#JOGAJUNTO

LDB

Que venha afase final!

05-09-2021 | 12:57
Por Liga Nacional de Basquete

Oito equipes avançaram para a fase final da competição, que começa no dia 27 de setembro; sede será no Ginásio Antônio Prado Jr., do Paulistano

A primeira fase da LDB 2021 chegou ao fim. Após duas etapas extremamente disputadas, com grandes jogos e atuações individuais dignas de aplausos, as oito equipes classificadas à fase final da competição já estão definidas.

Pelo Grupo A, Paulistano, Sesi Franca Basquete, Corinthians e São Paulo garantiram vaga entre os quatro primeiros. Já do outro lado, pelo Grupo B, Pinheiros, Cerrado, Minas Tênis Clube e Rio Claro foram os que ficaram com as quatro vagas restantes.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição nacional de base organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Grupo A:

1º – Paulistano

Paulistano se classificou à fase final com campanha invicta (João Pires/LNB)

Líder isolado e invicto até aqui, o Paulistano foi absoluto no Grupo A. Sob o comando de Beto Jayme, o time alvirrubro disputou e venceu dez jogos (100% de aproveitamento), com direito a triunfos de todas as formas, dos maiúsculos aos mais magros.

O último jogo da equipe na primeira fase, a vitória apertada contra o São Paulo por 66 a 68, mostrou também o poder de resiliência do CAP. Após tirar uma vantagem que chegou a ser de 10 pontos no segundo tempo, o Paulistano virou a partida com Matheus Buiú, autor de um lindo Game Winner no segundo final. Com a vitória, a equipe encerrou a 2ª Etapa com vitória e manteve a invencibilidade.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Buiú, inclusive, foi um dos principais destaques da campanha do CAP nesta primeira fase, com médias de 10,5 pontos e 3,5 rebotes. Além dele, o armador Jonatan (11,0 pontos) e o ala/pivô Brunão (8,5 pontos, 5,6 rebotes e 11,3 de eficiência) também foram essenciais para o sucesso de um Paulistano extremamente coletivo.

Estatísticas completas do Paulistano na LDB 2021

2º – Sesi Franca

Finalista da última edição, Franca avança de fase (João Pires/LNB)

Finalista da LDB 2019, o Sesi Franca chegou nesta edição da LDB sonhando alto e com uma expectativa muito boa para a competição. A jovem equipe da Capital do Basquete, com o auxílio de algumas das principais promessas do basquete brasileiro, foi bem, perdeu apenas para o Paulistano e encerrou a primeira fase com o incrível aproveitamento de 90% nos jogos (9 vitórias em 10 partidas).

Os nove triunfos refletem o trabalho bem feito do time francano, mas também ressalta o espírito de superação da equipe. Ainda na 1ª Etapa, o Franca perdeu duas peças que seriam importantes no decorrer da competição: Edu Marília e Kauã Temponi.

Mesmo assim, a equipe supriu bem as ausências e conseguiu ótimos resultados. Entre os principais, estão as vitórias nos confrontos diretos contra StockMed/União Corinthians (68 a 65), Corinthians (71 a 68), São José (67 a 62) e São Paulo (63 a 61), que foram essenciais para carimbar a vaga na próxima fase.

Individualmente, a dupla formada por Márcio e Adyel foi crucial para o bom momento francano, com os dois guiando e liderando a equipe dentro de quadra, principalmente nos jogos mais importantes. Prova disso são suas médias. Enquanto o pivô anotou médias de com 17,4 pontos e 11,2 rebotes, o armador encerrou a primeira fase com 14,0 pontos, 4,3 rebotes e 2,8 assistências por jogo.

Estatísticas completas do Franca na LDB 2021

Márcio foi o principal nome do Franca na primeira fase (João Pires/LNB)

Além dos dois, vale ressaltar o crescimento do jovem ala/armador Reynan, nascido em 2004. O jogador ganhou importantes minutos e os converteu a oportunidade em números consistentes, saindo da etapa com médias de 10,7 pontos e 3,7 rebotes.

3º – Corinthians

Corinthians chega na fase final com moral após vencer o Majestoso pela 1ª vez (João Pires/LNB)

Na LDB 2021 o Corinthians seguiu à risca o seu mote “na base da raça”. A equipe se classificou à fase final na terceira colocação do Grupo A, com oito vitórias em dez jogos (80% de aproveitamento).

O caminho do Timão não foi fácil. A equipe teve que superar batalhas duras, vencendo São José (78 a 71) e São Paulo (65 a 64), adversários diretos pela vaga, de maneira dramática. O triunfo no Majestoso, inclusive, foi um divisor de águas para o alvinegro na fase de classificação, praticamente garantindo a terceira vaga do grupo.

O roteiro da partida foi o mais emocionante possível. O Corinthians chegou a perder por 21 pontos no 3º quarto, mas soube sofrer. Em seguida, reagiu e virou a partida já nos segundos finais, alcançando a vitória no estouro do cronômetro. Com o resultado, o Corinthians, além de praticamente garantir uma vaga na fase final, conseguiu sua primeira vitória em um Majestoso em competições organizadas pela LNB (NBB e LDB).

Pedro Nunes (15,5 pontos, 7,5 rebotes, 3,2 assistências e 17,2 de eficiência), Ludwig (10,7 pontos, 8,2 rebotes e 15,8 de eficiência) e Yan Djalo (10,8 pontos, 4,3 rebotes e 12,4 de eficiência) foram os principais homens do alvinegro paulista na campanha que garantiu o Timão entre os oito melhores da LDB 2021.

Estatísticas completas do Corinthians na LDB 2021

4º – São Paulo

Estreante na competição, São Paulo garante vaga na fase final (João Pires/LNB)

Quarto colocado, o São Paulo soube sofrer, venceu partidas importantes e ficou com a última vaga no Grupo A. Com isso, o Tricolor do Morumbi avançou à fase final e ficou entre os oito melhores time da LDB logo em sua primeira participação.

Três partidas foram essenciais para a classificação do time do Morumbi: as vitórias sobre União Corinthians, por 72 a 70, Campo Mourão, por 82 a 67, e sobre o São José, por 73 a 68. Com esses triunfos, o Tricolor do Morumbi conseguiu desbancar o trio na luta pela quarta vaga no final da fase de classificação.

Durante a primeira fase o São Paulo se destacou também por alguns jogadores com ótimas atuações individuais. Entre alguns nomes, o principal foi o do armador Matheus Eugeniusz, dono de expressivas médias de 18,2 pontos, 5,4 rebotes, 4,6 assistências e 14,0 de eficiência. Matheus Bernado foi outro que também apresentou boas atuações durante a competição, encerrando a 2ª Etapa com médias de 14,0 pontos, 4,0 rebotes e 9,7 de eficiência.

Estatísticas completas do São Paulo na LDB 2021

Grupo B:

1º – Pinheiros

Pinheiros foi absoluto na primeira fase da LDB 2021 (João Pires/LNB)

Assim como o Paulistano no Grupo A, o Pinheiros foi imbatível no Grupo B. A equipe comandada por David Pelosini não tomou conhecimento dos adversários e fechou a primeira fase com uma sequência perfeita de dez vitórias em dez jogos.

As atuações do jovem time do Jardim Europa foram tão dominantes que, em dez partidas, somente em duas a equipe não ultrapassou a casa dos 100 pontos – vitórias contra Cerrado (90 a 60) e Mogi (92 a 62).

Além disso, a maior pontuação que o time sofreu foram 78 pontos, na vitória sobre o Bauru por 114 a 78, e a menor 36, no triunfo sobre a Unifacisa por 119 a 36.

Os destaques foram muitos. Paulo ScheuerDanilo SenaDikembeGuilherme AbreuJonas Buffat e tantos outros representaram o manto pinheirense dentro de quadra. Mas dentre esses, vale destacar o garrafão formado por Scheuer, dono de 17,8 pontos e 19,6 de eficiência, e Dikembe, com 13,9 pontos, 9,2 rebotes, 3,0 assistências e 20,3 de eficiência, que contribuiram ativamente para as vitórias do Pinheiros nos dois lados da quadra.

Estatísticas completas do Pinheiros na LDB 2021

2º – Cerrado Basquete

Uma das sensações do campeonato, Cerrado chega com moral elevada na fase final após terminar em 2º no Grupo B (João Pires/LNB)

Logo atrás, na segunda colocação, o Cerrado Basquete também garantiu uma vaguinha na fase final. A equipe chega no grupo dos oito melhores da competição com uma campanha de respeito de oito vitórias em dez partidas (80% de aproveitamento).

No caminho, a equipe do Distrito Federal superou adversários importantes até a vaga, tendo sido derrotado somente por Pinheiros e Flamengo, na segunda e na primeira etapa, respectivamente.

A classificação na temporada de estreia da equipe em LDB’s pode ser explicada com dois pontos importantes: o ótimo jogo coletivo e o talento individual de algumas peças. No que diz respeito ao trabalho coletivo o time foi bem, anotando médias de 78,9 pontos feitos e de 71,5 sofridos por partida.

Estatísticas completas do Cerrado na LDB 2021

No individual, o Cerradi contou com três jogadores encerrando a etapa com mais de dez pontos de média, sendo eles o armador Robsinho (13,4), o ala John (12,7) e o pivô Sérgio Conceição (10,4). O pivô ainda se destacou também em rebotes, com média de 12,3 por jogo, ficando com um duplo-duplo de média. Além disso, ‘Serjão’, como é conhecido, também detém o maior índice de eficiência do time, com 19,8 de média.

3º – Minas Tênis Clube

Com presença de Gui Santos na 2ª Etapa, Minas garantiu vaga na fase final da LDB 2021 (Bruno Lorenzo/LNB)

O caminho do Minas até a classificação à fase final como terceiro colocado do Grupo B foi árduo. A equipe chegou na 2ª Etapa com três vitórias em três jogos, precisando vencer pelo menos quatro dos cinco confrontos que teria pela frente para manter viva a chance de classificação.

Dito e feito. Com o auxílio do jovem prospecto Gui Santos, uma das maiores promessas brasileiras dos últimos anos, a equipe minastenista superou Unifacisa, Basquete Cearense, Praia Clube e Flamengo. Perdeu apenas na última rodada para o Brasília, mas naquela altura do campeonato a classificação já havia sido assegurada no triunfo dramático, e na prorrogaçãom sobre o Flamengo (77 a 72).

Além de Gui Santos, que em quatro jogos anotou médias de 20,0 pontos, 5,8 rebotes, 3,0 assistências e 19,8 de eficiência, outro que ganhou ainda mais importância no elenco da equipe mineira é o pivô Augusto. O jogador de 2,11m do Minas Tênis Clube encerrou a fase de classificação com médias de 15,3 pontos, 11,2 rebotes e 22,7 de eficiência, se fixando como um dos melhores na posição nesta LDB.

Estatísticas completas do Minas na LDB 2021

4º – Rio Claro Basquete

Sob o comando de Fernando Penna, Rio Claro surpreendeu nesta LDB (João Pires/LNB)

A última vaga no Grupo B ficou com o Rio Claro. A equipe vai para a fase final com campanha de seis vitórias em dez jogos (60% de aproveitamento).

Em números, o time empata com o Flamengo, dono de mesma campanha. Mas por conta da vitória dos rio-clarenses no confronto direto, vencido por 68 a 67 ainda na 1ª Etapa (critério de desempate), os rio-clarenses ficaram com a última vaga do grupo.

O armador Luis (média de 12,9 pontos, 2,7 rebotes e 10,6 de eficiência) e o ala Arthur (10,6 pontos, 7,1 rebotes e 11,5 de eficiência) foram os dois principais nomes do time na competição.

Estatísticas completas do Rio Claro na LDB 2021

Próxima fase e sistemas de disputa

A fase final será realizada em São Paulo (SP), no Ginásio Antônio Prado Jr (Paulistano), entre os dias 27 de setembro e 02 de outubro. Nela, os quatro melhores classificados de cada grupo serão divididos em dois novos grupos (C e D) de quatro equipes. Todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Logo após os primeiros confrontos da fase final, serão formados os seguintes confrontos: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Já no último dia, serão realizadas as disputas de 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).

Classificados:

Grupo A:

1º – Paulistano – 10V/10J

2º – Sesi Franca Bassquete – 9V/10J

3º – Corinthians – 8V/10J

4º – São Paulo F.C -7V/10J

Grupo B:

1º – Pinheiros – 10V/10J

2º – Cerrado Basquete – 8V/10J

3º – Minas Tênis Clube – 6V/10J

4º – Rio Claro Basquete – 6V/10J