#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Apresentaçãooficial

28-09-2021 | 04:42
Por Liga Nacional de Basquete

Gustavo De Conti dividirá comando do Brasil com liderança do Flamengo no NBB

Gustavo De Conti, treinador do Flamengo e agora da Seleção Brasileira, foi apresentado oficialmente em coletiva de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como o novo técnico do Brasil no próximo ciclo olímpico (Paris 2024).

“Desde que me entendo por gente, tive o sonho de chegar aqui. Comecei em 1987 e todos sabem o que aconteceu no basquete brasileiro nesse ano. Sempre fui muito incentivado pelo meu pai, que não está mais aqui, e me apoiou muito. Minha mãe, que liga a TV e escolhe um time para torcer. Que ama o esporte. Esteve comigo. E o privilégio de encontrar e casar com uma pessoa que adora esporte, ama basquete, minhas filhas, que estão sempre juntas”, disse Gustavo De Conti.

Gustavo De Conti, ao lado da esposa e filhas, foi apresentado oficialmente como técnico da Seleção Brasileira (Diego Maranhão/CBB)

O treinador assume o posto deixado por Aleksandar Petrovic, que comandou a Seleção Brasileira de 2017 a 2020, encerrando sua participação na disputa do Pré-Olímpico em Split, na Croácia – na ocasião, o Brasil perdeu para a Alemanha na final e ficou fora das Olímpiadas de Tóquio.

Logo de cara, De Conti terá um importante desafio com o início das Eliminatórias para o Mundial de 2023, competição que dá vaga para as Olimpíadas de Paris e que terá como países sedes Japão, Filipinas e Indonésia. Os dois primeiros jogos do Brasil nas eliminatórias serão no Chile, contra os donos da casa, nos dias 26 e 27 de novembro.

Com vasto currículo no basquete brasileiro, Gustavo De Conti tem empilhado conquistas nos últimos anos, especialmente com as cores do Flamengo, onde é o treinador principal da equipe desde a temporada 2018/2019 do NBB. Por lá, De Conti já conquistou dois NBB’s (2018/2019 e 2020/2021), duas Copas Super 8 (2018 e 2021), três Campeonatos Cariocas (2018, 2019 e 2020) e uma Basketball Champions League Américas (2020/2021).

Gustavo de Conti foi o campeão do NBB 2020/2021 com o Flamengo (João Pires/LNB)

O fato de também estar no comando do técnico do Flamengo ao mesmo tempo em que assume essa nova responsabilidade frente à Seleção é um ponto positivo segundo De Conti. Dessa forma ele poderá acompanhar o desenvolvimento de grandes nomes do basquete brasileiro que atuam nas competições organizadas pela LNB (NBB e Copa Super 8), bem como em competições internacionais, como a BCLA.

Além disso, o treinador também conta com dois nomes de peso como auxiliares técnicos para lhe ajudar nessa função: Helinho Garcia, do Sesi Franca Basquete, e Tiago Splitter, auxiliar técnico do Brooklyn Nets.

“Tenho o benéfico de estar no Brasil diariamente, então posso acompanhar os jogadores diariamente, ver os atletas, mas conto também com um dos meus auxiliares. O Helinho, que tem feito um grande trabalho em Franca e tem lá jogadores que serão importantes para a Seleção, é um exemplo disso. No exterior, temos jogadores em vários países, atletas também importantes. E teremos nos EUA o Tiago Splitter observando os jogadores por lá, se encontrando com eles. Esse mapeamento, essa observação, inclusive com técnicos como o Paulão Prestes, que está no Bayern, da Alemanha, será importante na nossa rede de observação. Teremos uma rede de pessoas trabalhando junto para ajudar a Seleção”, afirmou.