#JOGAJUNTO

Liga Ouro / LNB / NBB Caixa

Conhecimento enriquecido

10-06-2015 | 06:49
Por Liga Nacional de Basquete

Com presença de ex-treinador da NBA Jim O’Brien, técnicos e assistentes das equipes do NBB e da Liga Ouro participam de Congresso Técnico em São Paulo

Firmada no final de 2014, a histórica parceria entre LNB (Liga Nacional de Basquete) e NBA segue rendendo frutos e atingindo diversas partes do basquete nacional. Nesta terça e quarta-feira, em São Paulo (SP), foi realizado um ciclo de reuniões técnicas entre treinadores, assistentes, fisioterapeutas e preparadores físicos das equipes do NBB e da Liga Ouro, todas com presenças de um profissional da NBA da respectiva área.

O encontro dos treinadores e assistentes técnicos é realizado anualmente após o término de cada temporada do NBB. Mas desta vez a reunião teve uma atração incomum: o ex-treinador Jim O’Brien, que nos dois dias de atividades ministrou palestras abordando diversos assuntos e passando alguns de seus métodos, além também de contar diversas histórias e experiências que teve ao longo de sua trajetória à frente das franquias da NBA.

“Penso que a parceria entre a NBA e o NBB é algo muito importante e uma grande aliança está se construindo. O NBB é uma liga muito forte e tem uma organização maravilhosa. As pessoas envolvidas com a liga brasileira, que é um sejam elas técnicos, assistentes ou membros das comissões técnicas, me pareceram ser realmente apaixonadas pelo basquete e isso me deixou muito à vontade”, disse O’Brien.

Congresso técnico foi realizado em São Paulo e contou com a presença de Jim O'Brien, ex-técnico de Celtics, 76ers e Pacers (Divulgação/LNB)

Congresso técnico foi realizado em São Paulo e contou com a presença de Jim O’Brien, ex-técnico de Celtics, 76ers e Pacers (Divulgação/LNB)

Com 63 anos, que possui em seu currículo passagens por três franquias da liga norte-americana: Boston Celtics (2001 a 2004), onde foi finalista da Conferência Leste na temporada 2001/2002, Philadelphia 76ers (2004/2005), onde foi técnico de ninguém menos que o lendário Allen Iverson, e Indiana Pacers (2007 e 2011).

“Eu realmente gostei muito desta experiência de discutir filosofias diferentes do basquete com os técnicos e assistentes brasileiros. Eles estavam bastante abertos para novas ideias e estão muito concentrados em melhorarem suas respectivas equipes para a próxima temporada. Pelo que pude ver o nível dos técnicos no Brasil é bem alto”, completou o ex-treinador da NBA.

Ainda como parte da programação do encontro dos técnicos, todos os envolvidos participaram de diversas ‘Mesas Redondas’, cada uma delas composta por três treinadores ou assistentes, que expuseram seus pontos de vista sobre determinado assunto em pauta, como evolução tática do basquete brasileiro, quantidade de arremessos de 3 pontos, defesa, entre outros. Durante as atividades, os participantes puderam interagir e debater sobre os assuntos, promovendo, assim, uma boa troca de experiências entre eles.

“Foi muito bom para nós técnicos podermos receber informações de um técnico com tanta vivência na NBA como é o Jim O’Brien. Com certeza agregamos muita coisa aos nossos conhecimentos. Também tivemos a oportunidade de discutir vários assuntos entre nós mesmos e isso dá a oportunidade de cada um conhecer mais o trabalho do outro. Todo mundo pode vivenciar um pouquinho do trabalho de como é o trabalho de cada um e isso aumenta ainda mais nossa experiência”, comentou o tricampeão do NBB com o Flamengo, José Neto, técnico mais vitorioso da história do campeonato nacional.

“Esse encontro foi muito importante para o basquete brasileiro, ainda mais para nós do Caxias, que estamos chegando agora no NBB. São coisas como essa que fazem o basquete crescer e estar no nível que está hoje. É importante a gente pegar algumas informações que os mais experientes podem passar. Tive a oportunidade de vivenciar o trabalho dos técnicos mais experientes em Seleção Brasileira, mas esse mais próximo com certeza fará com que eu cresça bastante”, disse o técnico do recém-chegado Caxias Basquete, Rodrigo Barbosa.