#JOGAJUNTO

Mais basquete

Vem aí:Paulista 2021

27-07-2021 | 03:37
Por Liga Nacional de Basquete

Evento oficial de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (26/07), na sede do Club Athletico Paulistano; competição contará com dez equipes

Nesta última segunda-feira (26/07), na sede do Club Athletico Paulistano, ocorreu o lançamento oficial do Campeonato Paulista de Basquete de 2021. O evento contou com as presenças de Enyo Correia, Presidente da Federação Paulista de Basquete (FPB), patrocinadores, personalidades do meio e, é claro, representantes dos clubes participantes da competição nesta temporada.

Em 2021 a competição contará com o total dez equipes participantes. São eles: Pinheiros, Liga Sorocabana de Basquete, Sesi Franca Basquete, São Paulo, Rio Claro Basquete, Zopone/Gocil Bauru Basket, Basket Osasco/FAE, Paulistano/Corpore, Mogi das Cruzes Basketball e Corinthians.

Evento de lançamento do Campeonato Paulista de 2021 aconteceu na sede do Paulistano (MarcelLo Zambrana/FPB)

Dentre os dez , somente Rio Claro, Basket Osasco e LSB não disputaram a última edição do NBB. Ou seja, 70% dos times participantes disputaram a elite do basquete brasileiro na última temporada, elevando ainda mais o nível técnico da competição neste ano.

“É um momento muito importante para todos nós. Desafio foi uma palavra que usamos muito no ano passado, que nos estimulou e nos fez crescer”, disse Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basquete.

A competição começa já no próximo domingo (01/08), com a partida de estreia entre Mogi das Cruzes e Pinheiros, às 19h, no Ginásio Profº Hugo Ramos. Assim como na edição anterior, o campeonato contará com 100% dos jogos transmitidos pela GCS TV/TV FPB, no Youtube. Além disso, algumas partidas também serão televisionadas no BandSports, canal de TV fechada.

+ Tabela completa dos jogos do Campeonato Paulista 2021

Competição começa já neste domingo, dia 01 de agosto (MarcelLo Zambrana/FPB

Já o sistema de disputa funcionará da seguinte forma: as dez equipesse enfrentarão na primeira fase, que contará com turno e returno. No primeiro turno, todos os clubes se enfrentam entre si; já no segundo, os dez times serão divididos em dois grupos de cinco.

Com os duelos finalizados nesta primeira etapa, os quatro melhores de cada grupo formado no returno se classificam à fase final. Essa, por sua vez, será disputada em formato de playoffs, com quartas de finais, semifinais e finais. Todas as decisões serão em séries melhor de três jogos.

“A Federação, junto com os clubes, que acreditaram e não mediram esforços em prol do basquete, desenvolveu um critério de disputa para atender o momento delicado que estávamos passando e, esse ano, não está sendo diferente. Estamos unidos tentando cada vez mais buscar cada vez mais benefícios para a modalidade”, ressaltou Enyo Correia, presidente da FPB.

Primeiros jogos:

01/08 (domingo)

19h – Mogi das Cruzes Basquete x Pinheiros – ao vivo no canal do Youtube da GCS TV/TV FPB

02/08 (segunda-feira)

20h10 – Sesi Franca Basquete x Rio Claro Basquete – ao vivo no canal do Youtube da GCS TV/TV FPB

03/08 (terça-feira)

19h30 – Zopone/Gocil Bauru Basket x Basket Osasco/FAE – ao vivo no canal do Youtube da GCS TV/TV FPB

04/08 (quarta-feira)

19h30 – Liga Sorocabana de Basquete x São Paulo FC – ao vivo no canal do Youtube da GCS TV/TV FPB

05/08 (quinta-feira)

19h30 – Paulistano x Corinthians – ao vivo no canal do Youtube da GCS TV/TV FPB

Os últimos campeões:

2020 – Sesi Franca Basquete

2019 – Sesi Franca Basquete

2018 – Sesi Franca Basquete

2017 – Paulistano/Corpore

2016 – Mogi das Cruzes Basquete

2015 – São José Basketball

2014 – Zopone/Gocil Bauru Basket

2013 – Zopone/Gocil Bauru Basket

2012 – São José Basketball

2011 – Pinheiros

2010 – Limeira