#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GUIA DAS SEMIS:FLA X MIN

11-05-2022 | 12:11
Por Liga Nacional de Basquete

Velhos conhecidos, Flamengo e 123 Minas duelarão pela 5ª vez na temporada; decisão agora é pela vaga na final do NBB 2021/2022

Os Playoffs do NBB 2021/2022 estão chegando em sua reta final. Das 12 equipes classificadas, restam apenas quatro em busca do título da elite do basquete brasileiro – Sesi Franca, Flamengo, 123 Minas e São Paulo. Os quatro melhores colocados da tabela de classificação do NBB justificaram a temporada regular consistente que fizeram e chegam à penúltima etapa da pós temporada com sede pelo troféu. Flamengo e 123 Minas protagonizarão uma das semifinais do campeonato, duelo que o fã de basquete pode criar boas expectativas, devido ao alto nível apresentado pelos dois times durante a temporada.

O tempero do duelo é quente, visto que os dois times já se enfrentaram quatro vezes em atual temporada. O primeiro encontro foi no 1º turno do NBB, embate no qual o Flamengo venceu com certa vantagem no Maracanãzinho: 99 x 63 para os cariocas. Na metade da temporada, Flamengo e 123 Minas se reencontraram em duelo mata-mata no Rio de Janeiro, valendo vaga na final da Copa Super 8 SKY. Os minastenistas, após 3º quarto memorável, garantiram a classificação em vitória por 71 x 63 e, posteriormente, sagraram-se campeões do torneio de tiro curto.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


Em fevereiro deste ano, um confronto válido pelo 2º turno do NBB 2021/2022 foi disputado na Arena UniBH, em Belo Horizonte. A tônica do equilíbrio se repetiu, assim como o último resultado. O 123 Minas superou o rubro-negro carioca em mais um duelo recheado de emoções: 88 x 79. 

Por fim, em Abril, o último embate entre cariocas e mineiros, dessa vez valendo vaga na semifinal da Basketball Champions League das Américas (BCLA), na Arena Carioca 1 (RJ). Em partida decidida nos segundos finais, o 123 Minas garantiu o triunfo por 85 x 83 e foi ao Final Four da BCLA – o time de Belo Horizonte ficou na 3ª colocação da competição internacional. Com essa vitória, o Minas se vê com retrospecto positivo diante do Flamengo nesta temporada, pois saiu vencedor em três de quatro oportunidades.

Flamengo

Na 2ª colocação do NBB 2021/2022 com 26 vitórias em 32 jogos, o Flamengo se destacou em diversas estatísticas entre os 17 times do campeonato durante a temporada regular. Além do 2º melhor ataque (88,7 pontos por jogo), o rubro-negro é o líder entre as equipes mais assistentes (20,1 assistências por jogo), mais reboteiras (42,3 rebotes por jogo) e mais perigosas no perímetro (13,3 arremessos de três certos por jogo), números que mostram uma equipe de intensidade e coletividade altas.

Ritmo forte do começo ao fim: característica do elenco de Gustavo de Conti (Bruno Lorenzo/LNB)

Nos Playoffs, o rubro-negro carioca estreou nas quartas de final e fechou a série ”melhor de cinco jogos” contra o Paulistano com três vitórias consecutivas. O ataque flamenguista teve média de 80,3 pontos por partida e é a equipe que mais acerta arremessos de três na pós-temporada do NBB com 12,7 acertos por partida, enquanto o sistema defensivo sofreu apenas 69,6 pontos em média na série contra a equipe de São Paulo.

Principais destaques da equipe na temporada regular:

Yago Mateus – 12.9 pontos, 6.4 assistências e 17.2 de eficiência por jogo

Olivinha – 9.6 pontos, 6.1 rebotes, 12.0 de eficiência por jogo

Túlio da Silva – 8.9 pontos, 4.5 rebotes, 10.1 de eficiência por jogo

Dar Tucker – 9.6 pontos, 3.9 rebotes, 8.7 de eficiência por jogo

O técnico Gustavo de Conti têm como característica uma rotação alta do elenco, portanto, existem outros nomes importantes para o técnico do Flamengo na temporada, como o armador Franco Balbi (#KingOfTheGame da segunda partida das quartas de final), os alas Rafael Mineiro, Luke Martínez e Brandon Robinson, os pivôs Faverani e JP Batista (#KingOfTheGame da terceira partida da série vs Paulistano),  bem como a juventude de Rafael Rachel. 

123 Minas

3ª melhor campanha do campeonato, título da Copa Super 8 SKY e 3º lugar da BCLA (Basketball Champions League das Américas). A temporada do 123 Minas tem saldo positivo e os minastenistas chegam para os Playoffs com moral e em busca de mais um título inédito em 2021/2022.

O lado ofensivo (e eficiente) da equipe chama a atenção, visto que os mineiros detém o posto de 3º melhor ataque da competição (84,04 pontos por jogo) e de 3º time com maior eficiência (97,9 em média por partida) – o elenco liderado pelo técnico Léo Costa também se destaca nos arremessos do perímetro, com 10,3 bolas de três certas por partida, 4ª melhor marca do campeonato.

Principais destaques da equipe na temporada regular:

Shaq Johnson – 15.7 pontos, 4.0 rebotes e 16.9 de eficiência por jogo

Gui Deodato – 13.6 pontos, 5.3 rebotes e 14.9 de eficiência por jogo

Alexey – 13.1 pontos, 5.9 assistências e 17.5 de eficiência por jogo

Tavario Miller – 11 pontos, 7.1 rebotes e 15.5 de eficiência por jogo

Inscrito no draft da NBA e brilhando nos Playoffs: Gui Santos é nome importante no 123 Minas (Reprodução/BCLA)

Nos Playoffs, os mineiros chegam às semifinais após derrotar a Unifacisa por três jogos a um nas quartas de final. O 123 Minas chegou a protagonizar uma virada de 19 pontos no quarto decisivo do jogo 3, e fechou a série no último domingo (10). O ataque minastenista somou 82,0 pontos em média por jogo, enquanto a defesa sofreu 76 pontos em média nas quatro partidas disputadas. Além disso, quando o assunto são os rebotes, o Minas se destaca neste quesito na pós-temporada do NBB, figurando na 2ª colocação do ranking (40,0 rebotes por partida).

Programação: datas, horários e transmissões

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)



O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.