#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Está na Final!

14-03-2015 | 08:04
Por Liga Nacional de Basquete

Com início arrasador e controle do placar de ponta a ponta, Bauru domina Peñarol (ARG) e garante classificação à decisão da Liga das Américas 2015

O Paschoaloto/Bauru está na decisão da Liga das Américas 2015. Na primeira das semifinais realizadas neste sábado, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a equipe brasileira não deu chances ao Peñarol de Mar Del Plata e venceu o duelo que abriu as disputas do Final Four do mais importante torneio interclubes do continente, pelo tranquilo placar de 80 a 61.

A vitória bauruense foi construída desde os minutos iniciais. Com um começo arrasador, a equipe dirigida pelo técnico Guerrinha abriu 14 pontos de frente logo no primeiro quarto (22 a 8) e em nenhum momento deixou o time argentino reagir. No último período, os paulistas ainda conseguiram estender a diferença e confirmaram o triunfo sobre a tradicional equipe “hermana”, dona de dois títulos da Liga das Américas (2008 e 2010) com tranquilidade nos minutos finais.

“A defesa foi o nosso grande trunfo para vencer. Neutralizamos as principais armas ofensivas do Peñarol, principalmente o Gutierrez, e isso nos deu tranquilidade para atacar. Conseguimos fazer um bom revezamento e mantivemos uma alta intensidade durante os 40 minutos. Ganhar de um time como o Peñarol por quase 20 pontos em uma semifinal de Liga das Américas é um grande resultado”, exaltou o comandante bauruense Guerrinha.

Agora, Bauru enfrentará o Pioneros de Quintana Roo (MEX) na decisão. O time mexicano derrotou o Flamengo na outra semifinal e impediu a segunda final brasileira consecutiva na Liga das Américas. A finalíssima acontecerá neste domingo (15/03), às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2

Os bauruenses já enfrentaram e venceram os mexicanos na edição deste ano do torneio interclubes. Na segunda fase da Liga das Américas 2015, a equipe paulista derrotou o Pioneros, por 92 a 79, e garantiu a liderança do Grupo E.

O grande destaque individual do triunfo bauruense ficou por conta do ala Alex Garcia, responsável por 18 pontos, sete rebotes e seis assistências. Outros que tiveram boas participações a favor da equipe brasileira foram os pivôs Rafael Hettsheimeir e Murilo, ambos com 17 pontos.

Ricardo Fischer, com 14 pontos e oito rebotes, também teve atuação destacada a favor do Bauru. Do lado do Peñarol, o atleta mais efetivo em quadra foi o ala/armador Massarelli, que saiu do banco de reservas e marcou 17 pontos.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Bauru e Peñarol (ARG)

Esta foi a sétima vitória em sete jogos do Bauru na Liga das Américas 2015 e a equipe segue sem saber o que é perder na competição continental. A equipe paulista não contou com os serviços do ala/pivô Jefferson William que se recupera de uma ruptura do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo e ficará de fora por seis meses.

O jogo

A equipe brasileira iniciou a partida com a mão calibrada, principalmente nas bolas de três pontos, e rapidamente disparou na liderança. Ricardo Fischer, duas vezes, e Alex converteram tiros de longa distância logo no início do duelo e, em pouco menos de quatro minutos de jogo, os bauruenses abriram sete pontos de frente (13 a 6). Diante da situação, o técnico argentino Fernando Rivero resolveu parar o jogo precocemente.

Sem diminuir o ritmo, os representantes do NBB seguiram atuando em alta intensidade e, mesmo após o tempo pedido pelo treinador rival, anotaram mais oito pontos seguidos para ampliar a diferença no placar para 16 pontos (22 a 6). Na reta final da parcial inicial, no entanto, os argentinos melhoraram a defesa e deixaram Bauru sem pontuar por mais de três minutos. Mas, do outro lado da quadra, o Peñarol seguiu muito mal e a equipe do técnico Guerrinha se manteve tranquila na frente (22 a 8).

A melhor defensiva dos argentinos se manteve durante o segundo período e o ataque bauruense teve muitas dificuldades para pontuar. Sem dar liberdade aos brasileiros, o Peñarol passou a ganhar terreno para contra-atacar e, com boas jogadas do garoto Massarelli, rapidamente cortou o prejuízo para dez pontos (26 a 16). Mesmo depois de Guerrinha parar o jogo pela primeira vez, Bauru continuou com problemas em seu ataque e, depois de boa jogada de Leiva no garrafão, a diferença caiu para cinco pontos (32 a 27).

Apenas nos instantes finais do quarto, com boas participações de Gui e Alex, os brasileiros voltaram a pontuar com regularidade e interromperam a reação dos rivais. Então, depois de marcar nove pontos contra apenas dois do Peñarol nos dois últimos minutos da parcial, o time brasileiro foi para os vestiários com 12 pontos de frente (41 a 29).

Para superar a forte defesa argentina e voltar a ter regularidade em seu ataque, Bauru contou com a categoria de Alex durante todo o terceiro quarto. Chamando a responsabilidade, o camisa 10 registrou sete pontos, ainda deu duas belas assistências e teve grande participação para a equipe brasileira tornar a pontuar com naturalidade. Explorando o jogo interno com Leiva, o Peñarol até tentou equilibrar as ações, mas os bauruenses venceram a terceira parcial por 20 a 16 e partiram para os dez minutos finais com largos 16 pontos de frente (61 a 45).

No último quarto, Bauru sacramentou sua vitória com muita tranquilidade. Ainda com muita intensidade na defesa, a equipe brasileira conseguiu pontuar diversas vezes em contra-ataques e chegou a estender sua vantagem para 22 pontos. No final das contas, a equipe confirmou seu triunfo com muita soberania e garantiu a inédita passagem à decisão da Liga das Américas.

“Jogamos na mesma intensidade do início ao fim e conseguimos controlar o jogo. Conquistamos um grande resultado e estamos na decisão, mas agora é o grande momento. Temos que levar as coisas boas do jogo de hoje (sábado) para amanhã (domingo)”, disse Hetthseimeir, um dos destaque da tranquila vitória bauruense.