#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Léo Figueiróno Corinthians!

12-07-2021 | 06:25
Por Liga Nacional de Basquete

Após comandar o Bauru na última temporada, Léo Figueiró assina com o Corinthians e será o técnico da equipe no NBB 2021/2022

O Corinthians está de técnico novo! O treinador Léo Figueiró foi anunciado pelo alvinegro paulista como o treinador da equipe para a temporada 2021/2022. O comandante, que está animado com o novo desafio, chega no Parque São Jorge após uma passagem por Bauru na última temporada.

“O desafio é do tamanho dos meus sonhos. Corinthians é um clube gigante, gosto de saber que teremos uma grande torcida nos acompanhando, minha motivação é fazer a equipe representar essa grandeza”, disse o novo treinador do Corinthians.

Recentemente, Léo esteve na comissão técnica do Brasil durante a disputa do Pré-Olímpico em Split, na Croácia. Lá, participou ao lado do técnico Aleksandar Petrovic da campanha brasileira na competição – perdeu na Final para a Alemanha e deu adeus a vaga olímpica em Tóquio.

Pelo NBB 2020/2021, o treinador esteve à frente do Zopone/Gocil Bauru Basket. Sob seu comando, o Bauru conseguiu 19 vitórias em 30 partidas durante a temporada regular, passou por Caxias do Sul Basquete (2 a 0) nas oitavas de final dos Playoffs e caiu para o Paulistano/Corpore nas quartas (2 a 1).

+Tabela de classificação do NBB 2020/2021

Léo Figueiró foi o técnico do Bauru no NBB 2020/2021 (Mari Sá/LNB)

Antes de Bauru, Léo teve sua melhor experiência até aqui na carreira com o Botafogo, do Rio de Janeiro. Com a equipe da estrela solitária, o treinador alcançou o título da Liga Sul-Americana de Basquete de 2019 e chegou nas semifinais do NBB 2018/2019 contra o Flamengo, campeão da competição naquele ano.

A ótima campanha durante toda a temporada lhe rendeu o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano daquela edição do NBB, consolidando o treinador, que viveu sua primeira experiência como head coach de uma equipe, como um dos principais nomes do país na função. Além disso, Figueiró conseguiu algo inédito: foi o primeiro técnico estreante no NBB a vencer o prêmio de Técnico do Ano.

Agora, Léo terá mais um grande desafio pela frente e assumirá um dos clubes brasileiros mais tradicionais na modalidade, o Corinthians – campanha de 17 vitórias em 30 jogos e queda nas quartas de final, para o São Paulo, nos Playoffs.

Trajetória

O caminho de Léo Figueiró como treinador começou ainda lá atrás, em 2013. Ex-jogador e pivô de ofício, Léo encerrou a sua carreira em Rio Claro e, logo em seguida, começou a se preparar para dar os seus primeiros passos como técnico. Para adquirir experiência no posto, Léo passou por escolinhas, categorias de base e o time feminino da cidade antes de se tornar auxiliar técnico no time adulto de Rio Claro.

Léo teve a experiência de comandar o Rio Claro na LDB de 2015 (Luiz Pires/LNB)

A experiência deu certo e Léo assumiu em 2016 como técnico principal do Contagem Towers (MG), que disputou a Liga Ouro 2017 e caiu nas semifinais para o Joinville. Em seguida, o comandante recebeu um convite do Caxias do Sul Basquete, onde assumiu o cargo de assistente técnico da equipe no NBB 2017/2018 e agarrou uma oportunidade de ouro.

Já na temporada seguinte os frutos vieram e o Botafogo ficou interressado no treinador para assumir o comando técnico do time carioca. O resultado desse ‘casamento’ foi extremamente positivo, com a equipe da estrela solitária vencendo a Liga Sul-Americana de Basquete de 2019, em cima do Corinthians, e chegando até às semifinais do NBB 2018/2019 – além disso, também ganhou o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano daquela edição.

Sua saída do time carioca aconteceu na temporada 2019/2020, interrompida devido à pandemia causada pela Covid-19. Na última temporada, Léo assumiu o cargo de treinador do Bauru e levou a equipe até às quartas de final dos Playoffs, quando caiu para o rival Paulistano.

Agora, o treinador terá o grande desafio de estar à frente do Corinthians na temporada 2021/2022.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.