#JOGAJUNTO

NBB Caixa

amigos, amigosnegócios à parte

18-10-2019 | 04:11
Por Liga Nacional de Basquete

Amigos de longa data, Fuller e Lucas Dias estarão frente a frente no duelo deste sábado (19), no Ginásio Wlamir Marques, com transmissão ao vivo na Band

“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só”. Essa frase dita pelo navegador e escritor brasileiro Amyr Klink reforça bem o sentimento puro e belo que é a amizade.

No jogo deste sábado (19/10), entre Sesi Franca Basquete e Corinthians, às 12h50, no Ginásio Wlamir Marques, ao vivo na Band, um encontro entre dois grandes amigos acontecerá. Kyle Fuller de um lado, com as cores do Corinthians, e Lucas Dias do outro, com as cores do Franca. Ambos decisivos em seus times. Ambos com sede de vitória.

Fuller e Lucas Dias cultivam um ótimo relacionamento (João Pires/LNB)

Confira a tabela de jogos do 1º turno do NBB CAIXA

Parceiros dos tempos de Paulistano/Corpore, onde conquistaram juntos o NBB CAIXA 2017/2018, os dois cultivaram uma grande amizade, especialmente por ser o ano de estreia do peruano na competição nacional. Segundo Lucas Dias, o jogador do alvinegro paulista é uma pessoa fenomenal.

“O Fuller é uma pessoa fenomenal. Desde que o conheci ele chegou com essa energia. É um cara muito alegre e divertido, muito verdadeiro e que se entrega pelo time. O que ele está fazendo no Corinthians e o que fez pela gente no Paulistano é uma coisa rara. Poucos jogadores têm essa qualidade de liderar e a vontade de vencer”, afirmou.

Com algumas dificuldades enfrentadas assim que chegou ao país, com todos os desafios de diferenças culturais, a ajuda de Lucas Dias e Yago foi essencial para a adaptação rápida do jogador peruano.

“Desde que cheguei aqui, o Yago e o Lucas me trataram como se fosse da família. Eles me levavam para churrascos e me deixaram muito perto deles. Me acolheram como uma família. Hoje eles são a minha família”, frisou o peruano.

Fuller, ao lado de Lucas Dias, foi campeão do NBB CAIXA 2017/2018 pelo Paulistano (Fotojump/LNB)

+ Tabela de classificação do NBB CAIXA 2019/2020

Esse acolhimento também pesou em outro aspecto: o aprendizado do português. Peruano de nascença, mas criado nos Estados Unidos, aprender português foi um desafio para o jogador, mas que ele tirou de letra. Nessa época, Lucas Dias, companheiro de quarto do peruano nos tempos de Paulistano, foi quem ajudou o jogador a falar as suas primeiras palavras em português.

“Na verdade, o espanhol dele já era mais pro português do que pro inglês. A gente ajudou bastante ele sim, mas ele é um cara focado e aprendeu muito rápido. É um cara muito feliz e com vontade de aprender as coisas. Quando a pessoa está afim de aprender, é muito mais fácil de ajudar. Ele aprendeu o português e em duas semanas já estava falando melhor que nós (risos). Ele é um grande cara, de coração grande”, reiterou Lucas Dias.

Juntos no Paulistano, os dois conquistaram o Campeonato Paulista 2017 e o NBB CAIXA 2018/2019. Após a troca de clubes dos dois, quem venceu mais foi o ala/pivô francano, com três títulos na conta (dois Paulistas e uma Liga Sul-Americana). O último, aliás, foi conquistado nesta quinta (17/10) contra o Corinthians de Fuller, que ainda não venceu uma competição com a camisa do Timão.

+ Franca conquistada bicampeonato Paulista seguido

Adversários mais uma vez neste sábado, Fuller afirmou que dentro de quadra a amizade fica escanteada e a sede pela vitória fala mais alto.

“Será uma briga, por que dentro da quadra ele não é meu amigo. Vou pra cima dele, mas depois do jogo a relação volta ao normal”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.