#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Guia do Super 8: Flamengo x Bauru

18-01-2021 | 08:53
Por Liga Nacional de Basquete

Acostumados a se encontrarem em decisões, Flamengo e Bauru disputam semifinal da Copa Super 8; saiba mais sobre o confronto

Protagonistas das Finais do NBB 2014/2015 e 2015,/2016, Flamengo e Bauru escrevem mais uma capítulo da histórica rivalidade nesta terça-feira (19/01). A partida que definirá um dos finalistas da terceira edição da Copa Super 8 será transmitida pelo DAZN e TV FLA, a partir das 17h.

+ Energia x vitalidade: como Flamengo e Bauru se preparam para a semifinal da Copa Super 8 apostando em seus trunfos

Começou forte

Campeão da primeira edição da Copa Super 8, o Flamengo iniciou o torneio comprovando todo o seu favoritismo na busca pelo bicampeonato. No jogo mais equilibrado das quartas de final, o Rubro-Negro bateu o Sesi Franca por 90 a 79, liderado pelos 19 pontos do cestinha Chuzito González.

“Conseguimos fazer um bom jogo e permanecemos focados durante os 40 minutos. No último quarto, a gente conseguiu abrir uma diferença boa que nos deu mais tranquilidade para fechar a partida. Essa classificação é super importante para a gente continuar o nosso trabalho. A confiança da equipe cresce nesses momentos, então sem dúvidas estamos bastante motivados para essa semifinal”, declarou Olivinha, que registrou um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes na partida.

O “Deus da Raça” do FlaBasquete anotou um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes contra Franca (João Pires/LNB)

Essa motivação, citada por Olivinha, terá que ser canalizada em disciplina tática na semifinal contra Bauru, segundo Gustavo De Conti.

“O time de Bauru é muito experiente, tem jogadores versáteis tanto na defesa, quanto no ataque. É uma equipe muita atlética e com jogadores acostumados com momentos de decisão. Temos que ser muito inteligentes taticamente para explorar as possíveis vantagens que eles podem oferecer no ataque e na defesa, pois eles são muito organizados taticamente”, analisou.

Pra dar moral

Classificado em terceiro lugar no primeiro turno do NBB, o Bauru fez bonito nas quartas de final do Super 8. O Dragão controlou o Fortaleza BC como uma defesa forte e venceu a partida por 69 a 61.

“Foi uma tarde muito feliz. A volta do Alexey foi essencial para a partida. Ele está de parabéns, pela energia que ele voltou após uma lesão que não é tão simples. E o time teve uma postura muito boa. A gente perdeu para o Fortaleza BC no NBB e hoje a gente botou a nossa cara, jogou com energia, e defensivamente a gente cumpriu nosso papel”, disse Gui Deodato, cestinha do jogo com 20 pontos.

Dominante no garrafão, Tyrone terminou a partida contra o Fortaleza BC com 17 pontos e 15 rebotes (João Pires/LNB)

Agora, nas semifinais, Bauru enfrentará um time com uma classificação acima da sua, que já o derrotou no primeiro turno, por 90 a 73. Mas o técnico Léo Figueiró tem claro o que é preciso ser feito para jogar de igual para igual com o Flamengo.

“O Flamengo é uma equipe muito robusta, com um elenco recheado de qualidade, muito bem treinado pelo Gustavo. A proposta deles é bem clara, de ter um volume muito alto nas bolas de três. Eles tentam abrir a quadra o máximo possível e imprimir um ritmo forte. A nossa chave é diminuir esse volume dos chutes e ter o ritmo da partida. Temos que trazê-los para jogar no nosso ritmo e não no ritmo deles, que eles estão muito acostumados e à vontade”, afirmou.

Confronto de ídolos

O confronto entre Bauru e Flamengo também é marcado por uma grande quantidade de de jogadores de Seleção Brasileira. Larry Taylor, Yago, Alexey, Jhonatan Luz, Gui Deodato, Mineiro, Olivinha, Dikembe, Hettsheimeir e Léo Demétrio estão na lista. Alguns deles já deixaram seu legado vestindo verde amarelo, outros, ainda vão vestir essas cores por muito tempo. Mas não é difícil afirmar que entre todas as estrelas que estarão em quadra, duas delas tem um brilho diferente quando o assunto é seleção.

Marquinhos e Alex se enfrentam no NBB desde a primeira edição do campeonato, em 2008 (João Pires/LNB)

Dois dos maiores jogadores da história do NBB, Alex e Marquinhos estão acostumados a travar grandes duelos por seus clubes, e fazer grandes partidas lado a lado representando o Brasil.

“O Alex é um dos grandes da história do NBB. Vejo sempre com bons olhos jogar contra um cara tão competitivo. Isso é mais um motivo para eu me preparar, dar meu melhor amanhã, para o Flamengo sair vitorioso. Claro que o Alex é um grande defensor, mas ele tem outras qualidades também, no ataque. Tem um bom corte, um bom arremesso. É um jogador completo, que consegue fazer diferentes coisas no jogo. Nessa temporada em Bauru até na posição 4 ele está jogando. Vai ser um grande duelo”, assegurou o três vezes King Of The Season do NBB.

Alex e Marquinhos são os maiores vencedores do prêmio de Melhor Ala (João Pires/LNB)

“O Marquinhos tem um aproveitamento muito bom nos arremessos, mas se a nossa defesa funcionar, a gente vai colocar o time do Flamengo em dificuldade, podendo chegar no final do jogo na frente e conseguir a vitória”, declarou o maior vencedor do prêmio de Defensor do Ano do NBB, com nove troféus.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.