#JOGAJUNTO

NBB Caixa

DomingãoDe basquete

23-03-2019 | 11:03
Por Liga Nacional de Basquete

Cinco partidas agitam rodada inédita no domingo, com muita coisa em jogo na fase final de classificação do NBB CAIXA

Os fãs do NBB CAIXA não estão acostumados em acompanhar partidas aos domingos. Com jogos regularmente de segunda à sábado, o domingo era o único dia sem basquete brasileiro disponível.

Mas na penúltima rodada da fase de classificação, isso foi mudado. O domingo (24/03) será recheado de partidas, cinco no total. Todas com caráter decisivo, com as equipes brigando por alguma colocação especial para os playoffs.

A partir das 11 horas, quatro partidas agitarão a manhã do “domingão”: Life Fitness/Minas x Basquete Cearense, Paulistano/Corpore x Botafogo, Corinthians x Vasco da Gama e Sendi/Bauru Basket x Joinville/AABJ.

Para fechar a rodada, Flamengo e Universo/Brasília reeditarão o confronto que já decidiu duas edições de NBB CAIXA, às 13 horas.

Cada jogo vale uma coisa diferente, com diversas possibilidades de mudanças na tabela de classificação. Para deixar um pouco mais claro, explicamos o que está em jogo em cada duelo. Segue a lista:

Corinthians (8º) x (13º) Vasco da Gama

Ginásio Wlamir Marques – São Paulo (SP) – 11 horas

No primeiro turno, o Vasco venceu o Corinthians, em São Januário, por 78 a 68 (Paula Reis/Tabela Carioca)

Depois da vitória no confronto direto sobre o São José Basketball, na terça-feira (19/03), o Corinthians conseguiu entrar no G-8 e ficar mais próximo de ter a vantagem de mando de quadra nas oitavas de final dos playoffs.

Com dois jogos em casa, o clube do Parque São Jorge depende apenas de si para permanecer nessa zona de classificação. Ou seja, precisa vencer o Vasco, neste domingo, e também o Botafogo, na última rodada, para não depender de nenhuma combinação de resultados.

Já o Vasco, na penúltima colocação, luta diretamente com o Joinville/AABJ, último colocado, contra o rebaixamento. Para não perder a posição, o cruzmaltino precisa vencer o Corinthians ou contar com um tropeço do time catarinense, por ter vantagem no confronto direto.

Life Fitness/Minas (9º) x (12º) Basquete Cearense

Arena MTC – Belo Horizonte (MG) – 11 horas

Pivô Douglas Kurtz anotou duplo-duplo no triunfo do Carcará sobre o Minas (Stephan Eilert/Basquete Cearense)

O momento vivido pelo Life Fitness/Minas não é nada bom. A equipe minastenista acumula três derrotas seguidas, o que a deixou fora do grupo dos oito melhores colocados.

O Minas precisa vencer para se manter na briga pelo mando de quadra nas oitavas de final, mas mesmo com a vitória não garante seu retorno ao G-8. Para isso acontecer, o time mineiro precisa, além de triunfar, contar com um tropeço do Bauru ou do Corinthians.

Já o Carcará, na 12ª colocação, não tem mais chances de ficar entre os oito, mas pode igualar a campanha do São José (11º) para quem sabe ganhar alguma posição na última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA 2018/2019.

Sendi/Bauru Basket (7º) x (14º) Joinville/AABJ

Ginásio Panela de Pressão – Bauru (SP) – 11 horas

Joinville não deu chances ao Dragão no primeiro confronto entre eles na temporada (Lucas Alvarez/Joinville)

Quem também entrou no grupo dos oito primeiros nesta semana foi o Bauru, depois da vitória no último segundo sobre o Paulistano, por 76 a 74. Sem depender de nenhum resultado, o time do interior paulista garante a posição com dois triunfos nas últimas partidas.

Na partida contra o Joinville, o Dragão precisa de uma simples vitória para se manter no G-8 e decidir na última partida da fase de classificação, contra o Mogi das Cruzes/Helbor. Caso vença e o Botafogo seja derrotado pelo Paulistano, a equipe comandada pelo treinador Demétrius Ferracciú pode assumir a sexta colocação do campeonato.

Do outro lado, o Joinville precisa vencer e torcer contra o Vasco para sair da lanterna da competição e escapar do rebaixamento.

Paulistano/Corpore (5º) x (6º) Botafogo

Ginásio Antonio Prado Jr – São Paulo (SP) – 11 horas – ao vivo no Facebook

Glorioso superou o atual campeão na partida disputada no Rio de Janeir0 (Vítor Silva/SS Press/BFR)

A situação do Paulistano em busca do G-4 ficou um pouco mais complicada depois da derrota para o Bauru, na última quinta-feira.

Para ainda ter chances de conseguir uma vaga direta nas quartas, o CAP não pode pensar em perder para o Botafogo, além de torcer contra o Mogi até o fim da competição – uma vitória garante a quarta colocação ao time mogiano.

Já o Botafogo está sendo perseguido de perto por Bauru e Corinthians. Vencer o CAP é a única maneira de permanecer na mesma colocação. Caso perca a partida, precisa contar com tropeços do Dragão e do Timão para seguir como sexto colocado.

Flamengo (2º) x (10º) Universo/Brasília

Arena Carioca 1 – Rio de Janeiro (RJ) – 13 horas – ao vivo no Fox Sports

Clássico do basquete brasileiro, Flamengo e Brasília já disputaram duas finais da competição (Felipe Mendez/Universo Brasília)

Embalado com nove vitórias consecutivas, o Flamengo já está garantido nas quartas de final. Na segunda colocação do NBB CAIXA, o rubro-negro carioca tem o EC Pinheiros na sua cola e não pode vacilar nessas últimas partidas.

A vitória no confronto histórico contra o Brasília garante a permanência do Fla na segunda posição. Mas caso perca, o time comandado pelo treinador Gustavo De Conti será ultrapassado pelo Pinheiros – que venceu os dois confrontos diretos contra a equipe carioca.

Já o Brasília, ainda tem chances de subir algumas colocações, mas precisa vencer os dois confrontos restantes e torcer por uma enorme combinação de resultados para isso acontecer. Se perder, o time do Distrito Federal será ultrapassado pelo São José, e pode cair mais um lugar se o Basquete Cearense vencer sua partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.