#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Colhendofrutos

13-05-2021 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Ao todo, 27 dos 48 atletas que disputam as semifinais do NBB 20/21 disputaram a LDB; Paulistano lidera a lista, com 11 jogadores

Georginho (25 anos) e Léo Demétrio (27 anos) possuem diversas temporadas de LDB na carreira (João Pires/LNB)

Criada em 2011 com objetivo de colaborar com o desenvolvimento de jovens atletas na transição da base para o adulto, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vem marcando forte presença nas semifinais do NBB 2020/2021.

Ao todo, dos 48 atletas que disputam as semis, 27 já jogaram a maior competição de base do país (56,2%), que já teve nove temporadas realizadas. Esse número envolve atletas presentes, inclusive, na primeira edição do campeonato em 2011, como Jimmy e Cauê Borges (Paulistano), Léo Demétrio (Flamengo), Davi Rossetto e Ronald (Minas), e Lucas Mariano (São Paulo FC).

Considerada a maior competição de base do país, a LDB é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (LDB), que há anos é uma das instituições que mais agregam para o basquete brasileiro.

Na atual temporada do NBB, o CBC ainda assinou a premiação mensal do “Quinteto CBC”, que consiste em uma Seleção de atletas com idade para disputar a próxima LDB (nascidos a partir de 1999). A cada mês, os cinco principais atletas da categoria eram elegidos e ganhavam destaque nas mídias sociais do NBB.

+ “Um case de sucesso”: membros do CBC elogiam práticas do NBB no cenário esportivo

Campeão da LDB 2017, o Paulistano é conhecido por ter um dos melhores trabalhos de base da história do basquete brasileiro. Essa filosofia tem reflexo direto na equipe adulta, que nessas semifinais de NBB possui 11 atletas com passagem pela LDB no grupo que viajou ao Rio de Janeiro. Na verdade, somente o gringo Erik Thomas não faz parte da lista. De resto, todos marcaram presença na liga de desenvolvimento em algum momento da carreira.

Até mesmo o experiente elenco do Flamengo tem um núcleo de LDB, com cinco atletas – destaque para Yago Mateus (21 anos) e Léo Demétrio (26 anos), dois atletas de total relevância no elenco. Completam a lista os garotos Rafael Rachel, Ruan e Maciel.

+ Curiosidades das semis: veja fatos históricos sobre as semifinais do NBB

Já o Minas, vice-líder da fase de classificação, tem atletas especiais vindos da LDB: Davi Rossetto (campeão e MVP da LDB 2014 pelo Basquete Cearense), Ronald (MVP da LDB 2012) e Gui Santos (uma das maiores joias do basquete brasileiro atual). Felipe Queirós, Tiago Dias e Augusto Alcassa também compõe a alma jovem minastenista nessa semifinal.

O São Paulo FC, por sua vez, é o outro time bastante experiente, mas com a raiz da LDB. “Somente” Georginho (25 anos) e Lucas Mariano (28 anos), dois dos principais jogadores do elenco. Completam a lista o ala Isaac (30 anos) e os garotos Danilo e Igor (21 anos).

Esses são os 27 atletas presentes nas semifinais do NBB que passaram pela LDB (Arte/LNB)

As duas séries semifinais do NBB 2020/2021 estão com placar parcial de 2 a 0. Os Jogos 3 de ambas serão no sábado (15/05): Flamengo x Paulistano às 15h15, ao vivo na ESPN e DAZN, e São Paulo x Minas às 18 horas, ao vivo na TV Cultura, ESPN, DAZN e Twitch.

+ Onde assistir aos jogos do NBB 2020/2021 ao vivo

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.

Os atletas de LDB nas semifinais do NBB 20/21:

Flamengo: 5 atletas (Yago, Léo Demétrio, Rachel, Ruan e Maciel)

Minas: 6 atletas (Davi Rossetto, Ronald, Gui Santos, Queirós, Tiago Dias e Augusto)

São Paulo: 5 atletas (Georginho, Lucas Mariano, Isaac, Danilo e Igor)

Paulistano: 11 atletas (Jimmy, Cauê Borges, Maique, Du Sommer, Deryk, Felipe Ruivo, Victão, Jonatan, Lucas Dória, Anderson e Beto)