#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

É para se orgulhar!

11-09-2014 | 10:34
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira fecha Copa do Mundo da Espanha no 6º lugar e conquista sua melhor colocação em Campeonatos Mundias nos últimos 24 anos

Equipe que representou o país na Copa do Mundo conta com seis jogadores que disputarão o próximo NBB (FIBA/Divulgação)

Equipe que representou o país na Copa do Mundo conta com seis jogadores que disputarão o próximo NBB (FIBA/Divulgação)

O pódio não veio. Mas não é por isso que a campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Basquete, realizada na Espanha, deve ser desprezada. Muito pelo contrário. Com cinco vitórias em sete jogos disputados, o time verde-amarelo fechou sua participação no Mundial de 2014 no sexto lugar e conquistou seu melhor desempenho na competição nos últimos 24 anos.

A sexta posição conquistada em solo espanhol entre as 23 seleções participantes é a melhor do país nos últimos 24 anos em mundiais – em 1990, na Argentina, o selecionado nacional ficou com a quinta colocação. Nas últimas quatro edições da principal competição de basquete do planeta, o esquadrão brasileiro conquistou posições intermediárias: 11º em 1994 (Canadá), 10º em 1998 (Grécia), 8º em 2002 (Estados Unidos), 19º em 2006 (Japão) e 9º em 2010 (Turquia).

“Não é um fracasso terminar em sexto lugar no Mundial e sendo eliminado por um adversário que vencemos na primeira fase (Sérvia). Escapamos uma chance real de medalha. Essa situação é muito triste. Tenho certeza que nenhum jogador está feliz, mas o balanço final tem que ser positivo”, analisou o técnico Rubén Magnano.

Brasil abriu sua campanha no Mundial com vitória sobre a França (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Brasil abriu sua campanha no Mundial com vitória sobre a França (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Para voltar a figurar entre os melhores do mundo, a Seleção Brasileira teve um ótimo desempenho na primeira fase da Copa do Mundo. Logo de cara, na rodada de abertura do Grupo A, sediado na cidade de Granada, os comandados do técnico Rubén Magnano conquistaram uma expressiva vitória sobre a França, atual campeã europeia, pelo placar de 65 a 63.

No dia seguinte, a equipe voltou à quadra e somou seu segundo triunfo na competição. Desta vez a vítima foi o selecionado do Irã e o enredo foi diferente do duelo anterior: triunfo tranquilo por largos 29 pontos de diferença (79 a 50).

Na terceira rodada, o Brasil sofreu seu primeiro revés na competição. Diante da anfitriã e atual vice-campeã olímpica, Espanha, o time verde-amarelo não fez um bom primeiro quarto e, mesmo depois de melhorar seu desempenho nos três períodos seguintes, acabou derrotado. O revés, pelo placar de 82 a 63, não tirou a confiança de Nenê, Leandrinho e cia. e a equipe conseguiu uma importante vitória no dia seguinte.

Na partida que valia na briga direta pela vice-liderança da chave, a Seleção bateu a tradicional Sérvia, em grande exibição individual do ala Marquinhos, autor de 21 pontos no confronto (6/9 nos tiros de três pontos), e garantiu o segundo posto no chamado de “Grupo da Morte” da Copa do Mundo de Basquete.

Para fechar sua campanha na fase de classificação, o time brasileiro fez história. Diante do Egito, a equipe do técnico Rubén Magnano venceu pelo placar de 128 a 65, e conquistou sua maior vitória na história dos Campeonatos Mundiais – hoje chamado de Copa do Mundo.

Com mão quente nos tiros de três pontos, Marquinhos brilhou no triunfo brasileiro sobre a Sérvia na 1ª fase (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Com mão quente nos tiros de 3 pontos, Marquinhos brilhou no triunfo brasileiro sobre a Sérvia na 1ª fase (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O segundo lugar do Grupo A colocou a Seleção frente a frente com um velho conhecido. Dona da terceira posição do Grupo B, a Argentina entrou na rota brasileira pela quarta vez consecutiva em fases decisivas das grandes competições do basquete internacional – os “hermanos” levaram a melhor nas oitavas de final do Mundial de 2010, decisão da Copa América 2011 e quartas de final dos Jogos Olímpicos de 2012. Mas desta vez a história foi diferente e o troco veio em grande estilo

Depois de sofrer três duras derrotas para os “hermanos”, a Seleção Brasileira conseguiu “exorcizar” seu principal fantasma na história recente do esporte da bola laranja. Com um segundo tempo arrasador e uma grande atuação do jovem armador Raulzinho, de apenas 22 anos, o time nacional derrotou os rivais da América do Sul por largos 20 pontos de diferença (85 a 65) e voltou às quartas de final do Mundial depois de 12 anos.

O triunfo sobre os argentinos levou o Brasil a um novo confronto com a Sérvia. Na disputa por um lugar nas semifinais da Copa do Mundo, o time verde-amarelo voltou a encontrar o selecionado do Leste Europeu, mas não obteve sucesso. O primeiro tempo até foi equilibrado, mas na segunda metade da partida os sérvios dominaram completamente as ações e colocaram fim à caminhada brasileira no Mundial deste ano.

“Conseguimos jogar de igual para igual o primeiro tempo, mas nos perdemos após um lance no início do terceiro período e da marcação de duas faltas técnicas. A partir daí a equipe se desestruturou, deu um apagão e não conseguimos voltar para o jogo”, explicou Marquinhos.

Agora, a Seleção Brasileira terá como próximo desafio a disputa da Copa América 2015, que decidirá os dois países que representarão o continente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Mesmo já classificado para as Olimpíadas como país-sede, o Brasil disputará o torneio continental no México e terá mais um teste antes de atuar em casa na principal competição esportiva do planeta.

“É importante destacar nossa campanha na Copa do Mundo. Mostramos que a Seleção Brasileira é um time bem armado e que tem todas as condições de representar muito bem o país nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro”, comentou o ala Marquinhos.

Confira todos os resultados da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Basquete 2014:

– Primeira fase (Grupo A):
Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
Brasil 128 x 65 Egito

– Oitavas de final
Brasil 85 x 65 Argentina

– Quartas de final
Brasil 56 x 84 Sérvia