#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estreou com tudo!

08-06-2015 | 11:36
Por Liga Nacional de Basquete

Após ano histórico à frente do Limeira, estreante treinador Dedé Barbosa conquista o Troféu Ary Vidal de melhor técnico da temporada 2014/2015 do NBB

Dedé Barbosa é o técnico do ano do NBB. Logo em sua primeira temporada como treinador, o comandante da Winner/Limeira conquistou temporada história à frente da equipe do interior do Estado de São Paulo e recebeu o Troféu Ary Vidal da temporada 2014/2015, o prêmio de Melhor Técnico do NBB 7.

Depois de atuar como jogador com a camisa do Flamengo na segunda edição do NBB, Dedé Barbosa se aposentou das quadras mas não ficou longe dela por muito tempo. Trabalhou como assistente técnico por quatro temporadas no Limeira, até que recebeu a oportunidade de ser efetivado ao cargo de técnico da equipe principal na temporada 2014/2015, após Demetrius Ferracciú, até então comandante limeirense, acertar com o Minas Tênis Clube.

“Se aprende muito mais como assistente do que como técnico, pois o assistente assiste a partida de uma maneira mais sólida e mais fria. Quando eu recebi o convite de assumir esse time eu pude contar com um grupo muito especial, que comprou a minha ideia de jogar coletivo, jogar com raça e ser um grupo muito unido”, declarou Dedé Barbosa, o melhor técnico da temporada 2014/2015 do NBB.

Dedpe

Em sua primeira temporada à frente do Limeira, Dedé Barbosa conquistou o prêmio de melhor técnico da sétima edição do NBB (João Pires/LNB)

Mesmo sem experiência como treinador, porém com total domínio sobre os jogadores do elenco do Limeira, Dedé Barbosa levou o Limeira a uma temporada histórica e foi justamente condecorado com o prêmio de melhor treinador da temporada 2014/2015.

O início da carreira de Dedé Barbosa no NBB foi fulminante, com sete vitórias nos sete primeiros jogos do campeonato nacional. Depois do grande início, a equipe limeirense continuou provando sua força durante toda a fase de classificação e na segunda colocação, com um total de 25 vitórias em 30 partidas, a melhor campanha da história da equipe no NBB.

Nos playoffs, a equipe comandada por Dedé Barbosa escreveu mais uma vez seu nome na história. Antes o retrospecto de cinco derrotas nos cinco confrontos de playoff que havia disputado, o Limeira bateu o UniCEUB/BRB/Brasília, por 3 a 1, na fase quartas de final e venceu pela primeira vez uma série de Finais na história.

“Esse prêmio de melhor técnico da temporada deveria ser o prêmio da melhor comissão técnica do campeonato. Hoje o treinador não tem tanta decisão quanto no passado em termos de tomar decisão física, médica e de quanto vai dar de treino. Hoje temos uma base de comissão técnico que trabalha forte na estatística, de vídeo, de mapeamento que ajuda o técnico a tomar as decisões mais certas e isso torna o trabalho muito mais fácil”, comentou Dedé.

Dedé Barbosa, técnico do Limeira

Com campanha história logo em sua primeira temporada, Dedé Barbosa foi eleito o melhor técnico da sétima edição do NBB (Luiz Pires/LNB)

Após vencer a primeira série de playoff de sua história no campeonato nacional, o Limeira não conseguiu a tão sonhada classificação para a grande Final do NBB, após ser derrotado pelo Flamengo na fase semifinal, por 3 a 0. Mesmo assim, a equipe do interior do Estado de São Paulo fechou a sétima edição do NBB com o saldo muito positivo.

Com a terceira colocação geral da sétima edição do NBB, a temporada histórica limeirense foi finalizada com a inédita vaga para a próxima edição da Liga das Américas.

Eleito melhor técnico da temporada, Dedé Barbosa é o sexto técnico diferente a receber a premiação em sete edições do campeonato Nacional. Paulo Chupeta (2008/2009), Lula Ferreira, em duas oportunidades (2009/2010 e 2012/2013), Hélio Rubens (2010/2011), Régis Marrelli (2011/2012) e Gustavo De Conti (2013/2014) foram os outros treinadores condecorados no NBB.

“Nosso time encrontou uma maneira bem sólida de jogar. Jamais vou mudar minha filosofia coletiva de jogo, maneira que o grupo abraçou e fomos felizes jogando assim. O pensamento da nossa comissão técnica foi sempre por aí, nosso time não tem estrela no elenco, precisamos de três peças para se reforçar, já que todos os times estão fortes e sabemos cada vez mais a nossa responsabilidade para a próxima temporada”, concluiu o comandante do Limeira.

Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB:

2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano/Unimed)
2012/2013 – Lula Ferreira (Franca Basquete)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José/Unimed)
2010/2011 – Hélio Rubens (Franca Basquete)
2009/2010 – Lula Ferreira (Franca Basquete)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)