#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Guerrinharenovado

03-07-2019 | 01:46
Por Liga Nacional de Basquete

Técnico com mais vitórias na história do NBB CAIXA, Guerrinha vai para sua 4ª temporada no time mogiano

Guerrinha vai para sua 4ª temporada  como técnico do Mogi (João Pires/LNB)

O técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, seguirá à frente do Mogi das Cruzes Basquete por mais uma temporada. O anúncio da renovação com o treinador por mais um ano foi feito na tarde desta terça-feira (02/07), em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do clube. O nome dele é o primeiro a ser anunciado pela equipe para 2019/2020.

Essa será a quarta temporada de Guerrinha no comando do time mogiano. O renomado treinador acumula dois títulos pela equipe: um Paulista e um Sul-Americano, ambos em 2016, além de dois vice-campeonatos, um no NBB CAIXA e um da Liga das Américas, em 2018. Na atual edição do nacional, sob seu comando, os mogianos ficaram na terceira colocação.

Atualmente, ele é o treinador com o maior número de vitórias em toda a história do NBB CAIXA. São expressivos 223 triunfos em 351 partidas (63,5% de aproveitamento), número superior ao do segundo colocado, que é Gustavo De Conti, do Flamengo, com 203.

“Em 11 edições de NBB passei apenas por duas equipes. Isso mostra que eu gosto de trabalhar o máximo de tempo possível em uma equipe, mesmo que ela modifique, o que faz parte. Fico muito feliz de continuar mais um ano aqui, mantendo uma cidade apaixonada sempre entre as melhores equipes do país e sempre revelando e valorizando jogadores”, destaca o treinador.

 

View this post on Instagram

 

O @coachguerrinha estará à frente da equipe por mais uma temporada! 😁🏀👊🏻 #VaiMogi #semprejuntos

A post shared by Mogi Basquete (@mogibasqueteoficial) on

 

Apesar de a diretoria do Mogi ainda estar negociando com um patrocinador máster para a temporada, Guerrinha ressalta que o trabalho de montagem do elenco está sendo feito e que os nomes devem ser apresentados em breve pela diretoria.

+Vai e Vem: veja as transferências oficiais do mercado do NBB CAIXA

“Vamos passo a passo. Tem todo um plano para ir colocando os novos reforços. Aos poucos a diretoria vai anunciando, cada dia tendo uma surpresa boa. Sei que demorou um pouco. Isso fez parte também desse momento nosso, mas estamos começando um novo ciclo, com novos jogadores, tentando manter alguns, e principalmente trazer outros relevantes para uma temporada que promete ser difícil”, destaca.

O Mogi das Cruzes Basquete tem três competições certas na temporada: a primeira será o Paulista, que começa no final deste mês, além do NBB CAIXA e a Liga das Américas 2019. A estreia do time no Estadual será no dia 01 de agosto, contra a Liga Sorocabana, no Ginásio Hugo Ramos, às 20 horas.

Carreira

Aos 60 anos, Jorge Guerra carrega um currículo de respeito no basquete. Como técnico, além das conquistas pelo Mogi, ele foi bicampeão Paulista (2013 e 2014), campeão da Liga Sul-Americana (2014), da Liga das Américas (2015), vice-campeão da Copa Intercontinental contra o Real Madrid (2015) e vice-campeão do NBB CAIXA 2014/2015 pelo Bauru.

Já como atleta, Guerrinha foi um armador de primeira classe. Nascido em Franca (SP), atuou nas equipes de sua cidade natal em grande parte de sua carreira. Por lá, conquistou nada menos que cinco títulos Brasileiros, cinco Sul-Americanos e mais cinco Estaduais.

Além das passagens por Franca, o ex-armador passou por Monte Líbano (SP) e COC/Ribeirão Preto (SP). Pela Seleção Brasileira, Guerra disputou 235 jogos, com direito a dois Jogos Olímpicos (Seoul 88 e Barcelona 92) e mais dois Mundiais (Espanha 86 e Argentina 90).

Guerrinha foi armador titular do épico ouro no Pan de 87 nos Estados Unidos (Arquivo/CBB)

Mas a glória máxima de Guerrinha como atleta veio no épico Pan de 1987 em Indianápolis. Como titular, foi um dos grandes nomes da histórica conquista do ouro para a Seleção, que venceu os donos da casa Estados Unidos na decisão por 120 a 115 – primeira derrota dos EUA como anfitrião na história.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.