#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Completo

04-05-2012 | 05:59
Por Liga Nacional de Basquete

Com cinco acertos em cinco tentativas, Murilo quebra recorde pessoal em arremessos de 3 pontos e se torna ameaça de todos os pontos da quadra

Brilhante. Assim podemos definir a partida do pivô Murilo, no terceiro jogo da série contra o Vivo/Franca disputado no último dia 3. Com cem por cento em arremessos de bolas de 3 pontos – cinco acerto em cinco tentativas – o atleta também foi o cestinha da partida com 29 pontos. Para se ter noção da façanha de Murilo, na em toda a temporada, ele havia acertado 21 bolas de 3, e apenas no jogo de ontem camisa 21 arrematou mais cinco.

Destaque 1 - Murilo

Por duas vezes nesta temporada, o pivô havia acertado três bolas de longa distância, contra Joinville (3/4 – 75%) e contra Brasília (3/5 – 60%), ambas no segundo turno do NBB. Segundo o jogador, seu recorde na carreira era de quatro bolas de 3 pontos em uma mesma partida.

Com 2,11m de altura, o pivôzão pode causar desconfiança quando deixa a zona pintada e se arrisca no perímetro, mas a mão calibrada mesmo a distância mais longas é uma arma que ele vem adicionando a seu arsenal para aproveitar todos os espaços em quadra.

“Acho que a chave para um bom aproveitamento é a confiança, eu não sou um chutador, mas na última partida eu recebi as bolas e tive espaço, quando a primeira bola caiu, eu já fiquei mais tranquilo e seguro e isso ajuda bastante o atleta”, disse Murilo.

Desde sua primeira temporada no NBB, a média de aproveitamento de 3 pontos de Murilo vêm aumentando. Na temporada 2008/2009, o aproveitamento foi de 27,3%, em 2009/2010, o jogador alcançou 30,8%, em 2010/2011, o número subiu para 41,7% e nesta temporada está com 45% de acertos em bolas de 3 pontos. Qual será o segredo deste pivô que não para de melhorar a cada temporada em um fundamento onde os atletas de sua posição não costumam se destacar?

O atleta contou que treina lances livres, arremessos de 2 e de 3 para se tornar um pivô versátil e difícil de ser marcado. Mesmo sendo um jogador de mais contato e que gosta de jogar perto da cesta, ele tem facilidade para arremessar.

E será que o bom desempenho de Murilo já poderia credenciá-lo a tentar a sorte no próximo Torneio de 3 Pontos no Jogo das Estrelas?

“Melhor não (risos). Quem participa desse jogo precisa ter um arremesso muito rápido e o meu é um pouco lento, acho que não conseguiria nem arremessar todas as bolas a tempo, não é muito a minha praia”, respondeu com bom humor.

Nas semifinais do NBB, a equipe do São José já está classificada para a as semifinais e aguarda a definição das demais séries das quartas de final para conhecer seu adversário.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.