#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

Voa, Didi

21-06-2019 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Joia que disputou o último NBB CAIXA pelo Sesi Franca foi escolhido na 35ª posição pelo New Orleans Pelicans no Draft 2019 da NBA

A noite desta quinta-feira (20/06) foi especial para o basquete brasileiro. Na 35ª posição do Draft da NBA, o jovem Didi foi escolhido pelo New Orleans Pelicans – após troca com o Atlanta Hawks – e pode ser o mais novo representante do país na maior liga de basquete do planeta. O jogador foi o 15º brasileiro na história a ser selecionado no “vestibular” da NBA.

+Didi se emociona após ser escolhido e dedica momento especial à família

Por ser uma escolha de segunda rodada do Draft, Didi ainda não está garantido no elenco dos Pelicans para a próxima temporada. Ainda assim, o  garoto brasileiro viaja nos próximos dias para a cidade de New Orleans e deve disputar a Summer League da NBA (Liga de Verão) pela equipe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

QUE MOMENTO, @didi! 💪🏽👏🏽👊🏽 🏀🇧🇷 . 📸: @nbabrasil

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, interior do Espírito Santo, Marcos Louzada da Silva, o popular Didi, deu seus primeiros passos no basquete na LUSB (Liga Urbana de Streetball), projeto social de sua cidade. Depois de rapidamente se destacar, Didi se transferiu para Franca e viu sua vida começar a mudar.

+Dificuldades, superação, humildade e vitórias: conheça mais sobre a história de vida de Didi

Ainda um garoto de 15 anos, Didi chegou à “capital do basquete” para atuar nas categorias de base, mas sua ascensão foi meteórica. Com 17 anos disputou e foi campeão da LDB – na época ainda com limite de idade de 22 anos –, com papel importante na equipe francana.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Da #LDB para a @NBA 🚀 Boa sorte, @Didi! Vai com tudo! 👏🏽💪🏽👊🏽🏀🇧🇷

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Logo em seguida, Didi começou sua trajetória entre os profissionais durante a edição 2017/2018 do NBB CAIXA e já roubou a cena. Mas seu auge mesmo foi na última temporada, em que se tornou peça-chave do Sesi Franca durante a campanha do vice-campeonato. Não à toa foi eleito Destaque Jovem e o Jogador que Mais Evoluiu da competição. No título da Liga Sul-Americana, o garoto também teve seu protagonismo, principalmente na vitória no Jogo 1 das Finais, no Pedrocão.

Dono de grande talento e capacidade física impressionante, Didi também já deu seus primeiros passos na Seleção Brasileira e foi convocado para seis partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Inclusive, o garoto de 19 anos deve ser nome certo na lista do técnico Aleksandar Petrovic para a disputa do Mundial da China, que acontece no início de setembro.

+Mensagens e até memes: veja a repercussão da escolha de Didi no NBA Draft nas redes sociais

Ainda com a camisa verde-amarela, mas na categoria Sub-21, Didi foi um dos destaques do título sul-americano conquistado em junho de 2018. Ao lado de Yago, o jogador selecionado pelo New Orleans Pelicans comandou a conquista brasileira com grandes atuações individuais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.

Confira a lista completa dos brasileiros draftados na NBA:

2019 – Didi Louzada (New Orleans Pelicans – 35ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2006 – Marquinhos (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1976 – Marcos Abdala Leite (Portland Trail Blazers – 162ª posição)