#JOGAJUNTO

LDB

A recompensado trabalho

26-07-2019 | 12:52
Por Liga Nacional de Basquete

Vindo do banco, Gabriel Collaço tem papel fundamental em vitória do Corinthians e recebe elogios do treinador: "é o menino que mais treina no time"

O Corinthians iniciou sua primeira LDB de maneira animadora. O time comandado pelo treinador Vitor Galvani venceu seus dois primeiros jogos com uma boa margem e mostrou que entrou na competição para brigar por coisas grandes.

Na partida desta quinta-feira (25/07), contra o Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná, o clube de Parque São Jorge demorou um pouco para entrar de vez na partida. Depois de algumas mudanças feitas, o Timão pegou embalo e conseguiu abrir uma boa vantagem sobre o time da casa.

“Mesmo com os arremessos não caindo no início, mantivemos nossa proposta de acelerar o jogo, de procurar o arremesso livre e arremessar sempre que possível. Conseguimos permanecer confiantes até que começou a cair e assumimos a liderança do placar”, disse Galvani.

Corinthians tem dois jogos e duas vitórias na LDB 2019 (Hedeson Alves/LNB)

Três jogadores vindos do banco foram fundamentais na arrancada da equipe: os armadores Pedro e Bruno Alves (15 pontos cada) e, principalmente, o ala Gabriel Collaço, cestinha da partida com 20.

“Tentamos fazer o que o Galvani (treinador) sempre pede, que é conseguir criar alguma vantagem e poder arremessar da melhor maneira possível. Começamos um pouco mal, errando esses arremessos livres. Quando ele trocou o time, melhoramos nosso aproveitamento e abrimos uma boa vantagem. Além disso, defendemos muito bem também”, afirmou Gabriel Collaço.

O técnico do Timão elogiou bastante o desempenho deste último, que pôde colocar em prática tudo aquilo que treina (e muito).

“Todos entraram bem, mas o (Gabriel) Collaço fez uma partida que não víamos há um bom tempo. Ele é o menino que mais treina no time e conseguiu mostrar todo seu arsenal nessa partida”, avaliou o comandante.

Gabriel saiu do banco de reservas e ajudou o Corinthians com 20 pontos e sete rebotes (Hedeson Alves/LNB)

Vindo do Minas Tênis Clube no último ano, o ala Gabriel Collaço está disputando sua segunda LDB. Na edição passada, o jogador de 17 anos e 1,95m teve médias de 7,6 pontos e 1,5 rebotes.

“O Minas TC fez um excelente trabalho de desenvolvimento com ele. Ele é um menino que sempre temos que trabalhar com a parte mental dele, para manter ele motivado. Ele é o menino que mais treina, está em quadra o tempo todo”, afirmou Vitor Galvani.

O treinador do Corinthians ainda brincou ao falar sobre a inspiração de Gabriel no norte-americano James Harden, do Houston Rockets, da NBA.

“De vez em quando ele assiste alguns vídeos do James Harden e me mata do coração com algumas bolinhas que resolve chutar (risos). Mas se ele está treinando forte, temos que fazer vista grossa às vezes”, admitiu o comandante.

Na LDB 2018, o ala atuou pelo Minas Tênis Clube e teve média de 7,6 pontos por partida (João Pires/LNB)

No Minas desde os 12 anos, Gabriel contou um pouco sobre a transferência para o Corinthians. No começo não foi muito fácil sair do local que era sua casa, mas nada melhor do que o tempo para ajudar na adaptação.

“Foi uma mudança bem difícil. É complicado conseguir se adaptar rapidamente ao sair de casa, depois de tanto tempo. Estava no Minas desde os 12 anos e vim para o Corinthians no ano passado. No começo foi difícil, mas agora já estou me adaptando bem melhor”, disse Gabriel, que completou sobre sua atuação no jogo desta quinta-feira:

“Acho que fiz o que sempre treino, só isso (risos)”, completou.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).