#JOGAJUNTO

LDB

Superação emfamília

10-08-2021 | 06:06
Por Rodrigo Bussula

Lesão, superação, apoio do irmão e da família: Guilherme Ruivo retornou ao basquete em grande estilo na LDB 2021

O esporte, além do entretenimento, traz para o fã diversas nuances humanas. Uma delas, não menos importante que as outras, é o espírito de superação para alcançar objetivos e superar obstáculos. Neste ponto, Guilherme Ruivo, ala do Praia Clube/Gabarito na LDB 2021, tem uma história para contar.

Com 1,84m e 20 anos de idade, Guilherme é um jovem ala promissor que faz parte do elenco do Praia Clube nesta edição da LDB. O jogador, estreante na competição, foi peça importante na campanha do time de Uberlândia na 1ª etapa, que até aqui já acumulou duas vitórias em cinco partidas – médias de 9,3 pontos e 2,3 rebotes em 18,8 minutos de quadra.

Vindo do banco, Gui é peça importante do Praia Clube na LDB 2021 (João Pires/LNB)

Mas quem vê o ala dentro de quadra vibrando, ajudando os companheiros e se doando ao máximo não pensa que o mesmo há pouco mais de um ano sofreu um drama gigantesco que quase o tirou de forma definitiva das quadras. Isso porque Guilherme sofreu uma das piores lesões que um atleta de alto rendimento pode ter: rompeu o LCA (Ligamento Cruzado Anterior).

“Para mim é muito gratificante esse momento que estou vivendo porque eu me lesionei ano passado. Estou há dois anos sem jogar praticamente. Rompi o ligamento cruzado do joelho e poder voltar com um papel importante dentro da equipe é muito mais gratificante, é fruto de muito trabalho. Ainda tem muita coisa por vir”, afirmou o jogador.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Guilherme Ruivo (@guiruivo4)

O processo de cura e recuperação de uma lesão no LCA leva em torno de 9 a 12 meses para a recuperação completa. Isso, é claro, com acompanhamento médico adequado e seguindo todo o processo com muito cuidado e atenção, sempre respeitando os limites do corpo.

Tudo isso para um jovem de 18 para 19 anos, que ama jogar basquete e pratica o esporte quase que religiosamente desde muito cedo, foi difícil. Nesse momento entrou em cena seu irmão mais velho, Felipe, que também é jogador e atualmente defende o Paulistano/Corpore no NBB. Para Guilherme, o apoio dele e de toda a família foi de extrema importância para seu retorno às quadras.

“Significa tudo. Basicamente tudo. Se ele não tivesse do meu lado, assim como toda a minha família, eu não estaria aqui hoje. Estaria trabalhando, fazendo alguma outra coisa. Mas com ele do meu lado, me apoiando, dando dicas e sempre falando para eu nunca desistir e levantar a cabeça, isso mudou. Devo tudo isso a ele”, afirmou Guilherme Ruivo ao falar sobre a importância do irmão no processo de recuperação.

Guilherme Ruivo, à esquerda, e Felipe Ruivo, à direita, em partida do Praia Clube contra o Mogi na LDB 2021 (João Pires/LNB)

Fã número um de Guilherme, Felipe Ruivo não poupou palavras para descrever a emoção de vê-lo de volta às quadras. Para ele, poder acompanhar todo o trajeto ao lado do caçula, da lesão até a disputa da LDB, foi algo gratificante.

“É motivo de muita alegria para mim, para a minha família. Acompanhamos de perto tudo que o Gui enfrentou. Ele vem de uma lesão de LCA, mas já teve diversos outros problemas, então vê-lo jogando no mais alto nível no basquete de base hoje é muito bacana. Fico muito contente de poder estar presente nesse momento”, disse Felipe Ruivo, que completou:

“Estou realmente muito feliz porque sei que a LDB é uma competição gigantesca, que já tive a oportunidade de vencer duas vezes com o Pinheiros, e saber que ele está hoje na disputa de um campeonato tão grande é muito bacana”, finalizou.

Guilherme Ruivo é um dos nomes confirmados na 2ª etapa da LDB 2021, que começa já no dia 22 de agosto. O jogador do Praia Clube tem mais cinco jogos pela frente para tentar garantir uma vaga na próxima fase da competição com a equipe de Uberlândia, que atualmente ocupa a 7ª colocação do Grupo B – somente os quatro primeiros passam de fase. A estreia do Praia na próxima etapa do campeonato será no dia 30 de agosto, às 17h30, contra o Basquete Cearense.