#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fator casa

16-04-2019 | 06:54
Por Liga Nacional de Basquete

Com dois jogos seguidos em casa contra o Corinthians, Flamengo detém histórico favorável diante de sua torcida

Jogar em casa sempre foi um fator importante nos playoffs do NBB CAIXA, e com o Flamengo não é diferente. Nesta quarta-feira (17/04), o rubro-negro carioca fará o primeiro dos dois jogos que terá em seus domínios contra o Corinthians pela série quartas de final do NBB CAIXA. O duelo será no Tijuca Tênis Clube, às 20 horas, com transmissão ao vivo do Fox Sports.

Dono do mando de quadra na série, o clube da Gávea abriu vantagem de 1 a 0 no confronto contra o Timão depois de vencer o Jogo 1 em plena capital paulista, por 92 a 73. Com isso, a equipe carioca poderá garantir uma vaga nas semifinais em caso de duas vitórias em casa.

E se depender do retrospecto do time como mandante, o torcedor rubro-negro tem motivos de sobra para ficar animado.

Flamengo detém bom retrospecto em jogos em casa (Staff Images/Flamengo)

Os comandados do técnico Gustavo De Conti disputaram 13 jogos em seus domínios pela fase de classificação do NBB CAIXA, sendo oito jogos na Arena Carioca 1 e cinco no Tijuca Tênis Clube. O aproveitamento é expressivo: 12 vitórias e apenas uma derrota (92,31% de aproveitamento) – perdeu apenas para o Pinheiros por 74 a 61 no primeiro turno. Esse desempenho só é igualado pelo Sesi Franca Basquete, líder da primeira fase.

A superioridade do Flamengo quando joga em casa pode ser provada com alguns números. No ataque, a equipe anota em média 86,38 pontos por partida e aparece como mandante que mais pontua no campeonato. Já na defesa, tem apenas 72,38 pontos sofridos e também lidera o ranking dos times que jogam em casa.

+Ranking de pontos por equipe do NBB CAIXA 2018/2019

Flamengo conta com ótimos números nos confrontos em que foi mandante (Marcelo Cortes/Flamengo)

Alto aproveitamento também em playoffs

O domínio do Flamengo como mandante no NBB CAIXA não se limita apenas ao momento atual e se estende também aos playoffs.

O clube da Gávea, que participou de todos os playoffs da competição nacional, jogou um total de 52 jogos em casa em mata-matas, com 41 vitórias e apenas 11 derrotas (78,8% de aproveitamento).

Flamengo detém ótimo aproveitando em playoffs em jogos em casa (Luiz Pires/LNB)

Em toda sua história no NBB CAIXA, o Flamengo foi eliminado nas quartas de final somente uma vez – caiu para o Pinheiros, na temporada 2016/2017, por 3 a 2. Tirando essa, só vitórias.

Por isso, se depender do histórico, a expectativa do torcedor rubro-negro para essa série contra o Corinthians é a melhor possível.

+Não para de lutar: Corinthians busca recuperação na série

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Calendário da série:

– Flamengo (2º) x Corinthians (7º)

Jogo 1 –  13/04 – Corinthians 73 x 92 Flamengo – Ginásio Wlamir Marques
Jogo 2 – 17/04 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro – ao vivo no Fox Sports
Jogo 3 – 20/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band
Jogo 4* – data e hora a definir, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo
Jogo 5* – data e hora a definir, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro

*Se necessário