#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Força, Brasil…

10-09-2014 | 03:35
Por Liga Nacional de Basquete

Com segundo tempo ruim, Seleção Brasileira é derrotada pela Sérvia e é eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo de Basquete

Seleção Brasileira pecou no segundo tempo e foi eliminada da Copa do Mundo 2014 pela Sérvia (FIBA/Divulgação)

Seleção Brasileira pecou no segundo tempo e foi eliminada da Copa do Mundo 2014 pela Sérvia (FIBA/Divulgação)

Voltando a disputar uma série quartas de final de Copa do Mundo depois de 12 anos, a Seleção Brasileira entrou em quadra, nesta quarta-feira, na briga por vaga na semifinal diante da Sérvia. No Palacio de los Deportes de la Comunidad, em Madri (ESP), os comandados de Rubén Magnano foram derrotados pelos sérvios, por 84 a 56, e encerraram sua participação no Mundial da Espanha.

Com a derrota da anfitriã e favorita Espanha para a França no outro duelo quartas de final, pelo placar de 65 a 52, o selecionado verde-amarelo terminou o Mundial com na sexta posição, a melhor colocação brasileira em Campeonatos Mundiais nos últimos 24 anos.

Para sair de quadra com a vitória, a Sérvia se aproveitou dos sucessivos erros do Brasil na volta dos vestiários e realizou um segundo tempo quase perfeito, onde venceu o terceiro período por 29 a 12 e o último, quando já tinha 22 pontos de frente, por 18 a 12, repetindo o que havia acontecido no confronto do Grupo A fase de classificação entre as duas equipes, em que a Seleção também sofreu um “apagão” no terceiro quarto, mas, naquela ocasião, se recuperou e venceu, por 81 a 73.

“Nossa participação na Copa do Mundo da Espanha foi maravilhosa, mas não merecíamos perder por 28 pontos de diferença e ser eliminado. É uma derrota que dói muito, é difícil de acreditar. Méritos para a Sérvia que fez um bom trabalho defensivo e ofensivo. Além disso, tivemos um apagão no terceiro período e não conseguimos anular o Teodosic”, disse o ala Leandrinho Barbosa.

Como bem disse Leandrinho, o principal destaque do confronto ficou por conta do “maestro” armador Milos Teodosic, responsável por 23 pontos e quatro assistências. Quem também teve atuação importante para o triunfo da seleção europeia foi o ala Bogdan Bogdanovic, que anotou 12 pontos e seis rebotes.

Pelo lado brasileiro, os maiores pontuadores foram o ala Marquinhos, autor de 12 pontos,  mesma pontuação do ala/pivô Anderson Varejão, que ainda apanhou nove rebotes e ficou bem próximo de um duplo-duplo. Com quatro pontos e nove assistências, o armador Marcelinho Huertas também apareceu bem para o Brasil.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

“Jogamos bem os dois primeiros períodos e no segundo tempo só jogou a Sérvia. Tivemos um momento emocional terrível no terceiro quarto e não conseguimos mais entrar no jogo. A equipe não merecia isso por tudo que vinha fazendo no campeonato. Não é um fracasso terminar em quinto lugar no Mundial e sendo eliminado por um adversário que vencemos na primeira fase. Escapamos uma chance real de medalha. Essa situação é muito triste. Tenho certeza que nenhum jogador está feliz”, analisou o técnico Rubén Magnano.

Com 23 pontos, o armador Milos Teodosic foi "o cara" da Sérvia no triunfo sobre o Brasil (FIBA/Divulgação)

Com 23 pontos, o armador Milos Teodosic (à esq.) foi “o cara” da Sérvia no triunfo sobre o Brasil (FIBA/Divulgação)

O início do confronto foi “lá e cá” e as duas seleções alternaram por diversas vezes na liderança do placar. A partir dos cinco minutos de jogo, a Sérvia tomou as rédeas da partida e chegou a ficar cinco pontos na frente (14 a 9). O Brasil até conseguiu se recuperar, porém, a diferença ao final do primeiro período foi de quatro tentos em favor dos europeus (21 a 17).

Já no segundo quarto, a Seleção Brasileira voltou com uma postura diferente e afim de mudar a história do duelo. Com duas bolas de 3 pontos seguidas do ala Alex Garcia, o time verde-amarelo passou à frente, por 23 a 21. Porém, logo em seguida, os sérvios se reergueram no confronto, fizeram oito pontos seguidos e retomaram a ponta do placar (29 a 23).

Mas, assim como anteriormente, o Brasil voltou a imprimir uma boa sequência de pontos, fez novamente 8 a 0 e ficou em vantagem por três pontos (32 a 29). No entanto, a seleção do Leste Europeu fez os mesmos 8 a 0 nos três minutos finais da segunda etapa e foram para os vestiários com cinco pontos de frente (37 a 32).

Os sérvios voltaram do intervalo a todo vapor e abriram logo nove tentos de vantagem (41 a 32). Para piorar a situação brasileira, a arbitragem assinalou duas faltas técnicas para os adversários, o que forneceu uma série de lances livres e deixou a Sérvia com 17 pontos de vantagem (53 a 36).

Além de ter uma diferença grande para ser tirada, o Brasil abusou nos erros defensivos e ofensivos e, desta forma, a seleção europeia se aproveitou da falta de efetividade brasileira e chegou a abrir largos 23 pontos de vantagem. A Sérvia venceu o terceiro quarto por 29 a 12 e caminhou para os dez minutos finais na frente, por 66 a 44.

Anderson Varejão foi um dos destaques do Brasil neste Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Anderson Varejão foi um dos destaques do Brasil neste Mundial (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Na etapa final, não teve jeito. A Seleção Brasileira lutou, mas seguiu tropeçando nos próprios erros e viu a vantagem sérvia chegar à casa dos 30 pontos (75 a 46), diferença que perdurou até o final da partida, que terminou com o placar de 84 a 56.

“Nós trabalhamos muito, demos duro. Esse grupo mostrou que tinha condições de brigar por uma medalha. Nos Jogos Olímpicos de 2016 vamos estar mais fortes e buscar o pódio”, completou Leandrinho.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na na Copa do Mundo de Basquete:

– Primeira fase (Grupo A)
Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
Brasil 128 x 65 Egito

– Oitavas de final
Brasil 85 x 65 Argentina

– Quartas de final
Brasil 56 x 84 Sérvia