#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estudando naquarentena

16-04-2020 | 05:00
Por Liga Nacional de Basquete

Jimmy, do Franca, cursa Marketing a distância e aproveita período de paralisação para focar nos estudos: “importante ter mais uma opção no futuro”

Estamos passando por um momento totalmente diferente em nossas vidas, principalmente no mundo dos esportes. Todas as modalidades estão paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus, incluindo o basquete e o NBB. Com isso, as rotinas dos jogadores tiveram que sofrer uma grande mudança, com tempo de sobra para desenvolverem outras atividades.

No caso de Jimmy, ala do Sesi Franca Basquete, as atividades físicas foram substituídas pelas mentais. Isso porque ele está aproveitando esse período para focar em leituras e no seu estudo, mas sem deixar de lado os treinamentos dentro de casa.

“Minha rotina mudou um pouco de estar cansado fisicamente para mentalmente, porque nas primeiras duas semanas de confinamento eu fiquei lendo o tempo todo, para colocar a matéria da faculdade em dia. Estou treinando em casa uma vez por dia, misturando corrida com alguns exercícios de força que dá para fazer em casa, flexão, agachamento, alguns pesos. Além de aproveitar o tempo com minha esposa e meus animais”, afirmou o jogador.

O que mais tem feito falta para ele nesse momento tem sido a liberdade de poder fazer o que quiser, como encontrar os amigos para uma reuniãozinha.

“Sinto mais falta da liberdade de poder sair, fazer o que quiser, na hora que quiser e com quem quiser. Reunir os amigos em casa ou ir na casa deles com a desculpa de fazer um churrasco. Como sou vegetariano, não como mais carne e estou aprendendo a fazer novas comidas e receitas nesse tempo parado também”, disse o Melhor Defensor das últimas três edições do NBB.

Conforme o blog Balanacesta noticiou no último mês, Jimmy cursa Marketing via EAD (Ensino a Distância) e tem aproveitado essa paralisação para colocar seus estudos em dia. O camisa 18 do time francano explicou um pouco como funciona seu curso e sua rotina de aprendizado fora das quadras.

“Funciona da seguinte maneira: tenho quatro matérias por semestre, duas no começo e duas mais no fim, que são liberadas depois que eu finalizo as iniciais com as provas. E assim vai seguindo, quatro disciplinas por semestre. Tenho seis aulas em cada matéria, com artigos para ler, videoaulas. Duas das provas são com consulta liberada na internet e outras que faço presencialmente, mas agora com a quarentena farei de casa também. Basicamente estudamos sozinhos, com um suporte à distância”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma saudade do tamanho do Pedrocão. 💪🏽 #J18 🏀 #J18Store . #GoSesi #NBB #NBBCaixa . 📷 Marcos Limonti (@marcoslimonti)

Uma publicação compartilhada por Jimmy #18 (@jdo_18) em

Atualmente com 30 anos, Jimmy participou de todas as edições do NBB por cinco clubes diferentes: Joinville, São José, Basquete Cearense, Mogi das Cruzes e Franca. O jogador espera atuar por um bom tempo ainda e conquistar muitos títulos, mas também já pensa nas possibilidades do que fazer quando encerrar sua carreira profissional.

“É importante para eu ter mais uma opção quando parar de jogar basquete. Meu intuito é o de continuar trabalhando com basquete, no meio do esporte, mas nunca se sabe como será o dia de amanhã, então tendo um diploma já ajuda lá na frente. A gente vai estudando agora, mas muita coisa só se aprende com a prática depois. Já estou com 30 anos, sei que se der tudo certo espero mais 10 anos de carreira, com títulos e boas histórias para contar”, disse Jimmy, que ainda completou:

“Já estou pensando no pós-carreira. Além de estudar Marketing, vejo bastante coisa sobre investimentos, para saber onde colocar o dinheiro. Nossa carreira é curta e se não soubermos cuidar do que recebemos, vai embora muito rápido. Como diz o ditado: não é quanto você ganha, mas o quanto você gasta. Temos que ter isso em mente e sempre pensar lá na frente”, afirmou o jogador, que possui uma marca própria de roupas, a J18 Store (@storej18).

Um dos pontos que o motivou a começar os estudos em Marketing foi a relação do curso com as atividades financeiras, além de poder pensar em coisas novas, fugindo do tradicional. E quem sabe não se transforme em uma profissão depois da carreira de jogador…

“O que me motivou foi o nicho do mercado e também a possibilidade de se fazer à distância, investir em coisas para abrir o próprio negócio, já com um norte. Tudo que tem compra e venda envolve marketing, não tem jeito. Gosto de tentar criar coisas novas, pensar fora da caixinha, pensar como posso ganhar dinheiro fora das quatro linhas e pode ser uma boa oportunidade lá na frente para entrar no mercado de trabalho”, finalizou Jimmy.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.