#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GUIA DOS OFFS:FLA x CAP

28-04-2022 | 07:24
Por Liga Nacional de Basquete

Após três jogos decididos nos minutos finais durante a temporada, Flamengo e Paulistano prometem duelo de alto nível pelas quartas de final do NBB

Flamengo e Paulistano voltarão a se encontrar na pós temporada do NBB. Após disputarem a vaga nas Finais da temporada passada (2020/2021), as duas equipes agora duelarão pelas quartas de final do NBB 2021/2022 em uma série de melhor de cinco jogos. O primeiro jogo será na casa do Flamengo, equipe melhor classificada, enquanto os jogos 2 e 3 serão com mando do Paulistano. Se necessários, os jogos 4 e 5 serão realizados com mando dos cariocas.

Placares acirrados: tivemos emoção até o último lance em todos os embates entre Flamengo x Paulistano (João Pires/LNB)

Durante a temporada, a diferença no placar final dos três duelos entre Flamengo e Paulistano nunca foi maior que seis pontos de diferença. Na 7ª rodada do NBB 2021/2022, o primeiro encontro: vitória por 87 x 81 do Paulistano no Ginásio Antônio Prado Jr, contra um Flamengo que vinha de uma longa série invicta. O reencontro viria nas quartas de final da Copa Super 8 SKY, quando o rubro-negro carioca se classificou para as semifinais do torneio de tiro curto com vitória por 71 x 68 no Ginásio do Maracanãzinho.

Posteriormente, Flamengo x Paulistano ainda protagonizaram a partida de abertura do Jogo das Estrelas 2022, realizado na Arena Carioca 1 (Rio de Janeiro). O equilíbrio reinou novamente e, nos instantes finais, o Flamengo venceu por 73 x 70. Com isso, a expectativa é que a disputa pelas semifinais do NBB será acirrada.

Flamengo

Na 2ª colocação do NBB 2021/2022 com 26 vitórias em 32 jogos, o Flamengo se destaca em diversas estatísticas entre os 17 times do campeonato. Além do 2º melhor ataque (88,7 pontos por jogo), o rubro-negro é o líder entre as equipes mais assistentes (20,1 assistências por jogo), mais reboteiras (42,3 rebotes por jogo) e mais perigosas no perímetro (13,3 arremessos de três certos por jogo), números que mostram uma equipe de intensidade e coletividade altas.

Quartas de final da Copa Super 8 SKY, quartas de final dos Playoffs: uma série de velhos conhecidos (João Pires/LNB)

Principais destaques da equipe :

Yago Mateus
– 12.9 pontos, 6.4 assistências e 17.2 de eficiência por jogo
Olivinha – 9.6 pontos, 6.1 rebotes, 12.0 de eficiência por jogo
Túlio da Silva – 8.9 pontos, 4.5 rebotes, 10.1 de eficiência por jogo
Dar Tucker – 9.6 pontos, 3.9 rebotes, 8.7 de eficiência por jogo

O técnico Gustavo de Conti têm como característica uma rotação alta do elenco, portanto, existem outros nomes importantes para o técnico do Flamengo na temporada, como o armador Franco Balbi, os alas Rafael Mineiro e Luke Martínez, os pivôs Faverani e JP Batista, bem como a juventude de Rafael Rachel.

Curiosamente, Gustavo de Conti e Yago Mateus, dois nomes de relevância no Flamengo, já vestiram a camisa do Paulistano no início de suas carreiras no basquete nacional, o que apimenta ainda mais a série.

Paulistano

O Paulistano chega às quartas de final após derrotar o Rio Claro por 2-1 nas oitavas dos Playoffs. Com 17 vitórias em 32 jogos na temporada regular, o alvirrubro foi o 7º colocado do NBB 2021/2022. Um dos principals pontos do Paulistano na temporada é a forte intensidade defensiva proposta pelo técnico Demétrius – quando o assunto são os roubos de bola, a equipe paulista figura no 6º lugar do ranking geral do campeonato, com 7,1 roubos por partida. Atrelando isso ao bom aproveitamento nos arremessos, principalmente nos pontos essenciais (como os lances livres), o time paulistano se mostrou um adversário difícil de ser batido durante a temporada.

Equilíbrio: palavra que pode definir a série entre Paulistano e Flamengo (João Pires/LNB)

Principais destaques da equipe: 

Cauê Borges – 15,4 pontos, 4,1 rebotes e 2,1 assistências por jogo
Fuzaro – 11,4 pontos, 3,6 rebotes e 2,8 assistências por jogo
Felipe Ruivo – 10,3 pontos, 2,4 rebotes e 3,7 assistências por jogo

Além dos nomes citados, a mescla de experiência com juventude no elenco paulistano chama a atenção. O ala Anderson, o ala/pivô Lucas Dória e os pivôs André (#KingOfTheGame do jogo decisivo da série vs Rio Claro) e Brunão são jovens importantes na rotação do time.

2º) Flamengo x Paulistano (7º)

Jogo 1: 28/04 (quinta-feira) – 21h – Flamengo x Paulistano (Youtube)
Jogo 2: 01/05 (domingo) – 11h – Paulistano x Flamengo (Youtube)
Jogo 3: 03/05 (terça-feira) – 21h – Paulistano x Flamengo (ESPN)
Se necessários, os cronogramas dos jogos 4 e 5 serão divulgados posteriormente

*Vencedor enfrentará o classificado de 123 Minas x Unifacisa nas semifinais – confira o guia da série

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.