#JOGAJUNTO

Copa Super 8

COPA SUPER 8:BAURU XFortaleza BC

13-01-2021 | 07:33
Por Liga Nacional de Basquete

Defesas fortes, confronto recente, duelo histórico e mais: os elementos de Bauru x Fortaleza BC na Copa Super 8

O sábado da Copa Super 8 começará com um confronto de peso. Bauru e Fortaleza Basquete Cearense se enfrentam às 13h na tela do DAZN. Enquanto o Dragão procura elevar o nível do seu basquete no torneio de mata-mata, o Leão entra motivado para fazer bonito na sua primeira participação na competição.

Em busca da evolução

Último time a ter a invencibilidade quebrada no NBB 2020/2021, Bauru terminou o primeiro turno em terceiro colocado, com 11 vitórias e quatro derrotas. Após o forte começo, a equipe não conseguiu manter o ritmo e deixou a impressão de que poderia render mais, pelo grande potencial do elenco, com diversos jogadores de prestígio no cenário nacional.

“O saldo do nosso primeiro turno foi positivo, mas a gente oscilou bastante. Tivemos alguns tropeços, mas conseguimos nos recuperar e cumprir nossa meta de estar entre os seis primeiros. Sofremos com contusões e a chegada do Zach gerou um pouco de falta de consistência para o time, por conta da adaptação”, analisou o técnico Léo Figueiró.

Com 16,0 pontos por jogo, Zach Graham é o cestinha de Bauru na temporada (Wilian Oliveira/LNB)

“O nosso primeiro turno foi razoável. A campanha até que foi boa, mas poderia ter sido melhor. A gente sabe que tem tudo para melhorar e crescer. Nesse Super 8 a gente precisa mudar a atitude. Temos que voltar a jogar bem, com alegria, porque quando isso acontece a nossa defesa é muito forte e consequentemente o ataque flui normal”, afirmou Alex.

+ Estrelas em quadra, jogão no primeiro turno, duelo no garrafão e mais: os elementos de Minas x Mogi na Copa Super 8

Carcalaion voando

A parceria entre Basquete Cearense e Fortaleza EC já trouxe seu primeiro resultado concreto: a classificação da equipe para a Copa Super 8 pela primeira vez em sua história. O “Carcalaion” garantiu vaga na competição ao assegurar o sexto lugar do NBB 2020/2021, com nove vitórias e seis derrotas.

O Fortaleza BC tem a terceira melhor defesa do NBB, com 74,8 pontos sofridos por jogo (Wilian Oliveira/FotoAtleta)

“Só de estarmos no Super 8 pela primeira vez, que é inédito para o Fortaleza Basquete Cearense, já é um lado positivo. A gente projetou para essa equipe que o coletivo seria o mais importante dentro do jogo e dos nosso relacionamentos. Jogamos em cima de uma coletividade e com diversas opções, seja no um contra um ou no dois contra dois, com o time espaçado. Temos uma defesa muito aguerrida, com poucos pontos vulneráveis”, disse o técnico Alberto Bial.

Liderados por Holloway, segundo em pontos (23,3) e eficiência (23,5) de todo o NBB, o Fortaleza BC fechou o primeiro turno em grande fase. Foram duas grandes vitórias em três partidas: contra o São Paulo, por 92 a 85, e contra o próprio Bauru, por 71 a 60.

+ Relação próxima, histórico, MVP em quadra e duelo individual: os elementos de São Paulo x Paulistano pela Copa Super 8

Confronto recente

Bauru e Fortaleza BC já se enfrentaram em 2021 e quem levou a melhor foram os cearenses. Liderados por Rashaun, cestinha com 24 pontos e seis rebotes, o tricolor ganhou por 71 a 60.

“Acredito que será um jogo de grande equilíbrio. As duas equipes tem um desejo maior na competição. A gente sabe que vem um leão ferido do lado de lá, porque na última partida contra eles nós saímos vencedores. Mas isso não quer dizer que temos alguma vantagem. Pelo contrário, o time de Bauru é muito forte com diversos jogadores de muita qualidade. Mas a gente não se amedronta”, ressaltou Bial.

“Contra o Fortaleza, a nossa defesa tem que falar alto. O ritmo de jogo tem que ser nosso, respeitando muito a equipe deles, que nos venceu no primeiro turno. É um time que tem valores individuais que podem fazer a diferença nesse confronto de jogo único, então a defesa é essencial”, afirmou Léo Figueiró.

+ Rivalidade acirrada, histórico e jogadores de peso: os elementos de Flamengo x Franca pelo Super 8 

Duelo com história

Jogo eliminatório com Alex e Holloway? Quem acompanha o NBB há mais tempo já viu essa história antes. Na temporada de 2016/2017, os dois craques se enfrentaram em uma série de Playoffs memorável, entre Bauru e Pinheiros, pelas semifinais. O time da capital paulista abriu uma vantagem de 2 a 0, com direito a 32 pontos de Holloway no Jogo 1, e o Dragão empatou a série e ganhou o Jogo 5. Essa virada só foi possível por conta de uma defesa extremamente dedicada de Alex e do time bauruense em cima do norte-americano, que foi eleito o King Of The Season daquela temporada.

“O Holloway é o jogador que puxa a pontuação do Fortaleza. Ele lidera o time. É um jogador bastante leve e rápido, que também tem uma finalização muito boa”, analisou Alex.

Um dos melhores pontuadores contra um dos melhores defensores do NBB: esse é o duelo entre Holloway e Alex (Daniel Vorley/ECP)

No primeiro turno, o “Brabo” terminou a partida contra o Fortaleza BC com 16 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Já Holloway anotou um duplo-duplo: 17 pontos e 12 rebotes, além quatro assistências.

“Já conheço o Alex há mais ou menos sete anos. Sempre que eu o enfrento, ele defende muito forte. Foi o Defensor do Ano na maioria das temporadas que eu joguei no NBB. Fico feliz de competir com ele em um nível tão alto. É um cara forte que joga com o coração”, disse o cestinha do Fortaleza BC.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.