#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Guia dos Offs:CAP x RCB

20-04-2022 | 05:46
Por Liga Nacional de Basquete

Saiba tudo sobre o confronto entre Paulistano e Rio Claro nas oitavas de final

Os playoffs do NBB 2021/2022 estão começando, então para ajudar a aumentar essa expectativa, preparamos um guia especial de mais um grande duelo da pós-temporada: Paulistano e Rio Claro.

Paulistano e Rio Claro protagonizaram dois grandes embates durante o NBB 21/22 (Willian Oliveira/FotoAtleta)

Assim como diversos outros confrontos nesses playoffs, Paulistano e Rio Claro protagonizaram grandes confrontos previamente na temporada regular. Nas duas partidas, a equipe que jogou em casa conseguiu a vitória, inclusive por placares extremamente parecidos: 85 a 79 para o Rio Claro no primeiro jogo e 86 a 78 para o Paulistano no segundo.

Paulistano

No confronto que terminou com vitória do Paulistano, o segundo da temporada regular, a equipe  alvirrubro conseguiu a vitória principalmente pela sua forte eficiência nos arremessos, seja lance livre, bolas do perímetro ou arremessos de quadra. Os paulistanos conseguiram a melhor campanha da primeira fase do NBB, portanto, vão jogar a segunda partida em casa (e se necessário, a terceira também).

Defesa pesada

A principal característica do Paulistano tem sido o seu forte esquema de defesa, atrelado a uma boa eficiência de arremessos, principalmente quando falamos de pontos essenciais, como lances livres, fazendo o alvirrubro se encontrar na sétima colocação de melhores ataques. Um ponto que prova a forte defesa do Paulistano é o índice de roubo de bolas (quase oito por jogo), além de ser um dos clubes que costuma cometer bastante faltas, provando a intensidade defensiva da equipe.

Principais destaques da equipe: 

Cauê Borges – 15,4 pontos, 4,1 rebotes e 2,1 assistências por jogo
Fuzaro – 11,4 pontos, 3,6 rebotes e 2,8 assistências por jogo
Felipe Ruivo – 10,3 pontos, 2,4 rebotes e 3,7 assistências por jogo

Cauê Borges, principal destaque do Paulistano durante a fase regular do NBB (Willian Pereira/FotoAtleta)

Rio Claro

A equipe do interior chega nos playoffs da competição após uma grande arrancada nas últimas rodadas da fase regular, com grandes vitórias principalmente dentro de casa. A primeira partida dentro do seu ginásio será essencial para a continuação do time dentro das oitavas de final.

Destaques individuais

O trabalho coletivo dos comandados de Fernando Penna realmente tem sido essencial para a equipe do interior, mas também fica claro que quando um jogador assume a responsabilidade e faz um jogo fora da curva, o objetivo fica muito mais fácil de ser alcançado. Betinho e Jamaal, com suas diversas bolas de três pontos, tem assumido uma responsabilidade muito grande em momentos decisivos do jogo. Anderson Rodrigues, Diego Conceição e Douglas Nunes são as forças essências no garrafão da equipe e que também tem salvado em momentos decisivos.

Principais destaques da equipe: 

Betinho – 14,7 pontos, 3,7 rebotes e 3,4 assistências por jogos
Anderson Rodrigues – 10,1 pontos e 5,3 rebotes por jogo
Jamaal – 13,7 pontos, 2,1 rebotes e 3,1 assistências por jogo

Betinho, cestinha do Rio Claro e um dos jogadores mais experientes do elenco (Willian Pereira/FotoAtleta)

(7º) Paulistano x Rio Claro (10º)

Jogo 1: 20/04 (quarta-feira) – 19h – Rio Claro x Paulistano (Youtube)
Jogo 2: 23/04 (sábado) – 19h – Paulistano x Rio Claro (Youtube)
Jogo 3*: 25/04 (segunda-feira) – A definir – Paulistano x Rio Claro (Youtube)
*Se necessário

– Vencedor enfrentará o Flamengo nas quartas de final

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.