#JOGAJUNTO

Mais basquete

Guerreiros incansáveis

27-02-2016 | 08:43
Por Liga Nacional de Basquete

Com bola decisiva de Robinson nos últimos segundos de partida, Flamengo vence Correcaminos de Cólon e fica próximo do Final Four da LDA 2016

O CR Flamengo está muito próximo do Final Four da Liga das Américas 2016 após superar seu adversário e se superar dentro de quadra. Com cesta de Robinson nos 2 segundos finais da partida, o time da Gávea venceu o difícil duelo contra o Correcaminos de Cólon (PAN) e só depende da vitória no último jogo do Grupo F para se classificar à fase final do torneio em primeiro lugar.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre Flamengo (BRA) vs Correcaminos de Colón (PAN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Após um tempo no terceiro quarto, o Flamengo ultrapassou a vantagem de 13 pontos do Correcaminos de Colon na partida (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

#jogajunto: Quando tentavam chegar ao resultado positivo no terceiro quarto, o ala Marcelinho Machado e o pivô JP Batista atuaram de forma dominante. O veterano Marcelinho aplicou quatro bolas de 3 pontos neste tempo e terminou a partida como cestinha (21 pontos). JP foi o foco da equipe no ataque e não deixou a desejar: terminou a partida com 18 pontos e nove rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas deste duelo pelo Grupo F da Liga das Américas 2016

Não como pensavam: No começo da partida o Flamengo controlava a partida e abriu vantagem de seis pontos, todavia, o Correcaminos passou a surpreender, com ótima atuação de Reginald Larry e Trevor Gaskin, a equipe passou o time carioca no placar e abriu vantagem de 13 pontos no meio do terceiro quarto.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre Flamengo (BRA) vs Correcaminos de Colón (PAN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

JP Batista anotou 18 pontos e ainda pegou 9 rebotes na partida (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Momento da partida: Faltando cinco minutos para o final da partida, Marcelinho Machado tornou a acertar duas bolas de 3 pontos e, com uma defesa boa, conteve o Correcaminos Colon, estendendo a vantagem para quatro pontos (76 a 72). Esta vantagem se estendeu até os 18.3 segundos, quando a equipe panamenha passou a acertar mais e, com dois lances livres convertidos, chegou a vantagem mínima contra o Flamengo (83 a 82). Na jogada seguinte Jason Robinson recebeu um passe de Ronald Ramon na cabeça do garrafão e converteu o arremesso da vitória (84 a 83).

Vontade é tudo: Dos 4:41 do terceiro quarto, até os 7:39 do último período, o Flamengo abriu uma série de 21 pontos contra apenas nove dos panamenhos. Eliminou a vantagem de 13 pontos que a equipe do Correcaminos tinha. Muito dessa série aconteceu pela mudança de jogo do time carioca. O técnico José Neto pediu tempo e concentrou todo seu poder ofensivo dentro do garrafão. Nestes minutos JP Batista passou a ser destaque da equipe do Rio de Janeiro e chegou aos dez pontos e nove rebotes.

Foi muito bem: A primeira vantagem que o Flamengo abriu, no começo do jogo, de seis pontos, foi pelo tremendo desempenho que Rafael Mineiro teve. O pivô deixou a quadra com 14 pontos, 10 rebotes e dois tocos.

Dinamizador: O armador Ronald Ramon foi um dos atletas que mudou o ritmo da equipe da Gávea e dominou os panamenhos. Quando a equipe estava perdida, com escolhas ruins nos chutes fora do perímetro, o armador passou a distribuir melhor a bola e atrapalhar o ataque do time adversário. Não a toa, seu crossover no penúltimo lance da partida foi decisivo para chamar a atenção dos atletas do Correcaminos e abrir espaço para o chute de Jason Robinson. No fim da partida, Ronald acumulou sete pontos, dois roubos de bola e oito assistências.

2/27/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre Flamengo (BRA) vs Correcaminos de Colón (PAN) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Ronald Ramon foi parte decisiva no último período e no último lance do Flamengo no jogo (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Números comprovam: O número de perdas de bola mostra o quanto a defesa do Flamengo foi crítica para fazer a equipe terminar com o resultado positivo. O Correcaminos teve 15 posses de bolas perdidas no jogo, enquanto que os cariocas perderam apenas 10. A defesa montada pelo técnico José Neto deu vida novamente aos jogadores da Gávea.

Põe na conta: Com esta vitória o Flamengo está na liderança do Grupo F, com duas vitórias em dois jogos. Já o Correcaminos de Cólon dá adeus à Liga das Américas 2016, pois, com duas derrotas em dois jogos, não há como se classificar para o Final Four.

E agora? A equipe comandada pelo técnico José Neto tem uma difícil tarefa no último jogo pela semifinais desta edição diante do Guaros de Lara, representante da Venezuela que joga diante de sua própria torcida, às 21 horas (horário de Brasília). Já a equipe panamenha disputará seu último duelo na Liga das Américas 2016 diante do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, às 18h45 (horário de Brasília). Estes dois jogos acontecerão em Barquesimeto e serão transmitidos pelo SporTV!