#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

Copa do Mundo:Como seráa 2ª fase?

05-09-2019 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Seleções classificadas são divididas em 4 grupos e levam os resultados da primeira fase; confira a explicação e o caminho da Seleção Brasileira

A fase de grupos da Copa do Mundo da China 2019 chegou ao fim. Com o Mundial cada vez mais próximo de suas etapas decisivas, a expectativa dos fãs de basquete para os próximos duelos é bem alta.

Na atual edição, a segunda fase do campeonato será um pouco diferente das anteriores.

Antes, com o término das partidas entre os times dos grupos, dava-se início ao mata-mata, com cruzamento entre as chaves no famoso modelo olímpico (1º x 4º, 2º x 3º, etc).

 

Ver essa foto no Instagram

 

16 teams, 1 dream 🏆 Who you got? #FIBAWC #WorldGotGame

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Agora, o esquema é outro: as duas melhores equipes de cada grupo se juntam em uma nova chave, com os resultados da etapa anterior mantidos. Os confrontos acontecem entre os times de grupos diferentes e, ao término das duas rodadas, os dois melhores avançam para as quartas de final.

Parece um pouco confuso, eu sei! Mas se liga só em como estão os grupos, com os próximos confrontos e a situação da classificação. Além de saber tudo sobre a chave brasileira, incluindo algumas combinações de resultado para garantir a vaga nos playoffs. Confere aí!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Groups 🇰 and 🇱 are set for action! Who’s going through? 🧐 #FIBAWC

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Grupo K (Brasil)

O Grupo K é formado pelos dois melhores colocados do Grupo E (Estados Unidos e República Tcheca) e F (Brasil e Grécia) e terá Shenzen como cidade sede.

Todas as equipes carregam consigo o resultado da última etapa, mas só enfrentarão os adversários dos outros grupos. Ou seja, os classificados do Grupo E não se enfrentarão diretamente, mas sim duelarão com os do Grupo F.

Nesse cenário, os confrontos que acontecerão serão esses: Brasil x República Tcheca e Estados Unidos x Grécia; Brasil x Estados Unidos e Grécia x República Tcheca.

Os dois melhores colocados ao final dos confrontos, somando o resultado da primeira fase da competição, avançarão para as quartas de final.

O que o Brasil precisa fazer para se classificar?

Pela frente, o Brasil terá a República Tcheca, que carrega um histórico de 2 vitórias em 3 jogos, e a forte Seleção dos Estados Unidos, cotada como uma das favoritas ao título e que está invicta na competição.

Os cenários para positivos para a classificação brasileira são:

– Vitória contra República Tcheca e Estados Unidos – se classifica como primeiro colocado do Grupo K, com 100% de aproveitamento na competição.

– Vitória contra República Tcheca somada com um triunfo dos Estados Unidos contra a Grécia – já se classifica, mas não garante a primeira colocação, que só se concretizaria com uma vitória sobre os Estados Unidos.

– Além de um possível tríplice empate, que será decidido no saldo de cestas entre as equipes empatadas.

Grupo L

Com sede em Nanjing, o Grupo L é composto pelas melhores seleções dos grupos G (França e República Dominicana) e H (Austrália e Lituânia).

França e Austrália são as equipes invictas dessa chave até agora, seguidas por Lituânia e República Dominicana.

As duas rodadas serão compostas por: França x Lituânia e Austrália x República Dominicana; Austrália x França e Lituânia x República Dominicana.

A somatória dos resultados das duas fases definirá os dois classificados para as quartas de final da competição.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Who is advancing to the #FIBAWC Quarter-Finals 🤔? #WorldGotGame

Uma publicação compartilhada por FIBA Basketball World Cup (@fibawc) em

Grupo I

O Grupo I é formado pelos dois melhores colocados dos grupos A (Polônia e Venezuela) e B (Argentina e Rússia), com sede em Foshan.

A situação é a seguinte: Polônia e Argentina venceram os três duelos da fase anterior, enquanto Venezuela e Rússia perderam uma cada.

Os confrontos acontecerão entre as equipes que ainda não se enfrentaram, ou seja, vindas de chaves opostas (Argentina x Venezuela, Polônia x Rússia, Argentina x Polônia e Rússia x Venezuela).

Com o fim dessas duas rodadas, as duas melhores seleções (na soma da pontuação entre as duas fases) estarão confirmadas no mata-mata, que se iniciará a partir das quartas de final.

Grupo J

No Grupo J, estão os classificados dos grupos C (Espanha e Porto Rico) e D (Sérvia e Itália), com sede em Wuhan.

Na liderança estão Sérvia e Espanha, com três triunfos cada; na cola dessas equipes aparecem a Itália e Porto Rico, com duas vitórias e uma derrota.

Com isso, as duas rodadas serão compostas por tais jogos: Espanha x Itália e Sérvia x Porto Rico; Espanha x Sérvia e Itália x Porto Rico.

A classificação às quartas de final será no mesmo esquema, com os dois primeiros times da chave avançando ao mata-mata do Mundial.

Próximos jogos da Copa do Mundo 2019

Grupo I

06/09 (Sexta-feira)

05h – Polônia x Rússia

09h – Argentina x Venezuela

08/09 (Domingo)

05h – Venezuela x Rússia

09h – Polônia x Argentina

Grupo J

06/09 (Sexta-feira)

05h30 – Sérvia x Porto Rico

09h30 – Espanha x Itália

08/09 (Domingo)

05h30 – Porto Rico x Itália

09h30 – Espanha x Sérvia

Grupo K

07/09 (Sábado)

05h30 – Brasil x República Tcheca

09h30 – Estados Unidos x Grécia

09/09 (Segunda-feira)

05h30 – Grécia x República Tcheca

09h30 – Brasil x Estados Unidos

Grupo L

07/09 (Sexta-feira)

05h – Austrália x República Dominicana

09h – França x Lituânia

08/09 (Domingo)

05h – Lituânia x Rep. Dominicana

09h – França x Austrália