HOJE
Confronto caseiro
Por Liga Nacional de Basquete
Para preparar o time do NBB e o grupo da base que disputará a LDB, Minas inscreve equipes adulta e sub-22 no Campeonato Mineiro

O torcedor e o mascote do Minas terá dois times para vibrar no Campeonato Mineiro (Orlando Bento/Divulgação)
O Campeonato Mineiro de Basquete começa nesta segunda-feira (17/09) com uma situação bastante interessante, incomum em competições esportivas. Cinco equipes vão participar: o Icatu/Minas, o Unitri/Universo, o Ginástico, o Mackenzie e o Minas sub-22. Isso mesmo, o tradicional clube mineiro terá dois times no Estadual, que vão se enfrentar já na abertura, na Arena Vivo, a partir das 18h00.
A medida é permitida pela Federação Mineira de Basketball, já que serão duas equipes com atletas e comissões técnicas diferentes. O sub-22, que se prepara para disputar a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), será comandado por Cristiano Carvalho, auxiliar-técnico de Raul Togni, o treinador do time do Minas que vai disputar a temporada 2012/2013 do NBB.
O ala/pivô Leonardo Demétrio, o ala Bruno Irigoyen, o armador Henrique e os alas/armadores Robson e Danilo são jogadores que fazem parte do sub-22, mas que vão disputar o Estadual pelo adulto. A equipe que se prepara para o LDB também terá atletas juvenis completando o elenco.
Para explicar a decisão de inscrever a equipe sub-22 no Mineiro, Togni fez uma comparação entre jogadores de basquete e pilotos de avião. “Quanto mais horas de voo, melhor para o piloto, fica mais experiente. A gente achou que o Campeonato Mineiro seria uma boa oportunidade para que esses meninos pudessem vivenciar momentos de jogo e se prepararem para o LDB e para a equipe adulta do Minas. O trabalho deles é importantíssimo para nós, eles completam o elenco em muitos treinos”, disse.
Há um objetivo para o grupo do sub-22, que é terminar a primeira fase entre os quatro primeiros e chegar às semifinais do campeonato, mas o foco da comissão técnica do Minas é mais abrangente. “O importante é fazer um bom trabalho, que assim os resultados virão, tanto no sub-22 como também no adulto”, comentou.

Cristiano Carvalho, auxiliar-técnico de Raul Togni no adulto, será o comandante do Minas sub-22 (Célio Messias/LNB)
Apesar de dividirem o mesmo clube, os dois times estão se preparando de forma separada, obviamente. Raul brincou com a situação de enfrentar seu auxiliar-técnico em pelo menos dois jogos do Mineiro. “Eu não acompanho todos os treinos do sub-22, mas o Cristiano está em todos os treinos do adulto comigo, então ele leva uma certa vantagem (risos). É lógico que ele vai tentar dar o seu melhor para o time dele vencer”, afirmou.
E é exatamente esse ponto que Raul ressalta, de que as duas equipes vão entrar para vencer, não importando o fato de que todos fazem parte de um mesmo clube. O treinador admitiu o favoritismo e, até certo ponto, a obrigação da vitória para o time adulto, mas que nada será conquistado de véspera.
“Quando a bola levantar, todos vão dar o seu máximo para vencer, assim como fazem nos treinos do dia-a-dia. Se a gente não se cuidar e deixar, eles vão nos superar, o currículo não importa muito nessa hora”, concluiu.
O Uberlândia, outra equipe mineira do NBB, vai estrear no Estadual apenas no dia 28 de setembro, contra o time principal do Minas, fora de casa.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca