desse time dentro de quadra. Tenho certeza de que iremos honrar a tradição de garra e luta que sempre existiu no basquete de Assis e daremos motivos de orgulho para os nossos torcedores.”

CETAF/Garoto/UVV/PMVV

Luiz Felipe, técnico e presidente

“Há muito tempo não vejo uma expectativa tão grande em relação a um Nacional. Antes do início, já deu para perceber que o nível será altíssimo. Uma competição de ponta que o Brasil vai gostar muito de ver. As equipes estão com elencos fortes. O CETAF apresentará o melhor time que já tivemos. Para este primeiro NBB, nosso objetivo maior é ficar entre os oito melhores, assim como ficamos na temporada passada. É uma meta ousada e extremamente difícil de alcançar, mas será o nosso norte.”

Manuil, pivô

“Uma competição nacional promovida e gerenciada por uma liga de clubes vai ser importante para o crescimento do basquete no País. É um método que vários países adotaram e, na maioria, deu certo. Tenho em meu currículo a disputa de quatro brasileiros e quatro campeonatos espanhóis, mas estou convicto de que o NBB será o Nacional mais difícil do qual já participei. Quem entrar com espírito de “já ganhou” vai ser surpreendido.”

Ciser/Araldite/Univille/Joinville

Alberto Bial, técnico

“Este é o melhor momento do basquete brasileiro no século 21. A possibilidade de nos organizar leva a crer que o basquete brasileiro vai dar um salto de qualidade muito grande. Joinville tem uma expectativa de se manter no cenário do basquete brasileiro dentro das grandes equipes do País. Alcançar essa posição no ano passado foi muito difícil. E a gente sabe que se manter entre as principais equipes é mais difícil ainda. Mas é essa a nossa luta e é dessa maneira que a gente vai entrar na competição.”

Shilton, ala/pivô

“Temos tudo para fazer um grande campeonato. Nosso time ganhou importantes reforços, que trouxeram mais equilíbrio e consistência ao grupo. Estamos trabalhando muito desde o semestre passado e vamos brigar por uma vaga nos playoffs.”

Flamengo/Petrobras

Paulo “Chupeta” Sampaio, técnico

“Espero que seja a redenção do basquete brasileiro. Nos últimos tempos, essa é a primeira vez que todos chegaram a um acordo. Hoje temos a LNB, que reúne os clubes mais fortes do Brasil. Com o apoio e as transmissões
da Rede Globo, a competição terá um retorno grande de mídia, dando oportunidade para as equipes se apresentarem. Dessa forma, voltaremos a disputar competições como o Mundial e a Olimpíada.”

Marcelinho, ala/armador

“A estreia no campeonato será complicada. Não temos muito ritmo de jogo, mas estamos num nível bom. A semana foi um pouco conturbada para o Flamengo, mas estamos trabalhando para pegar uma fase melhor que a que tivemos até agora. A expectativa é de chegar aos playoffs e disputar a final do campeonato.”

GRSA/Itabom Bauru

Jorge Guerra, o Guerrinha, técnico

“Conseguimos uma evolução surpreendente para os que não acreditavam na nova união de todos envolvidos. A forma como o trabalho está sendo desenvolvido marcará uma nova fase do basquete brasileiro. Estamos realizando uma temporada de superação por ser o primeiro ano da nossa equipe, conseguindo jogar de igual para igual com os times considerados de ponta. Por ser uma equipe em formação, joga com energia e disciplina. Isso nos permite sonhar em estar entre as equipes que disputarão os playoffs.”

Alex, ala

“A equipe está muito motivada em fazer um grande NBB 2009. Estamos trabalhando forte para obter grandes resultados. O nosso objetivo é se classificar para os playoffs. A nossa equipe conta com a mescla de jogadores experientes e jovens de grande potencial.”

Lupo/Araraquara

Marco Aurélio Pegolo dos Santos, Chuí, técnico

“É muito importante para a cidade de Araraquara disputar esta primeira edição do NBB. Manter a tradição de Araraquara no basquete nacional é a nossa prioridade.
Nossa equipe é intermediária, com boa estrutura e jogadores em evolução técnica. Alguns deles jogarão um campeonato nacional pela primeira vez. Nosso objetivo é chegar aos playoffs e revelar jogadores para o basquete brasileiro.”

André Bambu, pivô

“Estamos confiantes para o NBB, motivados para superar mais este desafio. Quero jogar tudo o que sei e deixar o Campeonato Paulista no passado. O nosso objetivo é levantar o basquete brasileiro e colocar o Lupo/Araraquara no ranking dos melhores times da competição.”

Paulistano/Amil

João Marcelo Leite, técnico

“Nós tivemos um excelente resultado no Campeonato Paulista. Terminamos em terceiro lugar e queremos o mesmo resultado no NBB. A competição terá a nata do basquete brasileiro e nosso objetivo é chegar à disputa dos playoffs. Temos uma filosofia de jogar com uma equipe jovem, fizemos alterações e agora temos a equipe mais jovem do campeonato. Estamos dando chance aos jogadores mais novos, valorizando o trabalho de base. Para conquistar uma boa posição no NBB, vamos contar com o entusiasmo e a motivação dessa equipe.”

Dedé, ala

“Fazia uns dois ou três anos que não jogava um campeonato nacional, estou bem ansioso para a competição. Acho que será um grande campeonato, até porque os investimentos dos times foram muito bons. Até agora, os resultados do basquete no Brasil foram insatisfatórios, por falta mesmo de uma liga nacional. Mas, com o NBB, o nível técnico deve melhorar bastante. E nós, que jogamos todos os jogos do campeonato paulista, sem descanso, estamos no auge. Só precisamos lapidar mais um pouco, para chegar à final.”

Pitágoras/Minas

Flávio Davis, técnico

“O NBB é uma nova fase do basquete brasileiro e a gente espera que seja um campeonato muito equilibrado, com grande participação do público. É importante pensarmos primeiro no nosso esporte, no produto basquete, que pode ser cada dia melhor, com organização e uma competição forte. Tem de haver a valorização não só das equipes e os clubes, mas de todos os profissionais envolvidos no processo.”

Murilo, pivô

“A expectativa é de uma competição bastante equilibrada, com equipes muito competitivas. As vitórias fora de casa é que vão fazer o diferencial na temporada. Penso que será um evento bonito, já que a organização está sendo muito boa.”

Pinheiros

Cláudio Mortari, técnico

“Depois de uma ótima participação no Campeonato Paulista, a expectativa para o inicio desta nova competição é grande. Vivemos uma esperança muito positiva e temos a
certeza de que daremos o pontapé inicial de uma nova fase, que servirá de motivação e união para todos aqueles que vivem e amam esta modalidade.”

Josuel, pivô

“Com toda essa expectativa que está sendo depositada no NBB, teremos uma motivação ainda maior para jogar bem. Começar a competição como uma das equipes fortes é um fator bastante positivo, que nos dá muita confiança. A estrutura do Pinheiros nos oferece bastante suporte e apoio. Desta forma, podemos ter expectativas bem altas para o NBB.”

Saldanha da Gama

Ênio Vecchi, técnico

“Participar da elite do basquete brasileiro é de suma importância. É a oportunidade de mostrarmos a qualidade física e técnica de nossos jogadores. Queremos ser o cartão de visitas de Vitória. Na estreia contra Franca, buscaremos fazer um jogo bem igual. Temos de fazer uma leitura da equipe adversária desde o início.”

Casé, ala/pivô

“Contaremos com a nossa torcida e a palavra derrota não entra no grupo. Vamos jogar de igual para igual contra qualquer equipe. Na Copa Bristol, realizada em Vitória,
vencemos o Universo/BRB/Financeira Brasília, antes mesmo da chegada dos reforços. Então, acreditamos que podemos surpreender.”

São José/Unimed/Vinac

Regis Marrelli, técnico

“O retorno ao campeonato nacional de basquete após 20 anos é um grande marco para São José, não somente por estar na elite de times do País, mas principalmente por ser um novo campeonato, administrado pelos clubes. É um grande momento não só para cidade, mas também para o nosso basquete. Esperamos representar São José dos Campos da melhor maneira possível, tentando realizar grandes jogos ao lado de nossa torcida, e assim obter a classificação para os playoffs.”

João Victor, ala/pivô

“Espero que essa nova organização possa ajudar o basquete a voltar ao lugar que merece. Participar de uma liga mais organizada e mais competitiva, melhorando consequentemente o nível da nossa seleção, é muito importante para nós jogadores. O campeonato também é uma oportunidade da retomada da tradição do basquete em São José dos Campos, despertando o interesse de novas empresas em apoiar a continuidade do esporte na cidade.”

Univates/Bira

Adriano Geraldes, técnico

“Esta competição será muito diferente da realizada nos dois últimos dois anos, até pela presença dos clubes paulistas. Mas com a estrutura que temos aqui, com o apoio da comunidade e o empenho de todos, temos tudo para sermos um dos grandes representantes do basquete no País.”

Audrei,

“Minha expectativa é de fazer um campeonato tão bom ou melhor que no ano passado. Com entrada das equipes de São Paulo, o torneio ficou nivelado por cima e o NBB terá uma qualidade de jogos ainda melhor.”

Universo/BRB/Financeira Brasília

Lula Ferreira, técnico

“O campeonato está resgatando os principais times brasileiros, então podemos esperar um grande equilíbrio. E isso forçará as equipes a terem uma regularidade maior. Será uma grande guerra. Mais para frente, os jogos decisivos para ficar entre os quatro primeiros serão muito duros. Vamos ter de suar sangue para conseguir chegar à final.”

Alex, ala

“Tenho as melhores expectativas para esse campeonato, que deve ser bem forte. Nós estamos com bons jogadores em todas as posições, tudo o que temos que fazer é impor nosso ritmo de jogo. A nossa estratégia é não perder em casa, para chegar aos playoffs.”

Vivo/Franca

Hélio Rubens Garcia, técnico

“Minha expectativa é de que a criação da LNB, com autonomia e independência para administrar seus campeonatos, será um marco inicial para um futuro promissor para o nosso basquete. Com união e compromisso assumido por todos, haveremos de colocar o basquete brasileiro no lugar que merece e onde sempre esteve a nível nacional e internacional.”

Helinho, armador

“Acho que será uma nova fase para o basquete brasileiro, com maior organização, divulgação e acima de tudo com o fortalecimento dos clubes que formam os jogadores. Com isso, haverá uma massificação do esporte, aumentando a qualidade dos jogadores e o nível do campeonato.”

Winner/Limeira

Luiz Augusto Zanon, técnico

“Será um campeonato organizado e equilibrado. Acho que todos os times vão querer ver as diferenças entre esta e as outras competições. O NBB trará a elite das equipes brasileiras, como Minas, Flamengo, Brasília e Joinville. Nós jogamos o Campeonato Paulista e a equipe ainda está em clima de comemoração pelo título, desfocada. Temos que começar a treinar e focar no NBB, que será ainda mais difícil pela força dos times dos outros estados e a rivalidade entre os times paulistas. Nossa intenção é brigar para ficar entre os oito primeiros colocados e tentar surpreender nos playoffs.”

Renato, ala

“Acabamos de ser campeões paulistas, estamos cansados. Vamos jogar contra Joinville praticamente sem treino. Vamos nos apresentar no dia do jogo. O NBB vai ser mais desgastante, tanto pela quantidade de viagens quanto pelos times, mais tradicionais, mais fortes. Mas temos um time bem forte, bons jogadores, um elenco numeroso. Somos um dos candidatos ao título.”

LOCAL DA COMUNICAÇÃO – Heleni Felippe (MTB 13.507), Daniel Neves e Juliana Leite; e-mails: heleni@localcom.com.br, daniel@localcom.com.br; juliana@localcom.com.br; T.: (11) 3263-0683 e (11) 84579704