#JOGAJUNTO

Mais basquete

ENCONTROHISTÓRICO

03-07-2020 | 08:28
Por Liga Nacional de Basquete

Evento do NBB em parceria com o Twitter reuniu mais de 80 produtores de conteúdo de basquete

O fã da bola laranja pode ter percebido que a timeline basqueteira parou por algumas horas nesta sexta-feira (03/07), mas foi por um bom motivo. Em parceria com o Twitter, o NBB realizou um encontro virtual inédito buscando se aproximar, reconhecer, dialogar e contribuir com os principais produtores de conteúdo de basquete do Brasil.

Com apresentações de Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, Guilherme Buso, Diretor de Comunicação do NBB e Douglas Carreretto, Gerente de Comunicação e Conteúdo da liga, o evento contou com a participação de 85 donos de blogs, sites, podcasts, canais no YouTube, páginas informativas e perfis humorísticos de basquete, além de jornalistas que cobrem o esporte.

Com três horas de duração, encontro virtual proporcionou um rico diálogo entre o NBB e os produtores de conteúdo

“O NBB sempre esteve atento as diversas formas de consumo de conteúdo dos fãs de basquete, a começar pelo modelo de multiplataforma criado há alguns anos. Temos hoje um indicador muito relevante em relação ao crescimento dos perfis digitais dedicados ao basquete, que se agregam a grandes produtores de conteúdo que já acompanham a modalidade há tempos. Dessa maneira, o contato próximo com todos eles é fundamental”, afirmou Guilherme Buso.

Nathali Lima, Content Partnership Manager do Twitter, iniciou sua apresentação explicando o conceito da rede social e o comportamento dos seus usuários. O aprofundamento no mundo esportivo se deu por meio da exposição de estatísticas, curiosidades e exemplos do envolvimento dos twitteiros com grandes momentos do esporte, que comprovam a importância do Twitter enquanto espaço de discussão entre os fãs na internet. Ao final, ela analisou o público do basquete no Twitter, tanto do NBB quando da NBA, e forneceu dados extremamente úteis para a produção de conteúdo no site, além de tirar as principais dúvidas dos convidados.

Logo depois, foi a vez de Guilherme Buso assumir o comando do evento para contar a história do NBB, desde a sua criação até os dias atuais. O diretor de comunicação analisou o impacto da liga no basquete brasileiro, falou sobre a LDB, a parceria com a NBA e apresentou o conceito multiplataforma do NBB. Ele introduziu os diversos tipos de conteúdo produzidos pela equipe de comunicação, assunto que foi explorado a fundo na apresentação seguinte.

Gerente de Comunicação e Conteúdo, Douglas Carraretto apresentou as oito plataformas digitais em que o NBB atua e explicou como os conteúdos são pensados e produzidos a partir das características de cada rede social. O foco do seu discurso foi mostrar como o NBB e os produtores de conteúdo podem trabalhar em conjunto e se ajudar, com interações nas redes sociais e fornecimento de material de vídeo a partir da ferramenta do WSC Sports.

Ao final das três apresentações, foi aberto um espaço para dúvidas, sugestões, críticas e questionamentos sobre o NBB. Os produtores de conteúdo levantaram questões pertinentes e proporcionaram um diálogo extremamente produtivo, que ajudou a liga a entender como o campeonato é visto pelos principais formadores de opinião do basquete no Brasil e quais pontos é possível e necessário melhorar, tendo em vista, como sempre, o crescimento do basquete brasileiro.

O evento realizado nesta sexta-feira (03/07) foi um marco na história do NBB e representa o começo de uma forte relação de união e cooperação entre a liga e todos os produtores de conteúdo de basquete no Brasil.