#JOGAJUNTO

LDB

O jovemexperiente

25-07-2019 | 12:53
Por Liga Nacional de Basquete

Experiente na LDB, Dikembe fala sobre estreia contra Franca e importância em ajudar os mais novos do time: "já estive no lugar deles"

O primeiro dia de jogos do Campeonato Brasileiro de Clubes (CBC) – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) já passou e deixou boas impressões para os fãs do esporte da bola laranja. Em Curitiba, tivemos grandes atuações individuais, mas nenhuma comparada a do pivô Dikembe, do Paulistano.

Na estreia do atual vice-campeão contra o rival paulista Sesi Franca Basquete, o jogador de 19 anos foi dominante nos dois lados da quadra e mostrou todo seu talento e potencial com uma atuação espetacular: 31 pontos (12/18 nos arremessos de 2), 13 rebotes, quatro roubadas de bola, duas assistências e um toco, totalizando incríveis 39 de eficiência.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🧨💥

Uma publicação compartilhada por Dikembe André (@dikembe_20) em

O grande desempenho de Dikembe foi fundamental para o triunfo da Paulistano em seu primeiro jogo, que seguiu disputado até os minutos finais e acabou em 88 a 83. Para o pivô, a dificuldade encontrada na partida já era esperada.

“Sempre é difícil jogar contra Franca, que é uma grande equipe e muito forte. O jogo com eles no Campeonato Paulista Sub-19 já tinha sido muito equilibrado. Mas a gente trabalhou bastante nessa última semana de preparação e conseguimos impor nosso ritmo físico para sair com a vitória”, afirmou Dikembe.

A história do jogador de 2,06m na LDB é recheada de bons capítulos. Em 2017, foi decisivo na campanha do título do Paulistano, sendo eleito o MVP da competição. No ano passado, também teve bons números no vice-campeonato do CAP – 14,8 pontos, 9,7 rebotes e 17,1 de eficiência. Além do bicampeonato do Desafio Interligas de Desenvolvimento, entre os vencedores das Ligas de Desenvolvimento do Brasil e Argentina.

A LDB perfeita: além de campeão, Dikembe ainda foi eleito o MVP da edição de 2017 (Fotojump/LNB)

Integrado ao elenco profissional e cada vez ganhando mais espaço, Dikembe vê na LDB uma grande oportunidade para melhorar seu jogo e ganhar mais ritmo dentro de quadra.

“Essa é a minha terceira LDB. Vejo isso com uma grande oportunidade, para poder ter mais minutos em quadra, fazer parte da rotação e ganhar mais ritmo de jogo”, disse o pivô.

Para ele, o mais importante é poder ajudar os companheiros mais novos do time, que muitas vezes buscam um exemplo positivo para seguir. Como já esteve nessa posição, Dikembe sabe bem o quanto isso é fundamental para o crescimento dos atletas e, também, do time.

“O mais legal é poder ajudar os meninos mais novos que estão chegando agora. Já estive no lugar deles e sei a importância de ter uma pessoa mais velha como referência. Você vê que aquele cara está no time profissional e que você pode chegar lá também. Já passei por isso, então é muito bom estar ajudando”, completou.

A famosa roda de dança dos meninos do Paulistano (Hedeson Alves/LNB)

Depois de estrear com o “pé direito”, o pivô espera manter as boas atuações para, quem sabe, encerrar a primeira fase invicto e ter mais tranquilidade na segunda etapa da LDB, que será em São Paulo (SP).

+Tabela de jogos completa da 1ª etapa da LDB 2019

“A sequência do campeonato não será fácil, ainda temos muitos jogos nesta etapa. É uma competição de tiro curto, então temos que estar sempre preparados, dia após dia. Sem comemorar muito e já pensar na próxima partida, em busca das seis vitórias aqui em Curitiba e jogar mais tranquilo na etapa de São Paulo”, finalizou o pivô do CAP.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).