#JOGAJUNTO

NBB Caixa

em buscados playoffs

25-02-2019 | 06:35
Por Liga Nacional de Basquete

De olho nos playoffs, Márcio mira sequência final do São José e possibilidade de decidir oitavas em casa: “vantagem bem significativa”

Com seis jogos para o fim da fase de classificação do NBB CAIXA, o São José Basketball segue firme e forte na briga por uma vaga nos playoffs e, quem sabe, podendo decidir as oitavas de final em casa.

Na oitava colocação, com campanha de oito vitórias e 12 derrotas (40% de aproveitamento), o time joseense terá uma importante sequência até o final da fase de classificação para confirmar a posição que o dará o mando na primeira rodada do mata-mata.

O primeiro desses duelos será nesta terça-feira (26/02), contra o Vasco da Gama, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

Para o experiente ala Márcio Dornelles, de 43 anos, o duelo contra o cruzmaltino será essencial para conquistar o objetivo, mesmo com a fase complicada do adversário – 13ª colocação.

“Será um jogo muito equilibrado e difícil, mas temos condições de buscar a vitória, ainda mais jogando em casa. Apesar das derrotas, o Vasco vem jogando bem e estamos vendo o poder que eles têm. Temos que entrar bastante concentrados, sabendo o que fazer dentro de quadra. Sabemos que é um confronto direto por vaga nos playoffs, mesmo eles em uma situação incômoda, duas ou três vitórias já os colocam na briga novamente”, afirmou Márcio Dornelles.

+Confira a classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019

Dos seis jogos restantes para o São José, cinco serão em casa, no Ginásio Lineu de Moura. O time joseense não terá vida fácil nas partidas decisivas rumo aos playoffs, com duelos contra alguns dos líderes (Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore) e confrontos diretos (Vasco, Bauru e Corinthians).

“É importante demais essa sequência que teremos em casa. Sabemos que vamos enfrentar grandes equipes, como Franca e Paulistano, que estão na parte de cima da tabela, além dos confrontos diretos, contra Corinthians, Bauru e agora o Vasco. A torcida vem comparecendo em peso, apoiando seja nas vitórias ou nas derrotas, vendo que nosso principal objetivo está sendo alcançado, que é conquistar uma vaga nos playoffs”, disse o camisa 15 da equipe do Vale do Paraíba.

Depois de ficar duas edições sem disputar o NBB CAIXA, o grande objetivo do São José nesse retorno é se classificar para os playoffs. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2014/2015, em que a equipe eliminou o Paulistano nas oitavas de final e foi eliminado pelo Flamengo, no Jogo 5, da fase seguinte.

“Nosso principal objetivo é conseguir a classificação e depois ficar entre os oito, algo que muita gente não acreditava. Esses primeiros dois jogos serão fundamentais para conseguirmos manter a oitava colocação. Precisamos vencer o Vasco e ir para Joinville tentar conquistar uma vitória, que é sempre muito difícil conseguir lá”, frisou Márcio.

+Estatísticas da carreira de Márcio Dornelles

Com médias de 8,6 pontos, 3,2 rebotes e 8,3 rebotes, Márcio   (Arthur Marega Filho/São José Basketball)

Aos 43 anos, Márcio Dornelles esteve presente em todas as dez edições anteriores do NBB CAIXA e foi aos playoffs em sete delas, com direito a um vice-campeonato na temporada 2010/2011 pelo Franca – seu melhor resultado na história.

Com propriedade para falar sobre o assunto, o jogador destacou a importância de uma classificação em oitavo lugar, que garante a vantagem do mando de quadra nas oitavas de final – sediará os Jogos 2 e 3 na série melhor de três.

“Pode parecer pouco, mas em uma série melhor de três partidas, ter o direito de decidir em casa é uma vantagem bem significativa”, completou Márcio Dornelles.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.