#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Foco na garotada

10-07-2018 | 12:14
Por Liga Nacional de Basquete

Sob olhares de Petrovic, Seleção Brasileira Sub-21 se apresenta para iniciar treinos para Sul-Americano: “importantes para o futuro”

A Seleção Brasileira Sub-21 se apresentou no último domingo (08/07) na Praia Grande (SP) para dar início à preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado entre os dias 30 de julho e 05 de agosto, na cidade de Salta, na Argentina.

Além dos 16 atletas convocados e da comissão técnica, quem também esteve presente na apresentação do grupo foi o técnico da Seleção Brasileira Adulta, o croata Aleksandr Petrovic. Ele estará em constante contato com a comissão e ressaltou a relevância de um título dessa geração.

Petrovic compareceu à apresentação da Seleção Sub-21 e conversou com os atletas (Kiko Ross/ASE)

“Essa Seleção tem uma relevância grande, pois o título do Sul-americano Sub-21 também ajudará o basquete brasileiro na questão do ranking da Federação Internacional (FIBA), já que os países melhores classificados serão os cabeças-de-chave nas principais competições, como a Copa do Mundo”, disse Petrovic.

“Além disso, esse grupo dá início a um novo período, uma vez que os jogadores mais jovens irão ocupar espaços importantes no futuro”, acrescentou o croata, que também estará focado na segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

+Seleção Brasileira Adulta entra em quadra no dia 13 de setembro pelas Eliminatórias: clique e saiba mais

Dos 16 atletas que se apresentaram, 15 disputaram pelo menos uma edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Somente dois deles atuam fora do Brasil: o armador Caio Pacheco, do Bahia Basket (ARG), e o ala Rafael Munford, da Augusta University (EUA). O pivô Felipe dos Anjos, do Burgos (ESP), alegou uma lesão e foi liberado.

Entre os destaques do grupo estão o trio campeão do NBB CAIXA pelo Paulistano/Corpore, Yago Mateus, Victão e Dikembe, que também conquistaram o troféu da Taça Interligas de Desenvolvimento contra o Quimsa (ARG). Além deles, o ala/pivô Gabriel Jaú e o pivô Michael Uchendu, ambos do Bauru, e a dupla pinheirense Felipe Ruivo e Gui Bento, este convocado para a Seleção Adulta ao lado de Yago, também estão entre os principais nomes.

“É uma geração de muito talento, pois todos os jogadores que estão no grupo têm amplas condições de representar o Brasil de uma forma bem competitiva. Estar aqui, para mim, é uma felicidade enorme; estou ciente das nossas obrigações e o que devemos fazer na competição para colocar o selecionado nacional entre os melhores”, disse Yago Mateus.

A Seleção treinará até 27 de julho (sexta-feira), no centro de Eventos Poliesportivos Edson Ribeiro Pinto, no complexo do Hotel e Colônia de Férias SINDVEND, em Praia Grande (SP). No dia 28 de julho (sábado), o grupo segue viagem com destino a Salta, na Argentina, local do Campeonato Sul-americano Sub-21.

“A expectativa é muito positiva. Temos um grupo de jogadores que já acompanhamos há algum tempo, seja nas categorias de base e alguns já no adulto dos seus clubes. Vemos nessa geração a possibilidade muito boa de fazer a reposição da equipe adulta, de alguns deles atingirem um bom nível e integrarem, nos próximos anos, a Seleção adulta”, comentou o técnico da Seleção Sub-21, César Guidetti.

Além de Guidetti, a comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-21 será formada por Renato Lamas (gerente), José Alberto Valle Pereira (administrador), Bruno Savignani (assistente técnico), Felipe Luiz Santana (assistente técnico), Bruno Canizares (médico), Rafael Plein (fisioterapeuta) e Marcus Vinicius de Lima (preparador físico).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e o apoio do Açúcar Guarani.

O elenco completo

Armadores

Caio Pacheco (Bahía Basket – ARG)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Yago Matheus (Paulistano/Corpore)

Alas

Danilo Sena (EC Pinheiros)
Didi (Sesi Franca)
Gemadinha (Corinthians)
Gui Abreu (Sesi Franca)
Gui Bento (EC Pinheiros)
Rafael Munford (Augusta University – EUA)

Pivôs

Dikembe (Paulistano/Corpore)
Gabriel Jaú (Sendi/Bauru Basket)
João Vitor (Flamengo)
Mamedes (EC Pinheiros)
Maikão (Sendi/Bauru Basket)
Victão (Paulistano/Corpore)