#JOGAJUNTO

NBB

MelhorDefensor

14-05-2021 | 05:44
Por Liga Nacional de Basquete

Alex defende prêmio conquistado na última temporada; concorrência será de Bennett e Rafael Mineiro

Os candidatos ao troféu de Defensor do Ano do NBB 2020/2021, oferecido pela Plastubos, estão definidos. São eles: Alex Garcia (Bauru Basket), Corderro Bennett (São Paulo FC) e Rafael Mineiro (Flamengo). Os vencedores desta e das outras categorias serão anunciados na Festa dos Melhores do Ano do NBB 2020/2021, que acontecerá de forma online na segunda semana de Junho.

Presente na Festa dos Melhores do Ano (oferecida pela Budweiser) desde a primeira temporada da competição (2008/2009), o prêmio de Melhor Defensor do Ano já foi entregue 12 vezes, tendo Alex Garcia (9x) e Jimmy (3x) como os únicos vencedores do troféu.

Alex, Bennett e Mineiro concorrem ao prêmio de Defensor do Ano no NBB 20/21 (Arte/LNB)

O prêmio de Melhor Defensor do Ano faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano, Jogador com Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).

A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá na segunda semana de junho de forma online– data e horário ainda serão definidos.

Patrocinadora do NBB há duas temporadas, a Plastubos também oferecerá os prêmios do Quinteto de Defesa, Equipe de Melhor Defesa, Reboteiro e Líder em Tocos. Além disso, nesta temporada, a marca assinou todos os “Top 10 Tocos” mensais, exibido nas mídias sociais do NBB, e ofereceu um mini-documentário sobre a vida e carreira de Alex Garcia.

Na última edição do NBB, o Quinteto de Defesa do campeonato teve Alex Garcia (eleito Defensor do Ano), Jimmy, Danilo Fuzaro, Rafael Mineiro e Henrique Coelho; o Líder em Tocos foi o pivô João Vitor, da Unifacisa; e o Flamengo como a Equipe Com Melhor Defesa.

Os indicados:

Alex Garcia (Bauru Basket):

Alex Garcia está mais uma vez entre os indicados aos prêmios de Defensor do Ano. (Divulgação/LNB)

Alex Garcia já faturou o prêmio de Defensor do Ano nove vezes (Divulgação/LNB)

Aos 41 anos de idade, Alex Garcia está mais uma vez entre os indicados aos prêmios de Defensor do Ano. Em sua carreira no NBB, o Brabo já faturou o prêmio nove vezes em 12 possíveis. De volta ao Bauru, onde conquistou um título do NBB, o ala está na disputa após uma temporada em que registrou médias de 14,9 pontos, 4,3 rebotes, 3,8 assistências e 15,4 de eficiência.

Ranking geral de estatísticas do NBB 2020/2021

Corderro Bennett (São Paulo FC):

Bennett é uma das peças chave da defesa do São Paulo FC (Divulgação/LNB)

Mais uma vez indicado, Bennett é daqueles defensores implacáveis no perímetro. O norte-americano é uma das peças chave da defesa do São Paulo FC, que aparece com a quarta melhor defesas do NBB (77,0 pontos sofridos por jogo). Na atual temporada, o camisa 3 do  Tricolor possui médias de 11,2 pontos, 3,2 assistências e 1,2 roubos de bola (13,9 de eficiência).

Rafael Mineiro (CR Flamengo):

Mineiro ajudou o Flamengo alcançar a marca de melhor defesa do campeonato (Divulgação/LNB)

Rafael Mineiro é outro que aparece como um dos três candidatos ao prêmio de Defensor do Ano Plastubos do NBB 2020/2021, isso graças à ótima temporada no Flamengo. Jogador importantíssimo na rotação do técnico Gustavo de Conti, Mineiro apresentou números sólidos: de 8,4 pontos, 4,7 rebotes e 10,7 de eficiência por jogo, além de contribuir ativamente para que o Flamengo alcançasse a marca de melhor defesa do campeonato – média de 71,9 pontos sofridos por confronto.

Também foram votados para Defensor do Ano no NBB 2020/2021

Além dos três finalistas, também receberam votos: Jimmy (Paulistano), Danilo Fuzaro (Sesi Franca), Jhonatan Luz (Flamengo), Anderson Barbosa (Paulistano), Nesbitt (Minas TC), Maique (Paulistano), Dontrell Brite (Fortaleza BC), Luciano Parodi (Minas TC), Gui Deodato (Bauru Basket), Felipe Vezaro (Unifacisa), Alexey Borges (Bauru Basket), Georginho (São Paulo FC), Thiago Mathias (Fortaleza BC), Alex Oliveira (Fortaleza BC), Guilherme Lessa (Mogi das Cruzes), Olivinha (Flamengo), Paranhos (Unifacisa), Rafael Hettsheimeir (Flamengo), Pedro Mendonça (Caxias do Sul), Luke Martinez (Flamengo). 

Confira todos vencedores do prêmio de Defensor do Ano do NBB na história:

2019/2020 – Alex Garcia (Minas Tênis Clube)

2018/2019 – Jimmy (Franca) 

2017/2018 – Jimmy (Mogi das Cruzes) 

2016/2017 – Jimmy (Mogi das Cruzes) 

2015/2016 – Alex Garcia (Bauru) 

2014/2015 – Alex Garcia (Bauru) 

2013/2014 – Alex Garcia (Brasília) 

2012/2013 – Alex Garcia (Brasília) 

2011/2012 – Alex Garcia (Brasília) 

2010/2011 – Alex Garcia (Brasília) 

2009/2010 – Alex Garcia (Brasília) 

2008/2009 – Alex Garcia (Brasília) 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.