#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Grupo fechado

14-07-2014 | 11:25
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de duas semanas de treinos, José Neto define elenco da Seleção Brasileira para disputa do Campeonato Sul-Americano; torneio começa no próximo dia 24

José Neto será o responsável por comandar a Seleção no Sul-Americano (Willian Lucas/Inovafoto)

José Neto será o responsável por comandar a Seleção no Sul-Americano (Willian Lucas/Inovafoto)

Foram mais de duas semanas de treinos na cidade de São Paulo até que o técnico José Neto definiu o elenco da Seleção Brasileira para a disputa do Campeonato Sul-Americano. Na última sexta-feira, o treinador divulgou os 12 jogadores que defenderão a equipe verde-amarela no torneio continental, que será realizada entre os dias 24 e 28 deste mês, na Ilha de Margarita, na Venezuela.

Originalmente assistente do argentino Rubén Magnano na Seleção Brasileira, Neto terá a oportunidade de comandar a equipe nacional principal em um campeonato oficial pela segunda vez na carreira. Para o desafio à frente do esquadrão brasileiro, o técnico selecionou os armadores Raulzinho, Rafael Luz e Gegê, os alas Benite, Léo Meindl e Arthur, os alas/pivôs Jefferson, Rafael Mineiro e Olivinha e os pivôs Augusto Lima, Cristiano Felício e Rafael Hettsheimeir.

Com oito atletas que disputaram a última temporada do NBB, a Seleção Brasileira tentará seu 19º nono título da competição. Além disso, a 46ª edição do Campeonato Sul-Americano classificará seus três primeiros colocados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, e ainda garantirá os quatro primeiros no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano.

Já em solo venezuelano, a Seleção Brasileira realizará uma série de amistosos antes do início do Sul-Americano. A estreia do time nacional acontecerá no dia 24 de julho, às 19 horas (de Brasília), diante do Paraguai. Integrante do Grupo A, a equipe ainda terá o Equador, no dia seguinte, às 14 horas (de Brasília), e a Argentina, no dia 26 de julho, às 19 horas (de Brasília), como adversários na primeira fase. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais.

“Cumprimos a primeira etapa de treinamentos das duas que vamos ter até o Sul-Americano. Agora vamos dar sequência aos treinos só que acompanhado de jogos amistosos na Venezuela para concluir a fase de preparação. Com isso estaremos prontos para disputar a competição”, analisou Neto, que optou por cortar os alas Pilar e Jhonatan e o ala/pivô Lucas Mariano do grupo após os treinos na capital paulista.

Seleção Brasileira se preparou para o Sul-Americano na cidade de São Paulo (Willian Lucas/Inovafoto)

Seleção Brasileira se preparou para o Sul-Americano na cidade de São Paulo (Willian Lucas/Inovafoto)

Depois de ficar com o quarto lugar no último Sul-Americano, realizado em 2012, na cidade de Resistencia, na Argentina, a Seleção Brasileira tentará voltar ao lugar mais alto do pódio do torneio. O último título do esquadrão verde-amarelo no Sul-Americano aconteceu em 2010, em Neiva, na Colômbia.

“Treinamos muito bem e agora é acertar os detalhes nos amistosos e fazer um grande Sul-Americano. Estou motivado para ver esse time jogando”, declarou o pivô Rafael Hettsheimeir, que passou os últimos oito anos no basquete espanhol e defenderá o Paschoalotto/Bauru na próxima temporada.

Hetthseimeir é um dos mais experientes do grupo dirigido por Neto (Willian Lucas/Inovafoto)

Hetthseimeir é um dos mais experientes do grupo dirigido por Neto (Willian Lucas/Inovafoto)

Após o Sul-Americano, a Seleção Brasileira terá a Copa do Mundo de Basquete pela frente. Com dez atletas convocados para a disputa da competição que será realizada na Espanha, entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro, o técnico Rubén Magnano convocará alguns jogadores que se destacarem no torneio continental para completarem o grupo que iniciará suas atividades no próximo dia 20, também em São Paulo.

Confira os 12 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira no 46º Campeonato Sul-Americano:

Armadores: Raulzinho (Gipuzkoa Lagun Aro – ESP), Rafael Luz (Rio Natura Monbus – ESP) e Gegê (Flamengo)

Alas: Benite (Flamengo), Léo Meindl (Franca Basquete) e Arthur (UniCEUB/BRB/Brasília)

Alas/pivôs: Jefferson (São José/Unimed), Olivinha (Flamengo) e Rafael Mineiro (Winner/Kabum/Limeira)

Pivôs: Augusto Lima (CB Múrcia –ESP), Cristiano Felício (Flamengo) e Rafael Hettsheimeir (Paschoalotto/Bauru)

Confira a programação da Seleção Brasileira:

16 a 22 de julho – Jogos amistosos na Venezuela
24 a 28 de julho – 46º Campeonato Sul-Americano da Venezuela
24 de julho – Brasil x Paraguai (19h de Brasília)
25 de julho – Brasil x Equador (14h)
26 de julho – Brasil x Argentina (19h)
27 de julho – Fase Semifinal
28 de julho – Rodada Final