#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

É um vencedor!

03-07-2014 | 07:01
Por Liga Nacional de Basquete

Após ficar meio ano parado com duas lesões no joelho, Vitor Benite supera lesão vencendo título do NBB6 e sendo convocado para a Seleção Brasileira

Com uma lesão séria no joelho, Benite só participou de quatro partidas do NBB6, mesmo assim saiu com título do campeonato (Ricardo Ramos/LNB)

Com uma lesão séria no joelho, Benite só participou de quatro partidas do NBB6, mesmo assim saiu com título do campeonato (Ricardo Ramos/LNB)

Um dos principais jogadores da nova geração do basquete brasileiro, Vitor Benite, do Flamengo, passou praticamente toda a temporada 2013/2014 do NBB se recuperando de uma lesão que sofreu logo no começo da sexta edição do principal campeonato de Basquete do Brasil.

Na partida entre Flamengo e Palmerias/Meltex, válida pela terceira rodada do NBB6, o ala/armador saiu da partida com uma entorse no joelho, porém quando passou por exames mais específicos, foi detectado que Benite havia tido uma ruptura no ligamento cruzado anterior e uma lesão no menisco lateral em seu joelho esquerdo.

“Foi um processo muito difícil, entretanto, consegui adquirir muitas coisas boas. Aprendi e também amadureci muito com esse processo longo de recuperação. Sempre tive o pensamento que o jogador tem que cuidar muito não só de seu corpo, mas também de sua cabeça, então tentei ir muito bem em toda a parte de fisioterapia, tentava fazer coisas que me dessem tranquilidade para eu voltar bem às quadras”, comentou o ala/armador campeão do NBB6 com a camisa do Flamengo.

Pouco tempo depois da lesão de Benite, os médicos do Flamengo disseram que o atleta ficaria parado cerca de seis a oito meses. Pode-se dizer que com muito trabalho, esforço e um pouco de sorte, Benite conseguiu voltar às quadras um mês antes das previsões médicas, e assim pôde disputar a Final do NBB6 contra o Paulistano. Na Final, o ala/armador atuou por pouco mais de 10 minutos, tendo um ótimo desempenho nos chutes, terminando a partida com 100% de aproveitamento (oito pontos), sendo um dos melhores jogadores da decisão.

“Eu consegui voltar a jogar basquete em um pouco mais de cinco meses, e estou muito feliz de ter dado tudo certo. Depois de tudo acontecido, voltei e consegui mais um título com a camisa do Flamengo, isso me deixou muito feliz, foi um presente por toda a recuperação que eu tive”, disse Benite.

“Após voltar às quadras e ganhar o título do NBB, tive um sentimento além de apenas um dever cumprido, fiquei muito feliz, é difícil até de explicar o que senti. Eu não esperava voltar daquele jeito, conseguindo jogar bem uma final, um jogo super duro, uma partida que ficou na história do nosso clube, só senti uma satisfação por tudo o que eu passei e fiz ter dado certo”, completou o jovem ala/armador.

Benite e José Neto  também trabalharão juntos na Seleção Brasileira (João Pires/LNB)

Benite e José Neto também trabalharão juntos na Seleção Brasileira (João Pires/LNB)

Mesmo com apenas 24 anos de idade. O atleta possui um currículo de respeito. Ele acumula passagens por Pinheiros/SKY, em 2009, Vivo/Franca, em 2010 e 2011, Winner/Kabum/Limeira, em 2012 e agora no Flamengo, em 2013 e 2014. Atuando nas seis edições do NBB, ele possui média de 12,9 pontos, em 162 partidas disputadas em sua trajetória no campeonato, números que o ajudaram a ser selecionado três vezes para o Jogo da Estrelas do NBB.

Com a camisa da Seleção Brasileira, o jogador esteve presente na disputa das duas últimas edições da Copa América, em 2011 e 2013 e também nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011.

Benite com a camisa da Seleção Brasileira durante o Pré-Olímpico de 2011 (Gaspar Nobrega/CBB)

Benite também vestiu a camisa da Seleção Brasileira durante o Pré-Olímpico de 2011 (Gaspar Nobrega/CBB)

Apesar de desfalcar o Flamengo por quase toda a temporada do NBB6 e também da campanha da Liga das Américas 2014, Benite está novamente participando dos treinos preparatórios da Seleção e agora ele luta para ficar entre os 12 atletas que defenderão o Brasil no Sul Americano, que será disputado na Venezuela.

“Acho que eu conquistei essa convocação aqui para a Seleção do Sul Americano não só pela minha temporada ou pela minha volta. Eu estou na Seleção desde os meus 16 anos, então eu creio que foram as muitas partidas que eu já disputei com o camisa do Brasil que me deram essa felicidade de depois de uma lesão séria poder estar aqui para defender novamente as cores do país”, declarou o ala/armador.

O Brasil está no grupo A e terá como adversários na primeira fase o Paraguai, Equador e a Argentina, nos dias 24, 25 e 26 de julho, respectivamente. Na chave B estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados do torneiro estarão classificados para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que será realizado em Toronto, no Canadá. Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano, também garantem vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.