#JOGAJUNTO

NBB Caixa

tudo o que vocêprecisa saber

28-12-2018 | 08:33
Por Liga Nacional de Basquete

Histórico, reencontros e decisão em playoffs: saiba tudo sobre a final entre Flamengo e Franca, pela Copa Super 8, neste sábado, com transmissão ao vivo da Band, ESPN e FoxSports

Neste sábado (29/12), Sesi Franca Basquete e Flamengo realizarão um jogo quentíssimo, no Ginásio Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, ESPN e FoxSports, que decidirá o campeão da Copa Super 8.

Para chegar até a grande final, o caminho percorrido por ambas equipes foi difícil. Do lado franca, os adversários superados foram o São José Basketball, nas quartas de final, por 81 a 71, e o Paulistano/Corpore, nas semifinais, por 79 a 67.

Enquanto o Flamengo, do outro lado da chave, bateu o Life Fitness/Minas, nas quartas de final, por 92 a 74, e o Botafogo, na fase semifinal, por 99 a 88.

Para explicarmos melhor a rivalidade dessa decisão, separamos alguns fatos importantes sobre o duelo. Confira:

Histórico

Pelo NBB CAIXA, rubro-negros e francanos se enfrentaram 28 vezes na história do NBB CAIXA. Ao todo, foram 28 partidas disputadas, com ampla vantagem do Flamengo, que venceu o duelo 17 vezes contra 11 do clube da capital do basquete.

Em playoffs, ambas equipes se encontraram em duas oportunidades. A primeira aconteceu na temporada 2009/2010 do NBB, com vitória do Flamengo, na fase semifinal, por 3 a 1. Já na temporada seguinte, nas semifinais, o Franca deu o troco e de maneira imponente venceu a série com o time da Gávea por 3 a 0.

Último duelo

As equipes se enfrentaram pelo primeiro turno do NBB CAIXA recentemente (08/11). O duelo aconteceu no Pedrocão, em Franca, e só foi decidido no último quarto do jogo.

O time francano levou a melhor por 84 a 77, com grande atuação do ala norte-americano David Jackson, com 22 pontos, seis rebotes, duas assistências e 23 de eficiência. O ala/pivô Lucas Dias também se destacou, com 17 pontos, seis rebotes, e quatro assistências.

Pelo Flamengo, o forte jogo coletivo apareceu mais uma vez. No geral, quatro jogadores alcançaram a casa de dois dígitos nas pontuações, casos do ala/armador Deryk (18 pontos), do armador Balbi (15 pontos), do ala Marquinhos (14 pontos) e do pivô Mineiro (10 pontos).

Franca: moral lá em cima

O Sesi Franca conquistou, recentemente, o título da Liga Sul-Americana 2018 e levantou seu segundo troféu na temporada, tendo em vista que foi campeão Paulista antes do início do NBB CAIXA.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Você disse Campeão Sul-Americano? 😎 SOLTA O GRITO, Capital do Basquete! 🏀

Uma publicação compartilhada por Franca Basquetebol Clube (@sesifrancabasquete) em

Logo depois do título sul-americano na Argentina, a equipe do técnico Helinho Garcia fechou o primeiro turno do NBB CAIXA isolado na liderança (11 vitórias em 13 jogos) ao vencer o Joinville/AABJ, fora de casa, por 95 a 80.

O primeiro lugar na fase de classificação do NBB CAIXA garantiu ao time da Capital do Basquete o mando de quadra em todas as fases da Copa Super 8 – quartas de final, e semifinal e final.

Com este cenário, após vencer São José e Paulistano, nas fases anteriores, o time rubro-negro terá o direito de decidir o título em seus domínios.

Velhos conhecidos

Nos elencos de Franca e Flamengo alguns jogadores já estiveram nos dois lados do duelo, caso do ala norte-americano David Jackson, do Franca, do ala Jhonatan e do pivô Mineiro, do Flamengo

Jhonatan, do Flamengo, atuou com a camisa do Franca por duas temporadas do NBB CAIXA, nas edições 2012/2013 e 2013/2014. Já Mineiro vestiu as cores do franca na temporada passada.

Pelo Franca, Jackson defendeu o Flamengo em sua primeira temporada no NBB CAIXA, na edição 2011/2012.

O clássico também nos proporcionará um duelo especial, entre o armador Elinho e o ala/pivô Lucas Dias, do Franca, com seu ex-treinador dos tempos de Paulistano, Gustavo De Conti, técnico do Flamengo – campeões da última edição do NBB CAIXA com as cores do CAP.

Lucas Dias, hoje no Franca, foi uma das peças fundamentais para o primeiro título do NBB do Paulistano (Fotojump)

Comparativo: ataque e defesa

No quesito ofensivo, Flamengo e Franca detém números dignos de finalistas. O time francano, com média de 87,69 pontos por jogo, é o segundo clube mais efetivo na tábua ofensiva, atrás somente do Mogi, com média de 88,15 pontos por partida.

Já o Flamengo não fica muito para trás e, com média de 81,08 pontos por jogo, se estabilizou como o quinto melhor ataque do primeiro turno do NBB CAIXA.

Na tábua defensiva, o protagonismo pende para o lado rubro-negro. Até aqui, após a primeira parte do NBB CAIXA, o time rubro-negro alcançou o posto de melhor defesa da competição, com média de 70,54 pontos sofridos por confronto.

Logo atrás, o time francano vem na cola do time carioca e detém a quinta melhor defesa da competição – média de 78,85 pontos sofridos por partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.