#JOGAJUNTO

Mais basquete

Com moral

09-02-2013 | 04:46
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília bate o Flamengo pela Liga das Américas e impõe a primeira derrota dos rubro-negros em 2013

O Brasília estreou com o pé direito na Liga das Américas 2013 e bateu seu rival Flamengo (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Não, o Flamengo não está mais invicto em 2013. O Uniceub/BRB/Brasília conquistou, na noite desta sexta-feira, uma importante vitória na Liga das Américas 2013, contra o time da Gávea, por 91 a 79, em Barquisimeto, Venezuela. Com o resultado, os rubro-negros conheceram sua primeira derrota deste ano.

O destaque da partida foi Arthur, com 22 pontos, seguido de Nezinho, com 19, e Guilherme Giovannoni, com 17 pontos e 10 rebotes, um duplo-duplo. Pelo lado do Flamengo, Caio Torres anotou 19 pontos e foi o maior pontuador rubro-negro.

“O jogo foi muito difícil, assim como esperávamos. Mas tivemos controle do jogo do início ao fim e conseguimos garantir essa importante vitória”, comentou Arthur.

O Brasília teve um início de partida arrasador. Com a defesa impedindo os ataques do rubro-negro carioca e o ataque candango fluindo bem, o time do Distrito Federal não demorou a abrir dez pontos de vantagem (10 a 0). O Flamengo até ensaiou uma reação, mas o time do tricampeões continuaram focado no jogo e terminou os primeiros dez minutos de jogo à frente no marcador pelo placar de 27 a 19.

No segundo quarto, os candangos seguiram ditando o ritmo de jogo. Com a transição funcionando como de costume, o time da capital federal comandou a partida e, apesar da tentativa de reação do Flamengo, que chegou a cortar a diferença para apenas três pontos, o time candango terminou o primeiro tempo ainda à frente, vencendo o jogo por 48 a 42.

Na volta do intervalo, o Brasília ampliou seu domínio em quadra. Complicando o Flamengo na defesa e rodando bem a bola no ataque, escolhendo os melhores arremessos, os comandados de José Carlos Vidal não tiveram dificuldades para abrir vantagem no placar e terminar o terceiro quarto de partida vencendo por 70 a 56.

Uma queda de energia no Ginásio Domo Bolivariano atrasou o início do quarto período de jogo. Alheio a tudo isso, o Brasília continuou a mandar no jogo no reinício da partida. Com a defesa trabalhando firmemente, o time candango controlou o placar até o final, vencendo o jogo pelo placar de 91 a 79.

“Hoje nosso time foi bem consciente do que tinha que ser feito, além disso, não perdemos a cabeça nos momentos cruciais da partida”, contou Guilherme Giovannoni.

O Brasília volta a jogar neste sábado (09/02) contra os donos da casa: o Estrellas Occidentales. A partida ocorre no Ginásio Domo Bolivariano, na cidade venezuelana de Barquisimeto e tem o início previsto para às 19h15, horário de Brasília.