#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Em solo olímpico, enfim

24-07-2012 | 12:18
Por Liga Nacional de Basquete

Após 16 anos, o retorno à uma cidade-sede das Olimpíadas. Brasil chega a Londres e inicia preparação final para a disputa por uma medalha no basquete masculino

Será a primeira disputa olímpica para todos os atletas da Seleção Brasileira masculina (Divulgação/CBB)

Depois de 16 anos, a Seleção Brasileira masculina de basquete voltou a desembarcar em uma sede olímpica. O time chegou a Londres nesta segunda-feira (23/07) para começar a reta final de preparação para a estreia nas Olimpíadas. O Brasil está no grupo B da competição, junto com a Austrália, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia. A estreia acontecerá neste domingo (29/07) contra os australianos, a partir das 7h15, horário de Brasília.

A seleção masculina de basquete pousou na Inglaterra muito bem credenciada após a série de amistosos preparatórios. Com vitórias sobre Argentina e Austrália e jogos muito equilibrados contra os EUA e a França, vários especialistas colocam o Brasil como um dos favoritos a medalhas em 2012.

Caso consiga esse objetivo, a equipe brasileira repetiria o feito alcançado três vezes. O Brasil foi bronze no basquete masculino em 1948 (coincidentemente também em Londres), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). A missão de comandar o time na primeira disputa olímpica desde 1996 é do argentino Rubén Magnano, medalha de ouro com a Argentina em 2004 (Atenas).

Na chegada, o treinador destacou a importância de a equipe manter o foco, já que será, mesmo para aqueles muito experientes, a primeira oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos para todos os jogadores, que nunca sentiram o clima da Vila Olímpica.

“Esses jogadores estão tendo uma oportunidade que milhares tentaram muitas vezes e não conseguiram. Disputar as Olimpíadas é algo fantástico, e eles devem aproveitar. O convívio na Vila Olímpica é muito bom, mas é preciso tomar cuidado, porque lá não é um hotel, a rotina é completamente diferente e cheia de distrações. Já tivemos uma conversa com os jogadores nesse sentido e todos sabem da responsabilidade que terão nesses Jogos”, declarou Magnano.

O time já está instalado na Vila Olímpica e começa a treinar em Londres nesta terça-feira (24/07). Dois dias depois, disputará um amistoso contra a Tunísia com portões fechados a espectadores e à imprensa.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE

Olimpíadas de Londres

GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria

GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia

29 de Julho – BRASIL x Austrália, às 7h15*

31 de Julho – BRASIL x Grã-Bretanha, às 12h45

02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45

04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45

06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00

*todos horários de Brasília