#JOGAJUNTO

NBB Caixa

De olho nosplayoffs

08-03-2019 | 05:53
Por Liga Nacional de Basquete

Na reta final da fase de classificação, Flamengo e Minas duelam neste sábado, ao vivo na Band; confira alguns ingredientes do confronto

Um jogo que promete fortes emoções irá agitar as quadras do NBB CAIXA neste sábado (09/03): Flamengo x Life Fitness/Minas, que acontecerá no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.

Com o anseio de uma vitória para colar ainda mais nos líderes, o time rubro-negro atualmente é o terceiro colocado, com campanha de 17 vitórias em 21 jogos – 81,0% de aproveitamento.

Flamengo e Minas realizam duelo acirrado neste sábado (Staff Images/Flamengo)

Já o Minas, na sétima posição, conquistou até aqui dez triunfos em 23 oportunidades – 43,5% de aproveitamento.  Contra o clube da Gávea, o time mineiro irá atrás da sexta colocação, posição em que hoje está o Botafogo.

+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Na atual temporada, Flamengo e Minas já mediram forças em duas oportunidades, uma pelo NBB CAIXA e outra pela Copa Super 8. Ainda no primeiro turno da maior competição do basquete nacional, em jogo realizado na Arena Minas Tênis Clube, quem saiu com a vitória foi a equipe carioca, pelo placar de 91 a 80.

Já pela Copa Super 8, ambos voltaram a se reencontrar e, mais uma vez, o Flamengo saiu de quadra com a vitória, por 92 a 74, e a vaga para a semifinal da competição.

No histórico entre os dois times no NBB CAIXA, o panorama é amplamente favorável para o Flamengo. No geral, após 24 jogos, o rubro-negro detém a marca de 21 vitórias contra apenas três triunfos dos minastenistas.

Agora, com a fase de classificação perto do fim, ambos clubes prometem vir com tudo para conseguir uma vitória importante e, assim, subir na tabela do campeonato antes dos playoffs.

Marquinhos x Leandrinho

Os dois times comportam em seus elencos nomes de peso do cenário do basquete nacional. Dentre eles, os alas Marquinhos, do Flamengo, e Leandrinho, do Minas, ambos da Seleção Brasileira, são duas figuras que, pelo momento e a experiência que carregam, podem decidir o confronto para suas respectivas equipes. Quer saber o porquê?

Marquinhos

Frequentemente convocado para a Seleção Brasileira, Marquinhos está em alta na atual edição do NBB CAIXA. No Flamengo, o jogador é capitão e um dos pilares da equipe montada a dedo por Gustavo De Conti para essa temporada.

Seus números na atual edição do NBB CAIXA impressionam, principalmente pelas médias de 14,9 pontos, 4,6 rebotes, 2,6 assistências e 15,1 de eficiência em 21 jogos.

Marquinhos é um dos principais nomes do Flamengo na atual temporada (João Pires/LNB)

Além desses ótimos números, o jogador foi uma das peças fundamentais do título do Flamengo na Copa Super 8, fora de casa, contra o Sesi Franca Basquete. Na ocasião, Marquinhos foi eleito o MVP do torneio, com média de 20,3 pontos, 4,6 rebotes e 3,6 assistências em três jogos.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

MVP MVP MVP! 🏆 @markim11_ foi o MVP da Copa #Super8NBB com 64 de eficiência e média de 21,3 por jogo 🔥🔥🔥 . #FinalSuper8NBB

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Outro fator que impressiona é a regularidade do ala rubro-negro, que com 34 anos de idade, não ficou de fora de nenhum dos 21 jogos do Flamengo no NBB CAIXA 2018/2019 – média de 27,1 minutos de quadra por partida.

Leandrinho

Contratado com a temporada do NBB CAIXA já em andamento, Leandrinho Barbosa chegou ao Minas com status de reforço de peso.

Desde de sua vinda, o jogador ficou afastado em alguns períodos por conta de lesões, mas, mesmo com esse fator, seus números em quadra são excelentes.

Leandrinho tem sido um dos motores do ataque do Minas (Orlando Bento/MTC)

Em seis jogos, todos em 2019, Leandrinho fez mais de 20 pontos em três e, com isso, construiu sua ótima média de 17,3 pontos por partida. Além disso, tem 3,7 rebotes, 3,8 assistências e 14,0 de eficiência.

Leandrinho é, sem dúvida alguma, a grande referência ofensiva do Minas, que aposta suas fichas na qualidade do campeão da NBA para alçar voos mais altos na temporada.

Ataque e defesa

Com um bom aproveitamento nos dois lados da quadra, o Flamengo larga na frente do Minas tanto no ataque quanto na defesa.

No lado ofensivo, o rubro-negro detém a quarta melhor marca da competição, com média de 82,43 pontos feitos por partida. Já o Minas é dono do nono melhor ataque do campeonato, com média de 79,13 pontos por jogo.

Flamengo é dono da melhor defesa do NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

Na defesa a história se repete, e o Flamengo mais uma vez se mostra superior. O clube da Gávea, com média de 71,48 pontos sofridos por jogo, é dono da melhor defesa da atual edição do NBB CAIXA.

Já o Minas detém a nona melhor defesa da competição, com média de 81,04 pontos sofridos por partida.

Sequência no campeonato

Com a reta final do NBB CAIXA se aproximando, os próximos compromissos de Flamengo e Minas prometem ser emocionantes.

O rubro-negro carioca terá pela frente mais quatro jogos, um fora de casa, no clássico contra o Vasco da Gama, e três em seus domínios, diante do Sendi/Bauru Basket, Universo/Brasília e Basquete Cearense.

Já os minastenistas enfrentarão uma sequência de mais dois jogos antes dos playoffs do NBB CAIXA, diante do Basquete Cearense e Universo/Brasília, ambos em casa.

+Tabela de jogos completa do NBB CAIXA 2018/2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.