#JOGAJUNTO

LDB

Dalaqua:Com os pésfirmes

17-08-2021 | 10:47
Por Rodrigo Bussula e Gabriel Rocha

Início no arquirrival, superação após quebrar dois pés e ascensão no Timão: conheça o jovem armador do Corinthians

Para um jogador de basquete, quebrar os dois pés é quase que um ponto final para a carreira, agora imagina isso acontecendo na mesma temporada. Acreditem ou não, isso ocorreu com o armador  Felipe Dalaqua, que atua no Corinthians na LDB 2021. Agora, com as lesões já no passado, o jogador brilha com a camisa alvinegra na maior competição de base do país.

A ascensão de Felipe Dalaqua quase foi interrompida por dois episódios ruins em sua carreira. Em 2019, o atleta ficou fora da maior parte da temporada por quebrar os dois pés durante o ano.

‘’Passei por uma dificuldade muito grande: quebrei os dois pés na mesma temporada. No começo de 2019, machuquei o pé direito, voltei depois de quatro meses e meio e, um mês depois, quebrei o pé esquerdo. Fiquei o ano inteiro parado’, disse o jogador, que completou:

‘’Nessa hora, pensei em parar. Mas também pensei nos meus familiares que sempre me apoiaram, nos meus amigos que sempre estavam comigo quando estava mal e por eles sempre me colocarem para cima, hoje estou aqui’’, finalizou.

Felipe Dalaqua foi um dos grandes destaques do Corinthians na 1ª etapa da LDB 2021 (João Pires/LNB)

Atualmente, 100% recuperado, Dalaqua se destaca pelo efetivo arremesso de três pontos e pela facilidade em distribuir assistências para seus companheiros. O estilo de jogo, segundo ele, é inspirado em Stephen Curry, jogador do Golden State Warriors na NBA, principal referência na posição para o armador corintiano, que o assiste desde de 2012, quando Curry ainda era uma jovem promessa na maior liga de basquete do planeta.

“Desde que eu comecei a vê-lo jogar em 2012, 2013 eu me inspiro nele para jogar, é meu ídolo, então sigo os passos dele’’, disse.

Natural da capital paulista, o jovem de 21 anos chegou ao Corinthians ainda em 2019 e vem trilhando desde então sua caminhada dentro do clube. Depois de receber uma pequena minutagem na boa campanha corintiana na temporada 2020/2021 do NBB, Dalaqua se tornou um dos principais nomes da campanha invicta do time paulista na Liga de Desenvolvimento de Basquete deste ano. 

Felipe Dalaqua se destaca pela ótima visão de jogo e o bom aproveitamento na linha de 3 pontos (João Pires/LNB)

Nas cinco vitórias do Timão pela 1ª etapa da fase de grupos, o armador anotou médias de 11,8 pontos, 1,8 rebotes e 1,8 assistências, e também pôde anotar mais de 15 pontos em dois jogos. Além disso, o jogador vem recebendo minutos no Campeonato Paulista e ganhou a titularidade da equipe alvinegra. Dalaqua se destacou nos dois primeiros jogos da competição, anotando 17 e 14 pontos, respectivamente.

Mas todo o potencial de Dalaqua só foi conhecido pelo basquete brasileiro graças ao seu irmão mais velho, Matheus, que já praticava o esporte da bola laranja e serviu de referência para o pequeno Felipe, que seguiu o mesmo caminho: 

“Comecei a jogar com 10 anos por causa do meu irmão mais velho que jogava em São Caetano. Ele sempre foi meu espelho, meu ídolo, desde pequeno o via jogando e, quando eu tive a oportunidade, ele me disse: vai lá, que se você gostar você continua”, afirmou.

Oriundo do basquetebol de base do rival, o Palmeiras, Dalaqua iniciou sua carreira na Barra Funda. Acertou sua transferência para o Corinthians após ser observado por Vitor Galvani, auxiliar técnico do Corinthians. O jogador viu no Corinthians um projeto melhor para sua carreira e decidiu ir jogar no Parque São Jorge pensando, principalmente, a longo prazo. 

Completamente ambientado no Timão, o armador trabalha para receber mais minutagem no NBB e, para isso, busca manter o bom desempenho na LDB. Para ele, jogar uma LDB é positivo para “criar uma casca’’ e chegar preparado para os maiores desafios na elite do basquete brasileiro, seu principal objetivo.

O Corinthians volta às quadras da Liga de Desenvolvimento de Basquete no dia 23 de agosto, contra o Sesi Franca, às 12h15, no Ginásio do Morumbi.