#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Estreante

12-03-2015 | 06:28
Por Liga Nacional de Basquete

Lesionado durante o Final Four do ano passado, Vitor Benite vive expectativa de disputar pela primeira vez a fase decisiva da Liga das Américas

Buscando o bicampeonato inédito da Liga das Américas 2015, o Flamengo contará, desta vez, com os trabalhos do ala/armador Vitor Benite. Mesmo jovem, Benite já escreveu seu nome na história do basquete flamenguista, porém não pôde disputar o Final Four da última edição do torneio continental, já que estava se recuperando de uma grave lesão no joelho.

Já totalmente recuperado da contusão, vivendo talvez a melhor fase de sua carreira no NBB e bastante acostumado a atuar em jogos de alto nível, Benite pode ser uma das grandes peças da equipe rubro-negra no Final Four da Liga das Américas, que acontecerá no próximo final de semana.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2015

“Tivemos, primeiro, um tempo para descansar e recuperar o elenco e depois trabalhamos muito para chegar bem preparado a esta série decisiva da Liga das Américas. O meu pensamento é ajudar a equipe da melhor forma possível, pois me sinto muito bem e com boa expectativa”, comentou Vitor.

Ao contrário de quase todo o resto do elenco do Flamengo, Benite disputará pela primeira vez o Final Four da Liga das Américas (Newton Nogueira/Divulgação)

Ao contrário de quase todo o resto do elenco do Flamengo, Benite disputará pela primeira vez o Final Four da Liga das Américas (Newton Nogueira/Divulgação)

No final de 2013, em uma partida contra o Palmeiras, ainda pela terceira rodada da sexta edição do NBB, Benite se machucou e passou pelo momento mais difícil de sua carreira no basquete. Com uma lesão combinada no joelho, ruptura do ligamento cruzado anterior e também lesão no menisco lateral, o jovem atleta rubro-negro teria que ficar longe das quadras por oito meses.

Durante todo o processo de recuperação, Benite acompanhou fora das quadras todas as partidas da campanha invicta e vitoriosa do Flamengo na Liga das Américas 2014. Pouco tempo depois da conquista continental de sua equipe, Benite contrariou a previsão médica e  estava de volta às quadras após seis meses.

Mesmo após seis meses sem pisar em quadra, Benite teve atuação mais do que importante para o título do Flamengo sobre o Paulistano no NBB 6. Com dez minutos em quadra, Benite teve atuação perfeita, oito pontos em oito tentados, e foi uma das peças chaves de incentivo tanto para o elenco quanto para a torcida flamenguista.

Outro momento importante da história do basquete do Flamengo em que Benite teve uma participação muito importante foi na conquista da Copa Intercontinental, contra o Maccabi Tel Aviv, de Israel. Benite entrou em quadra simplesmente com a tarefa de parar o armador Jeremy Pargo, principal atleta do clube israelense. E conseguiu realizar sua tarefa com êxito.

Com alta intensidade defensiva, Benite simplesmente anulou Pargo na partida e este fato ajudou muito a equipe rubro-negra em crescer na partida, tomar controle do placar e terminar o duelo com o título Mundial.

Benite anulou Pargo em quadra, e foi um dos grandes destaques da conquista do Mundial do Flamengo (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Benite anulou Pargo em quadra, e foi um dos grandes destaques da conquista do Mundial do Flamengo (Gaspar Nobrega/Inovafoto)

Nesta temporada, Benite finalmente terá a oportunidade de disputar em quadra o Final Four da Liga das Américas. E para a sorte do Flamengo, Benite vive uma das melhores fases de sua curta, porém vitoriosa carreira.

Durante a disputa da sétima edição do NBB, Benite foi crucial na vitória sobre o Brasília, na 11ª rodada, quando roubou bola, fez a cesta e deu a vitória ao Flamengo já no último segundo de partida, e também nos últimos sete jogos do clube da Gávea no Campeonato Nacional, quando teve média de 18,5 pontos por jogo.

Já na campanha da edição 2015 da Liga das Américas, Benite não está entre os principais cestinhas do Flamengo na competição, porém, vindo do banco, o jovem atleta da equipe rubro-negra sempre ajuda na pontuação, que dependendo do cenário da partida, pode ser fundamental para um triunfo flamenguista.

“Estamos totalmente concentrados neste Final Four, pois vamos enfrentar um time de qualidade na semifinal,  o único que conseguiu superar nossa equipe na etapa anterior. O Pioneros joga muito em cima da individualidade dos seus atletas, optando pelo jogo mais físico, de contato, e temos que estar sempre atentos e preparados para neutralizar essa forma de atuar”, analisou Benite.

Muito forte defensivamente, Benite pode ser uma das surpresas do ataque rubro-negro no Final Four da Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Defesa e ataque: Benite vem tendo boas atuações dos dois lados da quadra nesta temporada (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Confira a tabela de jogos do Final Four da Liga das Américas 2015:

Sede: Maracanãzinho (Rio de Janeiro – RJ)

– 14/03 (Sábado)
18h – Jogo 1 – Paschoalotto/Bauru x Peñarol de Mar del Plata (ARG) – ao vivo no SporTV
20h15 – Jogo 2 – Flamengo x Pioneros de Quintana Roo (MEX) – ao vivo no SporTV

– 15/03 (Domingo)
18h15 – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
20h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – ao vivo no SporTV