#JOGAJUNTO

NBB

Guia das Semis: FRA x SAO

10-05-2022 | 11:19
Por Liga Nacional de Basquete

Com diversas histórias envolvidas, Sesi Franca e São Paulo prometem um grande duelo pela semifinal do NBB

A partir desta quarta-feira (11), Sesi Franca e São Paulo disputam uma das mais esperadas semifinais do NBB. Afinal, o que não falta dentro deste confronto são enredos e contextos que enriquecem ainda mais esse grande duelo. Nas últimas temporadas, as duas equipes têm figurado em grandes disputas e decisões, e mais recentemente protagonizaram um grande duelo na final do Campeonato Paulista de Basquete, que terminou com a equipe paulistana campeã.

Lucas Mariano e Marquinhos, dois dos principais destaques das equipes durante esse campeonato (Marcos Limonti/SFB)

Além disso, os personagens desse duelo trazem um ar especial de rivalidade, já que o os francanos contam com Georginho e Lucas Mariano, dois ex-jogadores do São Paulo, que por lá conquistaram os dois últimos prêmios de King Of The Season do NBB, enquanto o tricolor possui em seu elenco o armador Elinho, que pelo Franca foi campeão da Copa Super 8 SKY em 2018 e do Campeonato Paulista, por três vezes consecutivas.

Sesi Franca

Em sua série de quartas de final, o Franca enfrentou a jovem e aguerrida equipe pinheirense, que foi vencida em três jogos. No primeiro jogo, os francanos abriram uma boa vantagem no segundo tempo com o auxílio da sua forte torcida dentro do Pedrocão, enquanto nos dois jogos fora de casa quem equilibrou bem a defesa e o basquete, para fechar a série.

“O pinheiros é muito rápido, tem uma marcação pressão muito forte, deu mais trabalho do que muitos esperavam. Conseguimos melhorar a cada jogo, sempre fazendo pequenos ajustes e entrando com energia nos jogos”, comentou Lucas Dias.

David Jackson, um dos principais estrangeiros do basquete brasileiro (Marcos Limonti/SFB)

Agora, para a semifinal, sem dúvidas nenhuma, a principal arma do Sesi Franca é o forte elenco de sua equipe. O quinteto inicial conta com Georginho de Paula, Lucas Mariano e David Jackson, três jogadores que já conquistaram o prêmio de King Of The Season, Lucas Dias, um ala/pivô especialista em chutes de longas distâncias, conhecido também pelo seu poder de decisão, e Jhonatan Luz, um dos melhores 3&Ds (jogadores especialistas em defesa e bolas de três) do NBB. No banco, Santiago Scala, um ala/armador conhecido como “Sniper Argentino”, cujo estilo de jogo já é muito bem explicado pela sua alcunha, além de diversos outros jogadores de sua forte base, como Adyel e Marcio, dois dos principais prospectos do basquete brasileiro.

“Vamos trabalhar muito, estudar bastante o adversário, fazer o máximo para termos a mesma atuação durante as semifinais. Teremos um tempo pra descansar até o jogo, isso vai ser muito importante, o São Paulo é uma equipe muito forte, tem um ótimo elenco, vai ser um jogo bom”, afirmou Lucas Dias.

Principais destaques da equipe:

Lucas Mariano – 19.6 pontos, 6.0 assistências e 18.0 de eficiência por jogo
Georginho – 16.3 pontos, 8.9 rebotes, 5.7 assistências e 23.8 de eficiência por jogo
Lucas Dias – 15.9 pontos,  5.5 rebotes e 16.0 de eficiência por jogo
David Jackson – 15.8 pontos, 4.0 rebotes e 3.1 assistências por jogo

São Paulo

O tricolor confirmou a sua classificação para a final do NBB após vencer a clássica equipe bauruense em uma série de apenas três jogos. Com um jogo voltado para a defesa, o São Paulo limitou o seu adversário a apenas 66 pontos de média durante a série, abusou das bolas de três pontos e do jogo coletivo, com diversas jogadas de impacto e highlights.

“Foram jogos bons! Mesmo na frente, o Bauru lutou até o final, sempre veio muito forte nos jogos, mas quando abrimos, conseguimos segurar o placar. Melhoramos muito nesse quesito!”, afirmou Bruno Caboclo, ala/pivô do São Paulo.

Marquinhos, Caboclo e Tyrone, os principais cestinhas do São Paulo no NBB (Marcos Limonti/SFB)

A experiência do forte elenco tricolor (média de idade de 29 anos), sem dúvidas nenhuma tem sido uma das suas armas mais essenciais. Marquinhos, um dos principais lideres do São Paulo, possui larga experiência nos Playoffs do NBB, sendo um dos maiores vencedores com seis títulos do torneio, além de Elinho, campeão do NBB pelo Paulistano em 2017/18, Tyrone e Bennett, com larga experiência em solo brasileiro, se firmando a cada ano com dois dos principais estrangeiros do país, e a estrela Bruno Caboclo, que conta com rodagem na NBA e mais recentemente recebeu um MVP da BCLA.

“Para o jogo contra Franca, vamos chegar mais fortes ainda. É uma equipe muito boa também, então precisamos ir forte, dar o nosso melhor”, disse Caboclo. “Podemos chegar até a final, mas vai depender de um jogo de cada vez. Esse primeiro passo vai ser muito importante, vamos batalhar muito para isso!”, afirmou o ala/pivô.

Principais destaques da equipe:

Bruno Caboclo – 16.9 pontos, 8.3 assistências e 19.9 de eficiência por jogo
Marquinhos – 18.0 pontos, 5.5 rebotes, 3.0 assistências e 18.5 de eficiência por jogo
Elinho – 6.7 pontos,  6.3 assistências e 12.8 de eficiência por jogo
Tyrone – 15.0 pontos, 5.6 rebotes e 17.4 de eficiência por jogo

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)


O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor