#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Futuro antecipado

02-06-2018 | 07:41
Por Douglas Carraretto

Identidade, sucesso e amizade: garotos Yago e Lucas Dias anotam 50% dos pontos do Paulistano e comandam vitória do título

Yago e Lucas Dias totalizaram 41 dos 82 pontos do Paulistano na partida. No segundo tempo, fizeram 24 dos 28 pontos do time (Fotojump/LNB)

É difícil acreditar que uma partida que decidiria um título de NBB CAIXA seria comandada por dois garotos. Mas quando se trata do Paulistano/Corpore, que tem em seu DNA a forte aposta na molecada, esse fato é totalmente compreensível.

Conhecido por seu exímio trabalho de base e formação de atletas, o clube alvirrubro viu Lucas Dias (23 anos) e Yago Mateus (19 anos), dois dos atletas mais jovens do elenco, tomarem conta do jogo mais importante da história do time e serem peças fundamentais para a inédita conquista.

+Veja como foi a vitória do Paulistano no Jogo 4 contra o Mogi

Lucas e Yago fizeram 20 e 21 pontos, respectivamente, e combinaram para 41 pontos do total da equipe (50% da produção da equipe). E não é só isso: os dois foram responsáveis por 24 dos 28 pontos do time no segundo tempo, momento mais importante do duelo, quando o título realmente foi confirmado.

Comecei mal as outras partidas da série e hoje não foi diferente. Estava ansioso no início e me perdi um pouco, mas teve um momento que o Gustavo me tirou, aí conseguir relaxar e voltar com outra cabeça. Todos nós queríamos esse título, mas eu pessoalmente entrei muito afim desse título. Nos esforçamos muito, batalhamos, todos no clube confiaram na gente e felizmente conseguimos”, declarou Lucas.

“Sou um jogador com muita energia e vivenciar isso tão jovem é incrível. Eu só quero ganhar, jogar o melhor possível e conquistar títulos. Estou aqui para ganhar, não importa a idade, irei sempre buscar isso. Sempre jogo com muita confiança e hoje não foi diferente. Sempre que o Gustavo me coloca em quadra eu busco ajudar o time com meu basquete. Hoje eu consegui converter bolas importantes e ajudar o Paulistano a vencer o jogo e conquistar esse título histórico”, disse Yago.

Lances de Yago e Lucas Dias:

Como irmãos

Se o entrosamento entre Yago e Lucas Dias é grande dentro de quadra, fora dela, certamente, é maior ainda. Os dois carregam uma amizade muito intensa e divertida – principalmente para quem os acompanha pelas redes sociais – e inclusive se chamam de “irmãos”.

Eles dividem quarto nas viagens, estão o tempo todo juntos, não param de se zoar e formam uma dupla de respeito, dentro e fora das quadras.

Esse moleque é fera demais. Não tenho palavras para descrever o quão legal é dividir quadra com ele. Ele é um cara novo, mas ao mesmo tempo tem uma maturidade muito grande. A cada ano que passa ele está mais maduro, com uma capacidade imensa de decidir, assim como aconteceu hoje. Só tenho a agradecer por ter ele ao meu lado”, disse Lucas Dias.

Mas a união da dupla não é só na hora da zoeira. Quando o assunto é sério, os dois também estão sempre ajudando um ao outro. Lucas, de 23 anos, é como um irmão mais velho e dá diversos conselhos a Yago, que tem 19 anos e está despontando agora para o basquete – coisa que Lucas já passou.

“Sou como um irmão mais velho para ele. Sempre que ele precisa eu converso com ele, pois já vivi muitas coisas que ele está vivendo agora, dos holofotes voltados para ele, de ter muita moral, ser um prospecto de NBA. Ele me escuta bastante, veio de família pobre assim como eu, é humilde, em nenhum momento ele deixa o sucesso subir a cabeça. Somos como irmãos mesmo. Nos treinos nos cobramos, brigamos, trocamos porrada, cobramos um ao outro, mas somos como uma família lá no Paulistano e ele é meu irmão”, completou Lucas Dias.

Garotada em alta

Tanto Lucas quanto Yago estiveram presentes no “frustrante” vice-campeonato da temporada passada, em que a equipe chegou a abrir 2 a 0 em cima do Sendi/Bauru Basket e acabou levando a virada para 3 a 2. Já na atual temporada, os dois ajudaram o CAP a conquistar o Campeonato Paulista 2017 e agora mudaram a história em relação à edição passada do nacional.

O momento vivido pelo basquete do Paulistano é incrível, ainda mais se tratando de sua garotada. Só em 2017, foram quatro títulos estaduais, três nas categorias de base (Sub-13, Sub-17 e Sub-17) e um no adulto, no Pedrocão lotado contra o Sesi Franca.

+Criado no Paulistano, Jhonatan revela dificuldades na carreira até o título

No início do ano, a equipe Sub-20 sagrou-se campeã da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) de maneira inédita e consolidou o grande momento do Paulistano no esporte da bola laranja. Agora, o clube acrescentou à sua galeria de troféus mais uma taça que ainda não tinha e, talvez, a mais desejada: a do NBB CAIXA.

“Estou feliz demais por ter buscado uma coisa que queria sempre. Sempre vi grandes jogadores, como Marcelinho, chegando em Finais e sendo campeão. Esse título é muito importante para a carreira de um jogador. Ano passado tivemos um momento muito difícil, ainda mais para mim, que me machuquei. Isso ficou marcado para todos. Nos preparamos e trabalhamos a temporada inteira para chegar nesse momento. Agora o sentimento é de alegria”, analisou Lucas Dias.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Lucas Dias, de 23 anos, foi um dos grandes nomes do inédito título do Paulistano, assim como Yago (Fotojump/LNB)