#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de coaches

27-11-2020 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

Guerrinha e Demétrius, que realizam duelo à parte na beira da quadra, projetam a partida; Corinthians e Mogi se enfrentam neste sábado, às 16h, ao vivo na TV Cultura e no Facebook do NBB

Corinthians e Mogi das Cruzes entrarão em quadra neste sábado (28/11), às 16 horas, ao vivo na TV Cultura e no Facebook oficial do NBB. O confronto em si, que servirá como desempate no histórico direto (duas vitórias para cada time), também traz um confronto interessante entre dois grandes treinadores da competição.

De um lado Jorge Guerra, do Mogi das Cruzes, campeão da Liga das Américas (2015), Liga Sul-Americana (2014 e 2016), Brasileiro (2002) e Paulista (1999, 2013, 2014 e 2016). Do outro, Demétrius Ferracciú, campeão Paulista (2010) e do NBB (2016/2017).

Pelo NBB, ambos já se enfrentaram em 17 oportunidades, sendo Guerrinha o maior vencedor, com 14 vitórias contra três do atual treinador do Corinthians – todos os jogos na temporada regular, já que nunca se enfrentaram em playoffs.

Guerrinha tem ampla vantagem em confrontos diretos com Demétrius (Antonio Penedo/Mogi)

Este será o primeiro duelo entre Guerrinha e Demétrius neste NBB. Pelo lado mogiano, Guerrinha fez questão de exaltar a força do adversário, que segundo ele conta com ótimos jogadores no plantel.

“O Corinthians, em termos de elenco, momento, está melhor que o nosso. Mas nós podemos surpreender e sair com a vitória. Eles têm vários jogadores que decidem. Tem um controle do jogo com o Ricardo Fischer, dois laterais muito bons e agressivos, um revezamento bom, os meninos da base que estão entrando com uma boa produção no campeonato, mais outros jogadores que trouxeram, como Renato Carbonari”, afirmou.

Do outro lado, o respeito é mútuo. Segundo Demétrius, o duelo será pegado e difícil, ainda mais contra um adversário qualificado como o Mogi.

“Prevejo um jogo equilibrado, difícil. Mogi está treinando, jogando o Paulista, ganhando entrosamento a cada jogo que passa, e tem jogadores com poder de decisão, qualidades individuais. Então é um desafio grande para a gente contra um adversário direto, mas dentro da coletividade, do espírito guerreiro, vamos em busca da vitória”, disse.

Demétrius Ferracciú reconheceu o valor do Mogi, mas ressaltou a busca da vitória (João Pires/LNB)

Com uma vitória em quatro jogos, o Mogi das Cruzes chega ao duelo em alta após a vitória sobre o Cerrado, se recuperando de três derrotas duras.

Ainda na estreia, a equipe enfrentou o forte Bauru e, após um jogo equilibrado, foi derrotado por 90 a 85. Em seguida, perdeu para o São Paulo em um jogo “abaixo”, nas palavras de Guerrinha, por 112 a 75, seguido por uma derrota ainda no final do jogo para o Franca por 94 a 82 e a vitória sobre o Cerrado, por 81 a 75.

Para Jorge Guerra, a equipe agora tem que traduzir o equilíbrio nos jogos em resultados.

“A nossa equipe, no início ainda, não conseguiu traduzir as atuações em resultado. Apesar do grande equilíbrio (apenas o jogo do São Paulo diferenciado), fizemos três bons jogos e um muito abaixo. Nesses três bons jogos, atuamos contra equipes acima da gente. Duas acima, Bauru e Franca, com um jogo de igual para igual, e o Cerrado que estava no mesmo nível, em que ganhamos o jogo”, frisou.

Em seu último desafio, Mogi bateu o Cerrado no Hugão (Antônio Penedo/Mogi Basquete)

Já o Corinthians, com três vitórias em cinco jogos, conquistou ótimos resultados até aqui, mas também passou por dois períodos de instabilidade. As vitórias vieram em cima de Franca, por 109 a 86, Pinheiros, por 76 a 74, e Brasília, ainda na última rodada, por 85 a 71.

O grande problema até aqui foram as duas derrotas sofridas, uma contra o Paulistano/Corpore, por 75 a 74, e outra para o São Paulo pelo expressivo placar de 107 a 61 – a derrota com maior diferença de pontos em um Corinthians e São Paulo pelo NBB.

Mesmo assim, o Timão se recuperou dos baques e conseguiu retomar ao caminho das vitórias, com o triunfo sobre o Brasília já na última rodada. Para o técnico do alvinegro paulista é natural a equipe ter esses pontos altos e baixos durante a sequência da competição.

“É natural que tenhamos instabilidade durante os jogos. Leva tempo para todo mundo entender a filosofia, a metodologia, mas mesmo assim os jogadores estão empenhados e dedicados no que deve ser feito, o que facilita. Estamos caminhando para uma consistência melhor, para termos regularidade e mais chance de vitórias”, afirmou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.