#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Conhecimento de NBA

06-09-2018 | 01:00
Por Liga Nacional de Basquete

Clínica de Arbitragem que antecede NBB CAIXA 2018/2019 começa com palestra de ex-árbitro da NBA: "somos universais"

Clínica de Arbitragem da LNB começou com palestra de George Tolliver, instrutor de arbitragem da NBA (Divulgação/LNB)

A Clínica de Arbitragem da Liga Nacional de Basquete (LNB) que antecede a temporada 2018/2019 do NBB CAIXA começou em grande estilo. Na última quarta-feira (05/09), em São Paulo (SP), os árbitros que atuarão na próxima edição do maior campeonato do país assistiram a palestras com um ex-árbitro da NBA, George Tolliver.

Tolliver, que foi árbitro da NBA durante 14 anos, atualmente é instrutor de arbitragem da liga e palestrou acompanhado de Mattew Futterman, assistente de operações. Em sua palestra, ele abordou temas como profissionalismo, trabalho em equipe e mecânicas, além de conceitos, mentalidades e práticas essenciais para um árbitro de basquete.

“A internacionalização do basquete chegou a um ponto que somos universais e devemos ter melhores árbitros em quadra, não importa o país que você esteja. A expansão do programa em que estamos envolvidos tem como meta trazer conceitos, tópicos e mentalidades profissionais para esses árbitros irem à quadra e fazerem o melhor trabalho possível”, disse George Tolliver, que já realizou esse tipo de intercâmbio em diversos países do mundo.

Tolliver foi árbitro da NBA por 14 anos e compartilhou diversas experiências com os oficiais do NBB CAIXA (Divulgação/LNB)

Durante as palestras, todos os árbitros tiraram dúvidas, participaram de dinâmicas e demonstrações de situações de jogo e também compartilharam experiências com George Tolliver, desde os mais jovens até os mais experientes, como Cristiano Maranho.

“O que a LNB está fazendo é algo inovador. Para nós árbitros essa troca de experiências é muito importante. É muito legal tirar dúvidas, aprender sobre a mentalidade e conceitos da NBA. Isso é experiência, e experiência é algo fundamental para um árbitro. Além disso, te prepara para possíveis oportunidades de nível internacional. Isso é uma coisa de outro mundo, tanto para os mais jovens quanto para mim, por exemplo, que nunca tive oportunidade de trocar experiências com pessoas específicas da arbitragem da NBA. Sem dúvidas é uma experiência muito enriquecedora para todos”, comentou Cristiano Maranho.

Um dos estreantes no quadro de árbitros do NBB CAIXA, Fernando Leite, do Estado de São Paulo, vai para sua primeira temporada na elite do basquete brasileiro, assim como outros três oficiais. Para ele, a oportunidade foi bastante válida.

“Essas palestras certamente me acrescentaram muito. Para ser um árbitro é necessário muito estudo e conhecimento e esse tipo de oportunidade é totalmente válido. Estou começando agora a acessar esse tipo de informação pela LNB e espero que tenham ainda mais palestras como essa para seguirmos nossa busca pela excelência”, disse o árbitro Fernando Leite.

Palestra é fruto da parceria LNB-NBA

A vinda de George Tolliver e Mattew Futterman à Clínica de Arbitragem do NBB CAIXA é mais um fruto da parceria entre LNB e NBA, firmada em dezembro de 2014. Essa, inclusive, é a primeira vez que profissionais da arbitragem da liga norte-americana vêm ao Brasil para compartilhar conhecimento com os oficiais daqui.

No entanto, não é a primeira vez que a NBA atua na área da arbitragem por aqui, já que são constantes as trocas de ideias entre as duas entidades e, além disso, a coordenadora do apito da LNB, Flávia Almeida, inclusive já conheceu as estruturas do apito da NBA nos Estados Unidos através da parceria.

“Existe uma grande preocupação por parte da LNB em proporcionar diferentes experiências que possam ser vivenciadas pelos árbitros, gerando assim várias ferramentas que contribuem na evolução do grupo. Quando promovemos esse tipo de intercâmbio, como esse com os profissionais da NBA, objetivamos que os árbitros possam adquirir, sob diferentes perspectivas, ainda mais conhecimentos que possam agregar na prática da arbitragem”, disse Flávia Almeida.

Mattew Futterman (à esq.) e George Tolliver fizeram este tipo de palestra em diversos países do mundo (Divulgação/LNB)

Mas você pode estar se perguntando: as regras do basquete FIBA e da NBA não são diferentes? Sim, existem diferenças, tanto nas regras quanto em alguns conceitos. Porém, alguns fundamentos e práticas são os mesmos em todo lugar, como explicou Flávia Almeida.

“Mesmo com as grandes diferenças que existem entre as Ligas (NBB e NBA) foi possível verificar que os conceitos aplicados durante o jogo, os requisitos necessários para se tornar um árbitro mais preparado, são os mesmos em qualquer lugar. É lógico que cada competição possui peculiaridades específicas que estão relacionadas com sistemas táticos e performance física dos atletas, e que devem ser consideradas, mas os conceitos básicos que norteiam as regras do basquetebol são os mesmos, tanto no NBB (FIBA) quanto na NBA”, finalizou a Coordenadora de Arbitragem da LNB.

A Clínica

A Clínica de Arbitragem pré-NBB CAIXA é realizada anualmente desde a primeira edição do campeonato, em 2009. Além desta, outras duas clínicas serão realizadas ao longo da temporada, uma ao final do primeiro turno da fase de classificação e outra antes dos playoffs.

Em edições anteriores, a Clínica recebeu a presença de profissionais da FIBA e até da Liga Argentina, também com objetivo de compartilhar experiências e conceitos com os oficiais do NBB CAIXA, o que reforça o compromisso de enriquecer cada vez mais o conhecimento dos profissionais do apito do basquete brasileiro.

“A LNB vem trabalhando muito em todos os aspectos para continuar evoluindo e, sem dúvida, a arbitragem é uma parte crucial nesse processo e a vinda de profissionais desse gabarito faz toda a diferença. Creio que o basquete brasileiro também lucra bastante com esse intercâmbio porque esses árbitros seguramente saem melhores da clínica e terão muitas oportunidades para colocar o conhecimento adquirido em prática e também multiplicá-lo, disse o Gerente Técnico da LNB, Paulo Bassul.

Depois das palestras que abriram a Clínica de Arbitragem, a preparação dos oficias que apitarão o NBB CAIXA terá sequência a partir desta quinta-feira e durará até o sábado. Durante este período, os árbitros passarão por uma série de avaliações e atividades, além de testes psicológicos, revisões da última temporada, atualização de regras e o famoso teste físico da FIBA (FIBA Fitness).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.