#JOGAJUNTO

LNB

Feliz 2013!

31-12-2012 | 03:57
Por Liga Nacional de Basquete

Retorno às Olimpíadas, basquete na TV aberta, NBB crescendo. Com certeza, 2012 deixará saudades, mas é enorme a expectativa para a virada de ano

NBB Rumo a Londres - Marcelinho

Campanha da LNB em homenagem aos atletas olímpicos do NBB (Divulgação)

O ano de 2012 ficará marcado para o basquete brasileiro. O retorno da Seleção Brasileira masculina à disputa das Olimpíadas foi o grande marco da modalidade em 2012. O Brasil voltou a ser reconhecido mundialmente como uma grande força do esporte da bola laranja, com uma campanha digna nos Jogos Olímpicos de Londres. Vencendo a poderosa Espanha, ficou a um ponto de bater a Rússia e só parou em um jogo muito equilibrado com a sempre forte Argentina, terminando o torneio com um honroso quinto lugar.

Nessa passagem histórica, da volta do basquete brasileiro masculino às Olimpíadas após 16 anos, o NBB tem muita contribuição. Seis jogadores do grupo que foi a Londres atuam no Brasil: Alex e Gulherme Giovannoni (Brasília); Marcelinho, Caio Torres e Marquinhos (Flamengo); e Larry Taylor (Bauru), norte-americano que conseguiu a naturalização em 2012 e pôde vestir a camisa verde e amarela.

O momento de ressurreição do basquete brasileiro foi mais um motivo para comemoração do NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo, que completou quatro anos de existência em 2012. Nesse tempo, o NBB entrou para a história do esporte brasileiro, principalmente pela mudança na gestão dos clubes e na organização do campeonato nacional adulto masculino de basquete.

Desde o dia 28 de janeiro de 2009, data do primeiro jogo do NBB, o Brasil pôde acompanhar a evolução desse campeonato, que antes era visto como a esperança do basquete nacional e hoje está consolidado como uma das principais competições esportivas do mundo.

Um dos eventos que já começaram a virar tradição no basquete brasileiro é o Jogo das Estrelas, cuja quarta edição foi realizada novamente na cidade de Franca (SP), um tradicional reduto do basquete brasileiro. Mais uma vez, sucesso!

Nos dois dias de evento, os francanos lotaram o Ginásio Pedrocão para ver os Torneios de Enterrada e de 3 Pontos, o Desafio de Habilidades e a partida entre NBB Brasil, selecionado de craques brasileiros, contra o NBB Mundo, que contou com os principais atletas estrangeiros da competição. Jogo que novamente contou com a transmissão ao vivo da TV Globo.

 

Equipes NBB Brasil e NBB Mundo reunidas

Equipes NBB Brasil e NBB Mundo reunidas no Jogo das Estrelas 2012 (Luiz Pires/LNB)

Outro evento organizado pela LNB, este em parceria com a Asociación de Clubes de Basquetebol (AdC), da Argentina, foi o Torneio Interligas Brasil/Argentina. Quatro times do NBB, Pinheiros, Uberlândia, Bauru e Paulistano, mais quatro equipes da Liga Argentina, Peñarol, Obras Sanitarias, Lanús e Libertad, disputaram o torneio que integra as duas principais forças do basquete sul-americano.

No dia 27 de março, em Mar Del Plata, o Pinheiros repetiu o feito de 2011 e voltou a fazer a final da competição, mas foi superado pelos argentinos do Peñarol, que venceram por 88 a 75 e levaram o título.

Já no NBB, a temporada 2011/2012 mostrou que a cada ano que passa, o campeonato fica mais equilibrado, com novas forças surgindo. O São José terminou a fase de classificação na liderança pela primeira vez na história, seguido de Pinheiros, Brasília e Flamengo, que fizeram a mesma campanha. Com outros grandes times logo atrás, a promessa era de playoffs muito disputados. Assim foi.

Nas quartas de final, o Pinheiros entrou para a história ao ser o primeiro time a vencer uma série melhor de cinco jogos após estar perdendo por 2 a 0, ao bater o Joinville por 3 a 2. Nas semifinais, os dois confrontos (Pinheiros x Brasília e São José x Flamengo) foram decididos na quinta e decisiva partida.

O Brasília conquistou o tricampeonato do NBB (João Pires/LNB)

Chegaram à final São José e Brasília, disputada em um formato inédito, em jogo único, em Mogi das Cruzes (SP), com transmissão ao vivo pela TV Globo para todo o Brasil. O ginásio ficou lotado para ver a partida decisiva do NBB 2011/2012, vencida por 78 a 62 pelos brasilienses, que se sagraram tricampeões da principal competição do basquete nacional.

O NBB cresceu ainda mais depois da quarta temporada, com a entrada de quatro novos times na edição de 2012/2013, com destaque especial para o Basquete Cearense, a primeira equipe do Nordeste da história da competição. Assim, o campeonato agora abrange quatro das cinco regiões do país, em um trabalho acelerado para o desenvolvimento do basquete em todo o país.

Na temporada 2012/2013, que começou no dia 24 de novembro, 18 equipes disputam o campeonato, um recorde histórico. Emoção garantida para toda a temporada.

Para encerrar 2012 com chave de ouro, a LNB deu o ponto de partida para a realização da segunda edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato realizado em parceria com o Ministério do Esporte, envolvendo 19 equipes e contando com a participação de estados que não estão no NBB, como Paraná, Maranhão e Bahia.

Após dois mandatos, Kouros Monadjemi passa a presidência a Cassio Roque (Divulgação)

A LDB começou com quatro grupos disputados nas sedes de Belo Horizonte e Brasília entre os dias 26 e 30 de dezembro. A competição vai continuar durante o início de 2013, com o encerramento previsto na quinta edição do Jogo das Estrelas.

Outro fato importante que ocorreu no final de 2012 foi a eleição do novo presidente da Liga Nacional de Basquete. Após quatro anos de mandato, Kouros Monadjemi passou o posto para seu vice, Cássio Roque, em Assembleia Geral, decidida pelos clubes.

A tendência é de que 2013 mantenha o progresso visto em 2012 e seja um ano ainda melhor para o basquete brasileiro.