#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fla X Fra:as curiosidades

03-12-2020 | 11:41
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Franca realizam clássico do basquete brasileiro neste sábado, às 16h, ao vivo na TV Cultura e Facebook do NBB

Sábado é dia de clássico, é dia de Flamengo e Sesi Franca Basquete. O duelo entre duas das mais tradicionais equipes do basquete brasileiro acontecerá no Ginásio do Morumbi, em São Paulo, às 16h, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB e na TV Cultura.

O duelo por si só já marca o encontro de dois dos melhores times na competição até aqui, mas outros fatores corroboram também para a grandeza da partida, como histórico em decisões, reencontros e algumas curiosidades mais.

Por isso, separamos alguns pontos interessantes do confronto para você. Dá uma olhada:

O jogo dos reencontros

Um dos fatores interessantes do confronto entre Franca e Flamengo serão os reencontros que acontecerão nos dois lados da quadra, seja de atletas que já estiveram do outro lado, ou de jogadores e treinadores que já atuaram junto no passado mesmo que em outra equipe que não fosse as duas.

Do lado francano, temos o armador Elinho Corazza, o ala/pivô Lucas Dias e o pivô Guilherme Hubner, que ao lado de Gustavo De Conti, hoje treinador do Flamengo, venceram o NBB 2017/2018 com as cores do Paulistano/Corpore.

Pelo CAP, Lucas Dias e De Conti foram campeões do NBB 2017/2018 (Divulgação/LNB)

Do outro lado, o pivô Rafael Mineiro é outro que reencontrará o time que defendeu na temporada 2017/2018 – médias de 7,3 pontos, 5,5 rebotes e 10,4 de eficiência na ocasião. Outro ponto interessante deste reencontro é que Rafael Mineiro já venceu um NBB em cima do seu ex-time, o que aconteceu na temporada 2018/2019.

Além dele, outro homem do garrafão, Rafael Hettsheimeir, jogará contra o Franca pela primeira vez desde sua transferência para o clube da Gávea. Enquanto esteve em Franca, Hett foi vitorioso: ganhou dois Campeonatos Paulistas e uma Copa Super 8, essa curiosamente frente ao Flamengo, clube que defende atualmente.

Com o Franca, Hett se sagrou campeão da Copa Super 8 2019 em cima do Flamengo (FotoJump/LNB)

Histórico no NBB

Franca e Flamengo no NBB é sinônimo de bom jogo desde sempre, mas em confrontos diretos, contando playoffs e jogos da temporada regular, o cenário no geral é amplamente favorável para o Flamengo. Ao todo, os dois times se enfrentaram em 35 oportunidades desde a primeira edição do NBB, com 22 vitórias para o time da Gávea contra 13 do Franca.

Flamengo detém vantagem em confrontos diretos com o Franca (Divulgação/Marcos Limonti)

Vale destacar que dentre os 35 duelos, o que teve maior número de pontos no geral foi uma vitória do Franca sobre o Flamengo por 101 a 91, no NBB 2010/2011. Além disso, o duelo com maior diferença no placar foi uma vitória do rubro-negro por 101 a 73, ainda no NBB 2009/2010.

Franca x Flamengo: rivalidade recente em finais

Recentemente, Franca e Flamengo criaram uma das rivalidades mais acirradas do basquete brasileiro, principalmente pela frequência de finais entre as duas equipes.

Ainda na primeira edição da Copa Super 8, em 2018, os dois times se encontraram na final da competição, definida em jogo único no Pedrocão. Na ocasião, quem levou a melhor foi o time rubro-negro, com uma vitória de 79 a 75.

O encontro que acirrou de vez a rivalidade foi na decisão do NBB 2018/2019. Assim como o esperado, o confronto foi quente, cheio de emoção e reviravoltas na série final, que terminou somente no quinto e último jogo, com o Flamengo campeão em pleno Ginásio do Pedrocão.

Flamengo foi o campeão do NBB 2018/2019 (Fotojump/LNB)

Já o último embate entre os dois aconteceu ainda em 2019, mais uma vez na final da Copa Super 2019. Dessa vez, quem levou foi o time Francano, com uma vitória por 77 a 73 em pleno Rio de Janeiro, dando o troco pela derrota na edição anterior no Pedrocão.

Nível internacional

O confronto deste sábado estará recheado de jogadores de Seleção Brasileira. Ao total, 10 jogadores que estarão em quadra foram convocados por Aleksandar Petrovic nos últimos anos – Yago, Pedro Nunes, Jhonatan, Marquinhos, Hettsheimeir e Mineiro, do Flamengo, e Danilo Fuzaro, Lucas Dias e Márcio, de Franca.

Na última janela das Eliminatórias, no final de novembro, dois jogadores representaram o Rubro-Negro: Mineiro e Yago, que teve médias de 8,5 pontos e 4,0 assistências nas partidas contra Panamá e Paraguai. O destaque francano foi Lucas Dias, que fez 8,5 pontos e 7,0 rebotes por jogo e teve Danilo Fuzaro e Márcio ao seu lado também na Seleção.

+ Seleção disputa eliminatórias da AmeriCup com Seleção com 10 jogadores formados na LDB

Duelo dos coaches

O duelo entre Gustavo De Conti e Helinho é de longa data. Logo na primeira temporada do ídolo francano como técnico, ele encarou o Paulistano de Gustavo nas quartas de final do NBB 2016/2017. Vencida pelo CAP, a série foi para o Jogo 5, assim como as Finais do NBB 2018/2019, em que o Flamengo foi campeão. Pela Copa Super 8, as duas finais foram protagonizadas por Flamengo e Franca, com um título para cada lado.

Ao todo, nas competições da LNB, os dois coaches se enfrentaram em 19 oportunidades, com ligeira vantagem para Gustavo De Conti, que tem 10 vitórias contra nove de Helinho.

Um grande personagem da partida de sábado conhece muito bem os dois treinadores. King of The Month de novembro, Lucas Dias jogou sob o comando de Gustavo De Conti antes de ir para Franca. Seu período no Paulistano foi essencial para sua evolução, amadurecimento e expansão de sua versatilidade dentro de quadra. Chegando nas mãos de Helinho, o ala/pivô assumiu mais responsabilidade e se estabeleceu como uma estrela do NBB.

A base vem forte

Duas potências do NBB, Flamengo e Franca também dominam o basquete de basquete de base, sempre formando grandes jogadores para o basquete brasileiro. Na atual temporada, ambas as equipes possuem jovens atletas de enorme potencial.

Com passagens pelo basquete espanhol e americano, Pedro Nunes está dando seus primeiros passos no NBB. O ala/armador de 1,99 foi campeão do Sul-Americano Sub-21 de 2019 pela Seleção Brasileira. Suas médias na última LDB foram de 14,2 pontos, 3,8 rebotes, 2,7 assistências e 14,3 de eficiência.

Pedro Nunes é uma das jovens promessas do Flamengo (Marcelo Cortes/Flamengo)

Do outro lado, a dupla Márcio e Adyel está dando o que falar. Os dois lideraram a Seleção Brasileira Sub-17 no título do Sul-Americano de 2019, com Márcio sendo MVP. Eles não só estão contribuindo com o time principal de Franca como também estão produzindo highlights. Márcio aparece duas vezes no Top 10 Enterradas de novembro, enquanto Adyel ficou na segunda posição do Top 10 Assistências.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.