#JOGAJUNTO

LDB

Em constante evolução

07-08-2013 | 04:27
Por Liga Nacional de Basquete

Hoje no Paulistano, pivô Lucão demonstra evolução em relação à última LDB, em que atuava pelo Vitória (ES); jogador é o reboteiro da equipe paulista na competição

Mais forte e habilidoso, Lucão segue crescendo no Paulistano (João Pires/LNB)

Na última edição da LDB, em 2012, o Vitória Basquete/CECRE não conseguiu nenhuma vitória e foi eliminado logo na primeira fase. Porém, a equipe capixaba não passou batida na competição, pois um atleta em especial chamou a atenção. O pivô Lucas Santos, na época com 17 anos, era o que mais se destacava no time, nem tanto pelo seu talento, mas pela sua altura: expressivos 2,10m.

Mesmo com algumas limitações técnicas, o Paulistano/Unimed não titubeou e contratou o jogador para esta temporada, por se tratar e um garoto com grande potencial para o futuro. E a aposta deu certo. Hoje com 19 anos, Lucão demonstrou uma fantástica evolução tanto tecnicamente, quanto fisicamente.

“Ele era um garoto que estava iniciando, porém corajoso e cheio de potencial. No Paulistano ele começou com muita dificuldade, porque no time que em que ele jogava ele era ‘o cara’ e aqui chegou para buscar seu espaço. Trabalhamos muito com ele, cobrando muito e fazendo com que ele treinasse cada dia mais. No início foi difícil, mas pouco a pouco foi entendendo e hoje tem muito ainda para melhorar. É um jogador muito importante no nosso time”, analisou o treinador Roberto Jayme, o Beto. comandante do Paulistano na disputa da LDB 2013.

Lucão em ação contra o Minas, na primeira etapa da LDB 2012 (Orlando Bento/Divulgação)

Por ser um time muito novo, ainda em criação, eram poucos os jogadores de alto escalão que faziam parte da equipe do Vitória. Por isso, Lucão não tinha oportunidade de treinar com alguém mais forte, mais experiente, que o ajudasse a evoluir ainda mais dentro de quadra. Já no Paulistano, isto é o que não falta. A convivência e treinamento diário com atletas de nível superior ao dele fez com que ele se igualasse e, hoje, ser um dos melhores na equipe paulista que disputa a LDB 2013.

“Eu sabia que a estrutura do Paulistano era melhor e que lá os treinos seriam mais fortes. No Vitória não tinham muitos caras do meu nível, então não tinha como eu treinar forte para evoluir. Mas aí eu já cheguei aqui no Paulistano e já encontrei jogadores muito bons, um treino muito mais duro. Com tudo isso eu consegui melhorar e ter essa evolução que tive neste ano”, afirmou Lucão.

Agora de volta à LDB, competição que o revelou para o cenário nacional, o pivô está em uma equipe de ótimo elenco, em que todos estão na luta por uma vaga no time titular. Na competição sub-22, o atleta é o reboteiro do Paulistano, com média de 6,0 sobras por confronto, além de anotar 7,57 pontos por jogo.

“Para mim esta LDB é outro nível. Lá no Vitória eu jogava os quarenta minutos, quase não saía de quadra. Aqui (no Paulistano) é uma equipe muito boa, em que se eu precisar jogar três, cinco, quinze ou vinte minutos estará bom, pois temos um elenco muito bom. Isso é o que importa”, comentou.

Em constante evolução técnica, o garoto parece não estar satisfeito. Apontado por seu treinador como um garoto “focado e do bem”, Lucão não se acomodou e segue treinando forte para melhorar cada vez mais.

“O Lucão é muito focado e quer ser jogador. A grande virtude dele é ser um cara muito do bem, sempre feliz e tem prazer em treinar. Vamos passando a nossa experiência para ele e continuando trabalhando muito forte para fazer dele um grande pivô para o nosso basquete”, concluiu Beto.