#JOGAJUNTO

Mais basquete

Festa do NBA3X

14-09-2012 | 05:30
Por Liga Nacional de Basquete

NBA lança torneio inédito de basquete 3 x 3 no Brasil com enterradas, diversão e uma clínica comandada por Tiago Splitter

Tiago Splitter comanda clínica com jovens durante lançamento do NBA3x (Gaspar Nóbrega/inovafoto)

O NBA3X, evento inédito no Brasil promovido pela National Basketball Association (NBA) e a Netshoes, foi lançado em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (14/09), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A festa de apresentação contou com as presenças de Tiago Splitter, pivô do San Antonio Spurs e da Seleção Brasileira, das Brooklynettes (cheerleaders da recém-criada franquia do Brooklyn Nets) e de Harry, The Hawk, mascote do Atlanta Hawks, que também estarão no torneio de basquete 3 x 3, disputado no mesmo parque em uma área interativa de 3.000m², oferecendo uma experiência única de entretenimento para os fãs do esporte, neste sábado (15/09) e neste domingo (16/09).

Splitter comandou uma clínica de cerca de uma hora com 50 jovens do Special Olympics, projeto internacional criado para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência intelectual. Depois, foi a vez de as cheerleaders e o mascote Harry animarem os presentes com enterradas com camas elásticas. Como parte da motivação social do NBA3X, Phillipe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina, e Joaquim Ornik, administrador do parque, fizeram a entrega oficial da quadra reformada pelo evento ao Parque Villa-Lobos, ação promovida em parceria com a Secretaria de Esportes, Recreação e Juventude de São Paulo.

Para Splitter, que jogou as Olimpíadas de Londres pela Seleção Brasileira, a realização do NBA3X no Brasil vai ajudar a fortalecer a modalidade. “Estamos vivendo um momento muito bom no nosso basquete, tanto interno, quanto no exterior, com atletas se destacando na NBA e na Europa. O NBA3X mostra que a liga está muito interessada no nosso mercado, no nosso público, e isso é excelente para o nosso esporte. Vai ser um fim de semana de muito basquete e muita alegria”, disse o jogador do San Antonio Spurs.

Harry, The Hawk, agitou o evento e animou os jovens do projeto Special Olympics (Gaspar Nóbrega/inovafoto)

O vice-presidente da NBA para a América Latina destacou o momento do basquete brasileiro na NBA, com cinco jogadores confirmados (Tiago Splitter, Anderson Varejão, Nenê Hilário, Fab Mello e Scott Machado) e um em negociações (Leandrinho). “O Brasil é um dos mercados que mais cresce para a NBA e estamos buscando acompanhar essa demanda do nosso público. O país está causando um grande impacto na liga e o NBA3X é parte do esforço da NBA em ajudar o basquete a crescer, combinando alta qualidade com entretenimento, oferecendo aos nossos fãs uma autêntica experiência de NBA”, declarou Phillipe.

A chegada do NBA3X, inédito no país, é parte da estratégia da NBA, que almeja o crescimento da modalidade no Brasil, aproximando ainda mais os adeptos do esporte, promovendo conceitos como competitividade e convivência. A principal atração do NBA3X terá competições masculinas e femininas, com divisão por faixas etárias: 12 a 14 anos, 15 a 17 anos e maiores de 18 anos.

Além do torneio de trios, o público poderá se inscrever para participar de competições de três pontos, de habilidades e um contra um, entre outros, que serão realizadas em duas quadras oficiais. Os fãs terão ainda a oportunidade de tirar fotos com o Troféu Larry O’Brien, a taça que é entregue aos campeões da NBA.

Ainda neste sábado, dia 15, a partir das 11h30, Tiago Splitter participará de uma clínica de basquete com 50 jovens do projeto social ‘Virando o Jogo’, da Prefeitura de São Paulo.

As Brooklynettes mostraram suas habilidades nas enterradas (Gaspar Nóbrega/inovafoto)