#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Coroação

10-07-2014 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Após temporada de destaque, ala/pivô Jefferson William volta a Seleção Brasileira depois de nove anos e espera permanecer no grupo para disputa do Sul-Americano

Jefferson William faz parte do grupo convocado por José Neto para treinos visando o Campeonato Sul-Americano (William Lucas/Inovafoto)

Jefferson William faz parte do grupo convocado por José Neto para treinos visando o Campeonato Sul-Americano (William Lucas/Inovafoto)

No início da temporada 2013/2014, o São José/Unimed ficou sem seu principal líder em quadra: o armador Fúlvio, que precisou se afastar das quatro linhas por oito meses devido a uma antiga lesão no joelho. Com o importante desfalque, outro nome surgiu para ser o centro das engrenagens joseenses, o de Jefferson William.

O experiente ala/pivô estava em sua terceira temporada com o time paulista e vinha colecionando importantes números no decorrer dos anos. No NBB5, marcou em média 16,7 pontos por jogo e apanhou 7,0 rebotes por partida, ficando com o sétimo lugar entre os reboteiros da competição, além de somar uma eficiência de 17,51 por partida.

Com a responsabilidade de assumir o comando do time em quadra no NBB6, Jefferson viu suas médias aumentarem significativamente e seu desempenho em quadra dar um enorme salto. Principal finalizador e dono do garrafão, o jogador de 2,07m encerrou o campeonato como reboteiro da competição, com média de 9,8 sobras recolhidas por duelo, e com 14,5 pontos por jogo.

Mas o papel do atleta de 31 anos na equipe do Vale do Paraíba foi maior do que apenas registrar boas médias. Jefferson foi o homem da decisão, o cara da bola final, e em duas oportunidades, apareceu nos últimos segundos das partidas para resolver para o São José, nos jogos contra Minas Tênis Clube e Mogi das Cruzes/Helbor.

+ Clique aqui e confira o Top 5 do NBB com a bola de 3 pontos de Jefferson contra o Minas

+ Clique aqui e confira o Top 5 do NBB com a bola de 3 pontos de Jefferson contra o Mogi

Maior reboteiro e eleito para o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014, Jefferson está de volta à Seleção (João Pires/LNB)

Maior reboteiro e eleito para o Quinteto Ideal do NBB 2013/2014, Jefferson está de volta à Seleção (João Pires/LNB)

“Estou feliz com tudo o que tenho alcançado. E foi muito bom ter sido um dos líderes do São José esse ano, ter batido o recorde de rebotes e duplos-duplos. Então é continuar trabalhando firme e indo atrás dos meus sonhos”, disse o ala/pivô.

Não obstante, Jefferson foi o jogador que mais fez duplos-duplos durante a temporada. Foram 23 partidas com dígitos duplos em dois fundamentos em 45 jogos dos quais participou. Com todos esses números, foi eleito o melhor pivô do NBB6 e ainda conquistou espaço na convocação de José Neto para o time que treina visando a Copa América.

“Com certeza foi uma coroação. É um trabalho que eu tenho feito com o pensamento de voltar à seleção, que começou há dois anos, e hoje estou aqui novamente. Para mim, é um prazer muito grande, me dá muita satisfação. É bom saber que tudo o que eu fiz e o que posso fazer está dando certo”,  afirmou Jefferson.

O ala/pivô tem um histórico de convocações para a Seleção que começou em 1999, quando defendeu as cores verde-amarelas no Campeonato Sul-Americano Cadete (Sub-17). Na competição, que aconteceu no Chile, se tornou vice-campeão. Já no ano seguinte, também na categoria de base – desta vez Juvenil – fez parte do elenco vice-campeão Sul-Americano.

Jefferson, do São José, busca permanência na Seleção Brasileira (Claudio Capucho)

Jefferson, do São José, busca permanência na Seleção Brasileira (Claudio Capucho)

Depois disso, esperou outros cinco anos para integrar um esquadrão nacional novamente. Participou da Copa América de 2005, na República Dominicana, em que o Brasil se sagrou campeão. Com o chamado do técnico José Neto agora em 2014, Jefferson volta a defender a Seleção Brasileira depois de nove anos e soma sua quarta aparição com a camisa verde-amarela.

O elenco convocado por Neto conta com nomes tanto experientes quanto novos, e Jefferson é um dos mais velhos do grupo. Com 31 anos, porém, não pensa em parar de competir pelo Brasil em competições internacionais. “Vou continuar batalhando, com a cabeça focada e pensamento positivo de que tudo vai dar certo. Meu objetivo foi alcançado, mas agora eu quero me manter aqui na Seleção”, afirmou Jefferson.